Cidadeverde.com

Acusado de matar esposa, prefeito de Lagoa do Sítio pede licença de 30 dias

Imprimir

Acusado de assassinar a primeira-dama Gercineide de Sousa Monteiro Rabelo, o prefeito de Lagoa do Sítio, José Arimatéras Rabelo, o Zé Simão (PT), enviou à Câmara Municipal um pedido de licença de 30 dias. A solicitação será votada em sessão extraordinária na noite de sexta-feira (20). Caso não seja aprovada, os vereadores devem iniciar o processo de cassação do petista imediatamente.

O pedido de Zé Simão foi enviado à Câmara Municipal de Lagoa do Sítio na quarta-feira (18). "Ele vai ser levado ao plenário. Se o pedido for aprovado, ele terá licença de 30 dias. Se não for aprovado, ele será afastado automaticamente e tem início o processo de cassação", informa o presidente da Câmara dos Vereadores, Francisco Itamar dos Reis (PT).

Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

A sessão extraordinária que decidirá pela aprovação ou não do pedido de licença de Zé Simão está marcada para as 21h de sexta-feira. Os nove vereadores da Câmara Municipal de Lagoa do Sítio estão aptos a votar. A Casa é formada por três vereadores do PT, três do PSB, dois do PTB e um do PROS.

Opositor de Zé Simão, o vereador Gilvan Araújo (PROS) lidera um movimento pela não aprovação do pedido de licença. "O documento não fundamenta o real motivo pelo qual ele está afastado e o impede de estar no município. Alguns vereadores já se posicionaram contrários à aprovação da licença. Em seguida, esperamos que o prefeito seja afastado e que seja criada uma CPI. Caso seja conclusiva, que o prefeito seja cassado", argumenta.

Segundo Gilvan Araújo, pelo menos outros quatro vereadores também devem votar contra a aprovação do pedido de licença de Zé Simão. "Acredito que a maioria deva votar contra. Pelo menos eu e mais quatro. Mas eu não gostaria de revelar os nomes", comenta o vereador do PROS.

Nesta quinta-feira (19), a Polícia Civil finalizou o inquérito sobre o homicídio da primeira-dama da cidade e indiciou Zé Simão e a empregada Noêmia da Silva Barros como autores do crime. O caso já foi encaminhado ao Poder Judiciário. Caso o petista seja afastado definitivamente da administração municipal, o vice, Antônio Ditoso (SD), assume a Prefeitura de Lagoa do Sítio.

Entenda o caso

Zé Simão e Noêmia são acusados de assassinar, no dia 10 de fevereiro, a primeira-dama Gercineide de Sousa Monteiro Rabelo com um tiro na cabela. Noêmia trabalhava na casa de Zé Simão e Gercineide há cinco anos. No dia 11, os dois foram presos.

Os delegados Carlos André e Lucci Keiko finalizaram o inquérito e encaminharam para o Ministério Público indiciando o prefeito e a doméstica por homicídio qualificado. Ambos continuam presos, porém o adovagdo de Noêmia, Renato Sátiro, afirma que irá solicitar o pedido de soltura e também contestará o inquérito já que acredita que sua cliente apenas escondeu a arma, cumprindo uma ordem do patrão, e não teria participado efetivamente do assassinato. 

Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

 

Flávio Meireles 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais