Cidadeverde.com

Agentes penitenciários de Parnaíba ameaçam nova greve

Imprimir

O Sindicato dos Agentes Penintenciários do Piauí (Sinpoljuspi) afirmou, em nota enviada a imprensa, que a greve dos agentes da Penintenciária Mista Fontes Ibiapina em Parnaíba devem retomar a greve a partir dessa quarta-feira (15). No mês de setembro os agentes pararam as atividades por 48 horas reinvidicando a equiparação salarial com os demais profissionais que atuam no Estado. 

Os agentes alegam que o Governdo do Estado ainda não cumpriu o acordo feito para a suspensão da greve que deveria ter sido iniciada no dia 01 de outubro. "A greve deveria ter iniciado. Como foi feito um acordo com o secretário de administração e com a secretaria de justiça, nós resolvemos esperar até o dia 15, data em que é fechada a folha de pagamento do Estado. Eu protocolei um documento na secretaria de administração dizendo que a greve estaria condicioanda ao cumprimento do acordo. Ainda está no prazo e esperamos que seja cumprido. No entanto, já fizemos a comunciação para que a sociedade saiba que caso seja deflagrada a greve, os motivos já sejam do conhecimento de todos", afirma um dos diretores do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho. 

O Sinpoljuspi diz ainda que durante a greve serão mantidos os serviços essenciais, mas ficarão suspensas visitas íntimas e dos advogados, deslocamento de presos para audiências, recebimento e transferências de detentos. O presídio de Parnáiba é o maior da região Norte com 400 presos. 

Veja a nota na íntegra:


COMUNICADO ÀS INSTITUIÇÕES E À SOCIEDADE EM GERAL
 
O SINPOLJUSPI, através deste, em cumprimento ao disposto na Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989, que trata sobre o exercício do direito de greve, COMUNICA às instituições e à sociedade em geral que, conforme já comunicado ao Governo do Estado do Piauí, especialmente à Secretaria de Administração e da Justiça, a suspensão da greve que se iniciara no dia 01/10/2014 na Penitenciária de Parnaíba-PI ficou condicionada ao cumprimento do compromisso assumido pelo Secretário de Administração, João Henrique de Sousa, garantindo que a atualização salarial dos Agentes Penitenciários que laboram na mencionada Unidade Prisional ocorrerá a partir deste mês de outubro de 2014, sendo que até a presente data não foi enviado a este Sindicato documento comprobatório quanto à inserção, em Folha de Pagamento, da atualização salarial reivindicada, podendo a greve ser retomada, por tempo indeterminado, a partir do dia 15/10/2014, conforme já oficiado à Secretária da Justiça e ao Secretário de Administração, em caso de não cumprimento do compromisso assumido pelo Poder Executivo Estadual.
 
Durante a greve todos os Agentes Penitenciários comparecerão ao local de trabalho, assegurando atividades essenciais tais como: a) distribuição de alimentação para os presos; b) realização de chamadas, conferências de presos; c) distribuição de água para consumo interno pelos presos; d) garantia de "banho de sol" aos presos; e) cumprimento de Alvarás de Soltura; f) cumprimento de Mandados de Prisão; g) atendimento médico de urgência e emergência; h) distribuição de medicação; i) vistorias de rotina; j) transferências internas de presos de celas e\ou pavilhões; l) realização de rondas periódicas na área interna da Unidade Prisional; m) conferências de cadeados nos pavilhões e celas; n) retirada de presos de triagem, conforme normas estabelecidas na Unidade Prisional.
 
Entretanto, enquanto perdurar o movimento paredista ficarão suspensas as seguintes atividades: a) visitas familiares, íntimas e de advogados a presos; b) deslocamentos de presos para audiências; c) recebimentos de presos de Delegacias; d) transferências de presos da Unidade Prisional; e) recebimento de alimentos ou sacolas de visitantes f) atendimentos internos que não estejam relacionados à segurança.

 

Sana Moraes 

[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais