Cidadeverde.com

Abertura de empresas no Piauí poderá ser feita atráves da internet

Imprimir

A formalização de empresas piauienses será feita pela internet no prazo de até cinco dias. Esta é a expectativa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Junta Comercial do Piauí (Jucepi) e Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae), ao iniciar o processo de implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). O sistema online de formalização de empresas deverá começar no início de 2015.

O sistema RedeSim é integrado e permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em tempo recorde, reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. “É mais uma ferramenta para o estímulo e crescimento da atividade econômica, que é um compromisso nosso com a classe produtiva, em dar celeridade ao que se pode entrever ao desenvolvimento. Todos os esforços serão feitos para que este projeto seja implantado o mais rápido possível”, afirma a secretária estadual de Desenvolvimento, Patrícia Freitas.

Os benefícios para a sociedade são variados como o aumento na formalização de empresas, contribuindo com isso para a geração de riqueza e trabalho, além da redução da burocracia. Atualmente, para se abrir uma empresa pode levar mais de três meses, envolvendo variados atores institucionais. Com o RedeSim, todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas serão integrados, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet.

Os usuários também poderão obter informações e orientações pela internet ou de forma presencial, a exemplo do acesso aos dados de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas.

A Sedet, através do Fórum da Micro e Pequena Empresa, será responsável pela constituição do Comitê estadual, que atuará como articuladora das demais instituições envolvidas no processo de abertura ou fechamento de empresas. Os trabalhos começarão neste início de outubro.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais