Cidadeverde.com

5 Temas: candidatos a governador falam sobre situação da Eletrobras

Imprimir

A série "5 Temas", do Jornal do Piauí, mostrou o posicionamento de alguns candidatos a governador do Piauí sobre a qualidade precária da energia elétrica no Estado. 

Os candidatos foram questionados sobre a possibilidade de privatização da companhia energética, que já foi federalizada na tentativa de que fossem sanados os seus problemas financeiros - o que até hoje não aconteceu. 

Entre os candidatos Wellington Dias (PT), Zé Filho (PMDB), e Mão Santa (PSC), as posições sobre o tema são divergentes. Veja a opinião de cada um deles:

Wellington Dias (PT)
O candidato do PT afirmou que, quando foi governador, a privatização da Cepisa já estava em pauta, mas seu patrimônio somado seria vendido ao preço simbólico de R$ 1. "Por isso que naquela época eu defendi a incorporação", afirmou. "Eu quero acompanhar e ser parceiro para resolver o problema de energia para quem não tem, e de gambiarra para quem não tem qualidade". 

Zé Filho (PMDB)
O atual governador admite a privatização como opção e culpa o Governo Federal por não tratar com respeito ao Piauí o problema energético. "A Eletrobras no Piauí está quebrada. Se o Governo Federal visse isso como prioridade, não teria que ter privatização. Agora se o Governo Federal não investe, nós temos que ter solução", declarou o candidato à reeleição. 

Mão Santa (PSC)
"Eu evitei que uma empresa do Maranhão tomasse de conta da Cepisa e busquei alternativas. Federalizar a companhia de energia elétrica foi a melhor decisão e a empresa se tornou uma das maiores do estado.  A empresa precisava de investimentos e consegui. Levamos energia para o cerrado e com isso a vinda de empresa como a Bunge. Hoje a empresas e as residências sofrem com constantes faltas de energia" disse o ex-governador e ex-senador. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais