Cidadeverde.com

Alepi debate violência contra LGBTs nesta segunda-feira (30)

Imprimir

A Assembleia Legislativa do Piauí realiza, nesta segunda-feira (30), às 15 horas, uma audiência pública para debater o aumento da violência contra a população LGBT no estado. A proposição é do deputado estadual Fábio Novo (PT). 

Dados divulgados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, relativos a denúncias de violência homofóbica, apontam o Piauí como o quarto estado brasileiro que mais violenta homossexuais.

Para Fábio Novo, as informações da Secretaria de Direitos Humanos são preocupantes e refletem um cenário que, segundo o parlamentar, “apesar do avanço do pensamento moderno, carrega o ranço histórico de preconceito que desencadeia em violência”.

“Nosso mandato está pautado na defesa intransigente dos segmentos historicamente marginalizados. Acreditamos, portanto, que o Estado tem de garantir políticas públicas afirmativas no sentido dar pleno exercício de direitos à população LGBT”, pontua Novo.

O deputado afirmou, ainda, que vê como exemplar a posição da Justiça de São Paulo condenando o candidato derrotado à presidência da República, Levy Fidélix, a pagar R$ 1 milhão por declarações homofóbicas durante debate em emissora de TV no ano passado.

“A comunidade LGBT é formada por cidadãos e, como tal, tem seus direitos garantidos constitucionalmente. É preciso, sobretudo, que haja respeito à condição humana e sexual das pessoas, de modo a garantir uma sociedade igualitária e pacífica”, finaliza.

Segundo os dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, consideradas denúncias por 100 mil habitantes, o Distrito Federal aparece na ponta, com 1,52% das ocorrências; depois, Alagoas (1,51%); seguidos por Paraíba e Piauí, ambos com 1,22%.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais