Cidadeverde.com

Abuso: delegado diz que pais precisam acreditar nos filhos

Imprimir
O delegado Evaldo Farias, coordenador das delegacias especializadas de Teresina, fez um alerta hoje (18) para os pais e responsáveis por crianças. Diante do grande número de casos de estupro de vulnerável e abusos registrados contra crianças nos últimos dias na capital, Farias diz que os pais precisam confiar mais no que os filhos dizem. 

Segundo o delegado, os pais precisam ficar atentos às mudanças de comportamento da criança. Na maioria dos casos de abusos, o culpado é alguém muito próximo. "O abusador está no seio da família. É um vizinho, pai, tio. A pessoa tem que observar o comportamento dele e também da criança. Ela muda o comportamento quanto a pessoa abusadora, fica agressiva, quer bater no abusador, chora quando vê", afirmou.

Outros sinais podem ser baixa no rendimento escolar, a criança fica calada, não quer brincar, chora com facilidade. Também há casos em que o abusador tenta ganhar a confiança da vítima dando presentes, lanches e doces. 

As com mais idade costumam contar alguma coisa e aí é preciso ouvir e acreditar. "Tem que conversar com a criança e dar credibilidade para o que a criança fala. Ela não sabe falar direito, ela vai falar de um jeito próprio. A pessoa tem que confiar na criança, olhar o rendidmento dela na escola, se está chorosa, se está se alimentando direito. Ela muda completamente o comportamento. O abusador geralmente ameaça e isso torna o comportamento mais difícil ainda", descreveu o delegado.

Ainda segundo Evaldo Farias, além de observar a criança, é preciso prestar atenção a quem frequenta a casa ou quem se relaciona com os filhos. 

Em caso de suspeita, os pais precisam procurar o Conselho Tutelar ou a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Nos últimos dias, cinco casos foram registrados na DPCA. Dois acusados foram autuados em flagrante e um foi preso por força de mandato judicial. Existem ainda dois casos de aliciamento de menores contra meninas de 11 e 12 anos.


Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais