Cidadeverde.com

Agentes de Saúde fazem protesto na Prefeitura e cobram piso nacional

Imprimir
  • protesto-saude-5.jpg Emanuela Pinto / Cidade Verde
  • protesto-saude-4.jpg Emanuela Pinto / Cidade Verde
  • protesto-saude-3.jpg Emanuela Pinto / Cidade Verde
  • protesto-saude-2.jpg Emanuela Pinto / Cidade Verde
  • protesto-saude-1.jpg Emanuela Pinto / Cidade Verde

Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias de Teresina realizaram manifestação em frente à prefeitura de Teresina na manhã desta quarta-feira (20). As categorias reivindicam o pagamento do piso salarial nacional de R$ 1014,00 determinado na lei n° 12.994, sancionada no dia 17 de junho deste ano.

Segundo o vice-presidente do sindicato dos agentes de saúde da capital, Antônio José Secretário, a prefeitura não fez o repasse do reajuste como manda a lei e se recusa a receber os manifestantes.

“Queremos que o gestor municipal cumpra a lei. Já faz dois meses que a lei foi sancionada pela presidente Dilma e o prefeito continua sem nos dar a devida atenção. Ele não pagou o que manda a lei e não recebe os agentes de saúde. Falamos com o chefe de gabinete e ele nos disse que não tem prazo para uma audiência dele com a gente. O dinheiro vem do governo federal, o prefeito retém o dinheiro e repassa somente uma parte, não repassa o que temos direito” disse Antônio José.

Os agentes comunitários de saúde recebem hoje R$ 834,00. O vice-presidente do sindicato informou ainda que os agentes que recebem insalubridades acrescidas ao salário às conseguiram na justiça.

As categorias reivindicam também melhorias na condição de trabalho e o curso técnico de agente comunitário de saúde.

Emanuela Pinto (especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais