Cidadeverde.com

Agricultores apresentam ao governo projeto de apoio ao cooperativismo

Imprimir

O governador Wellington Dias se reuniu, na segunda-feira (25), com representantes do Movimento dos  Pequenos Agricultores (MPA), no Palácio de Karnak. Na oportunidade, os líderes do movimento apresentaram o Programa Camponês. Participaram da reunião a diretora da ADH, Gilvana Gayoso; o secretario de Assistência Social, Henrique Rebelo; o secretário de governo, Merlog Solano; representantes da Seduc, Semar, Sesapi e Emater.

O Programa Camponês tem o objetivo de  estimular o cooperativismo e selecionar cooperativas ou associações para operar o programa, gerando um novo pacto social e político entre os trabalhadores do campo e os urbanos.

Os projetos apresentados pelo MPA abrangem muitas  áreas e responsáveis.  Por isso, o governador indicou que outras rodadas de negociações fossem feitas.  

“As comunidades camponesas tem um papel importante na produção de alimentos e aqui nós estamos tratando de uma rodada de negociações com parcerias de diversos municípios e de muitas áreas.  na própria agricultura com qualificação e assistência técnica, retomando o Emater. Mas tem na área de saúde, educação, segurança, apoio a juventude, às mulheres. O programa abrange muitas áreas, desse modo, ficou acertado que outras rodadas de negociações devem ser feitas”, disse Wellington Dias.

Para Maria José Costa, coordenadora estadual do MPA, essa apresentação foi muito positiva. “Essa é uma proposta nova que estamos apresentando ao governador. A mesa vem sendo apresentada também em outros estados e no Governo Federal. Há uma sensibilidade muito grande do núcleo do Governo para que a proposta seja executada, pois eles se mostraram dispostos, de junto com o BNDES, colocar essa proposta em andamento, bem como fazer uma análise mais aprofundada com a SDR”, finaliza.

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais