Cidadeverde.com

18 erros que você pode cometer ao preparar seus alimentos

Imprimir

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas até mesmo as pessoas mais experientes na cozinha não estão livres de cometerem certos erros na hora de preparar seus alimentos, lavar a louça ou organizar os alimentos na geladeira.

Nem sempre pia limpa e comida dentro da geladeira são sinônimos de que está tudo em ordem com a comida que vai à mesa da família! Isso porque, micro-organismos – como fungos e bactérias – são vilões que se escondem em embalagens, utensílios e se proliferam nos alimentos quando estes são manuseados, preparados e guardados de maneira incorreta.

Resumindo: tais micro-organismos representam perigo à saúde humana, por isso, todo cuidado com o preparo/consumo de alimentos e com a cozinha em geral é fundamental!

Pensando nisso, abaixo você confere uma lista com alguns erros perigosos que pode estar cometendo ao preparar seus alimentos (e cuidar da cozinha em geral), bem como orientações de como evitá-los. Vale a pena se atentar!

1. Não lavar a esponja de cozinha

A esponja de cozinha está em contato direto com os germes e bactérias contidos na pia. Por isso é fundamental que ela seja higienizada.

Para isso, após utilizar a esponja, remova qualquer resto de comida que ficou presa. Além de alimento, vale destacar, as bactérias adoram a umidade, por isso, você deve torcer a esponja para que grande parte da água seja dispensada.

Outra boa alternativa é colocar a esponja por cerca de 15 minutos em uma mistura de 1 colher (sopa) de água sanitária em 1 litro de água.

Por fim, não adianta querer usar a mesma esponja por muito tempo. De forma geral, é recomendável fazer a troca dentro de uma ou, no máximo, duas semanas, dependendo da frequência de uso.

2. Deixar pano secando sobre a pia

Você tem o hábito de enxugar a pia com um pano e depois deixá-lo secando sobre ela por um bom tempo?! Este é mais um erro que pode ter consequências perigosas na cozinha, já que as bactérias adoram umidade.

A orientação é lavar o pano logo após o uso e deixá-lo secar longe da pia.

3. Ter um lixinho em cima da pia

Este é um hábito comum em muitas casas, mas é também um grande erro. Isso porque o lixo naturalmente atrai micro-organismos (que, estando na pia, contaminarão mais facilmente a louça e os alimentos).

A solução é colocar o lixo no chão e trocar o saco diariamente. Para desinfetar as lixeiras de plástico uma boa dica é usar água sanitária ou lisoforme. Se a lixeira for de ferro, deve-se usar somente a água sanitária.

4. Não lavar as mãos antes e durante o preparo dos alimentos

Este é um erro que parece “simples”, porém, é muito perigoso na cozinha.

O correto é lavar as mãos sempre que for fazer algo na cozinha, como, por exemplo: pegar algum alimento dentro da geladeira, na hora que for iniciar o preparo de algum prato etc. E estar sempre lavando as mãos novamente, conforme for mexer em um outro alimento e/ou utensílio durante o preparo da comida.

5. Usar tábuas e colheres de madeiras

Tábuas e colheres de madeira não são recomendados, pois o material é poroso e difícil de ser verdadeiramente limpo. Dê preferência às tábuas de plástico e talheres de metal e plástico.

6. Usar a mesma tábua para corte de carnes e legumes

Este é um erro comum e bastante perigoso que pode promover a contaminação cruzada. Por isso, use uma tábua específica para o preparo de cada tipo de alimento.

7. Não lavar o escorredor de louça

Muita gente acaba se esquecendo de lavar o escorredor de louça, mas este é também um hábito muito importante que vai evitar que pratos, copos etc. sejam contaminados.

8. Limpar o chão com detergente e água sanitária juntos

Claro que o chão da cozinha precisa ser bem higienizado, porém, não é indicado utilizar detergente e água sanitária juntos pois, assim, uma solução anula o efeito da outra.

O ideal é passar um pano umedecido com a solução com detergente e depois, um pano com a solução com água sanitária.

9. Deixar a comida pronta em temperatura ambiente

Após o preparo da comida, não é recomendável deixá-la em temperatura ambiente, por exemplo, em cima do fogão ou da mesa. O ideal é sempre manter os alimentos em refrigeração (geladeira/freezer).

10. Tomar bebidas quentes em potes plásticos

É bom evitar tomar café, chá ou chocolate quente em copos plásticos. Isso porque o calor em recipientes plásticos promove a liberação de dioxinas que são altamente cancerígenas. Uma alternativa mais saudável é utilizar material de vidro ou cerâmica para isso.

11. Não organizar bem os alimentos na geladeira

É preciso atenção na hora de colocar determinados alimentos na geladeira. Frutas e verduras, por exemplo, que não precisam ser mantidas em temperatura muito baixa, devem ficar na parte de baixo ou na gaveta.

Já água, mostarda, ketchup, por exemplo, que são produtos que não precisam necessariamente ser mantidos sob refrigeração, podem ser colocados na porta do refrigerador.

12. Lavar os ovos antes de colocá-los na geladeira

Este é mais um erro perigoso, pois os ovos têm casca porosa e, com a lavagem, a água pode entrar no ovo juntamente com a sujeira. O mais recomendado é lavá-los somente antes de quebrar a casca.

13. Deixar ovos na porta da geladeira

Os ovos não devem ainda ficar na porta da geladeira, isso porque são altamente perecíveis por serem proteínas e podem estragar facilmente com o abrir e fechar da porta (que é muito comum).

O ideal é tirar os ovos da embalagem original e colocá-los em vasilhas ou deixá-los no lugar próprio da geladeira.

14. Não lavar as folhas que foram compradas e colocá-las direto na geladeira

Outro erro comum é comprar folhas (como alface, rúcula etc.) e mantê-las na sacola plástica, colocando-as diretamente na geladeira (sem lavá-las).

O ideal é lavar as folhas assim que chegar com elas em casa, retirando as estragadas (que podem estragar as outras se continuarem ali), se for o caso; e armazená-las em uma vasilha com tampa – e aí, sim, colocá-la na geladeira.

15. Não lavar as latinhas de refrigerante e cerveja

Um erro bastante comum é comprar latinhas de refrigerante ou cerveja e levá-las direto ao refrigerador; isso é, sem lavá-las antes. As latas – que estavam em depósito, supermercados etc. – têm grandes chances de terem sido contaminadas por ratos, baratas e, por isso, devem ser lavadas o quanto antes.

16. Congelar a carne que foi descongelada

Muita gente tem o hábito de descongelar a carne e, caso ela não seja usada, congelá-la novamente. Porém, isto não deve ser feito já que aumenta muito a contaminação do alimento por micro-organismo.

O mais recomendável é congelar sempre a carne em porções pequenas – ou seja, ideais para consumir em uma única refeição.

17. Lavar a carne vermelha

Outro erro bastante comum é lavar a carne vermelha – o que, além de deixá-la com aspecto esbranquiçado, leva parte de seus nutrientes.

O ideal é descongelá-la e a partir daí usá-la direto para o preparo do prato.

18. Tirar toda a carne de uma vez da geladeira na hora do churrasco

Na hora do churrasco, algumas pessoas costumam tirar toda a carne – já descongelada e temperada – da geladeira e deixá-las ao lado da churrasqueira, para que seja feita quando possível. Porém esse tipo de atitude pode fazer com que aumente muito a contaminação da comida.

O ideal é tirar aos poucos as carnes da geladeira, temperar os cortes escolhidos e colocá-los diretamente na churrasqueira.

E você, comete ou já cometeu algum desses erros? Fique sempre atento para evitá-los, garantindo mais limpeza para a sua cozinha e, principalmente, saúde para você e toda sua família!


Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais