Cidadeverde.com

Açude de São Julião seca após estiagem de três anos; veja antes e depois

Imprimir

Após três anos enfrentando uma estiagem severa o açude de São Julião está completamente seco. Com isso, o município que fica a 382 km de Teresina perde seu principal cartão postal e seu maior reservatório de água em zona urbana. Nas imagens é possível fazer o comparativo do antes e depois do local que se tornou uma grande área seca.

Fotos: Jeremias Carvalho


De acordo com o prefeito, José Neci, o município não depende do açude para o abastecimento de água, já que ele é feito pela Adutora de Piaus, porém o trabalho dos carros-pipa, que atuam na região desde o início do período de estiagem já sofre dificuldades para ser realizado.  "Garantimos o abastecimento com os veículos, mas o difícil é encontrar a água para encher eles. A situação é complicada", relata o prefeito.

O gestor lamenta a perda do açude e acrescenta que apesar de ter o abastecimento cotrolado há risco de haver racionamento se não houverem chuvas até fevereiro. "Já temos um programa de abastecimento com carros-pipa, mas já tivemos que interromper até o abastecimento para os animais. Se não fosse o açude de Piaus, não sei como seria nossa situação. Até fevereiro temos abastecimento garantido graças a ele, esperamos que as chuvas voltem até lá", acrescentou o prefeito.

A adutora de Piaus, atende os municípios de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí. No total,  17.235 mil habitantes são atendidos.

Agora o açude, que antes servia de ponto turístico,  acumula hoje apenas poças de lama onde peixes mortos, que antes habitavam o local, agora servem de alimento para as garças.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais