Cidadeverde.com

Adolescentes devem tomar segunda dose contra o vírus HPV

Imprimir

Meninas de 11 a 13 anos deverão receber a segunda dose da vacina contra o HPV. A campanha objetiva dar continuidade ao processo de imunização da doença causadora do câncer do cólo de útero e iniciará no dia 08/11.

As adolescentes que já receberam a primeira dose no mês de março desse ano, período em que o Ministério da Saúde implantou a vacina na rede pública de saúde, deverão ser imunizadas novamente. “Elas podem e devem procurar o posto mais próximo de casa para cumprir o calendário de vacinação”, comenta a diretora de Vigilância e Saúde da FMS, Amariles Borba.

Cada adolescente deve tomar três doses da vacina. A segunda sendo administrada seis meses depois da primeira e a terceira somente cinco anos após a primeira dose. As meninas que ainda não receberam a primeira dose, também podem procurar o posto de vacinação mais próximo de casa para serem imunizadas.

Para atingir o público-alvo, a Fundação Municipal de Saúde, além de disponibilizar a vacina em todas as nossas unidades de saúde, vai trabalhar também nas escolas, a partir do dia 22 de setembro. Um cronograma de visitação foi elaborado para que todas as escolas recebam as equipes de vacinação.

Em Teresina, 21.176 meninas já receberam a primeira dose da vacina contra o HPV. “É importante ressaltar a necessidade de levar o cartão de vacina da criança. A primeira dose precisa ser comprovada para a administração da segunda. Vamos disponibilizar ainda equipes volantes para realizar a vacinação em áreas descobertas pela Estratégia Saúde da Família (ESF)”, ressalta o presidente da FMS, Luiz Lobão.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais