Cidadeverde.com

Acervo do piauiense José Medeiros integra exposição em Portugal

Imprimir
  • foto5.jpg IMS
  • foto4.jpg IMS
  • foto3.jpg IMS
  • foto2.jpg IMS
  • foto1.jpg IMS

Parte do acervo do fotógrafo piauiense José Medeiros está em exposição na cidade de Lisboa, Portugal. A capital portuguesa está recebendo a mostra Modernidades: Fotografia Brasileira (1940-1964). Além de José Medeiros estão em exposição trabalhos de Thomaz Farkas, Marcel Gautherot e Hans Gunter Flieg, que integram a coleção do Instituto Moreira Salles.

José Medeiros é considerado o fundador do fotojornalismo brasileiro. Sua obra, que possui 20 mil negativos, foi adquirida pelo Instituto Moreira Salles em 2005.

A jornalista piauiense Flávia Rocha, que faz doutorado em Lisboa, visitou a exposição e disse ter ganho um presente ao ver o trabalho do fotógrafo. 

"Uma gratíssima surpresa, em Lisboa: ver parte do trabalho do pai do fotojornalismo brasileiro, o piauiense de Teresina José Medeiros, em exposição "Modernidades: Fotografia Brasileira (1940-1964)", afirmou em seu perfil no Facebook.

José Medeiros, que em 1946 foi contratado pela revista O Cruzeiro, morreu em 1990, em Áquila, na Itália. Ao deixar a revista, em 1962, fundou em sociedade com Flávio Damm e Yedo Mendonça a agência Image.

Veja trabalhos de José Medeiros:

 

Hérlon Moraes (Com informações do IMS)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais