Cidadeverde.com

Algodão: saiba mais sobre dez utilidades surpreendentes

Imprimir

Que o algodão tem mil e uma funções todos nós sabemos! Mas, além de ajudar na remoção de esmalte, maquiagem e limpeza de pele, este material pode ser muito útil na sua casa.

Confira abaixo dez maneiras surpreendentes de usá-lo e, claro, o tenha sempre em mãos!

1. Para deixar um cheiro agradável na cozinha

Sua geladeira está exalando um cheiro estranho? Após verificar que não há nenhum produto vencido ou estragado dentro dela, a dica é umedecer um pedaço de algodão com um pouco de extrato de baunilha, colocá-lo dentro de um copinho (por exemplo, de café) e deixá-lo atrás ou na porta (dentro) da geladeira.

Essa ideia ajudará a manter um cheiro bom na cozinha, mas vale lembrar que a limpeza da geladeira também se faz fundamental para evitar odores desagradáveis.

2. Ajudar no combate ao mofo

Todos os cantos do banheiro são pontos estratégicos para se criar mofo. A dica, então, é mergulhar bolas de algodão em água sanitária, espalhá-las em alguns pontos e deixá-las ali por algumas horas. Depois disso, é só enxaguar o local com água morna, que a limpeza do banheiro será feita de forma mais rápida e fácil.

3. Evitar mofo nos livros

O algodão pode ajudar também a proteger os livros que estão na estante. Basta espalhar pequenos pedaços de algodão com terebintina (um tipo de solvente de tintas) perto dos livros e trocá-los a cada dois meses.

4. Cheiro bom e refrescante na casa

Molhe um pedaço de algodão com seu perfume predileto e o coloque no saco do aspirador de pó. O perfume será liberado lentamente por onde você passar com a máquina durante a limpeza dos cômodos.

5. Proteger as luvas de borracha

Vai lavar a louça e suas unhas estão grandes? Coloque algumas bolas de algodão nas pontas das luvas, por dentro, para que as unhas não tenham contato direto com elas e possam rasgá-las.

6. Prevenir dores e evitar novos machucados nos pés

Não tem jeito, toda mulher tem ao menos um par de sapatos que, infelizmente, machuca seus pés! Mas se você quer continuar a usá-lo, uma dica é colocar uma bola de algodão sobre a ferida/machucado, e depois prendê-lo com um curativo adesivo. Isso vai evitar novos machucados e amenizar a dor.

(Mas, se as dores insistirem e os sapatos continuarem a machucar outros pontos dos pés, é hora de dizer “adeus” ao par!)

7. Cheirinho bom dentro da bolsa

Você pode espirrar um pouco do seu perfume preferido numa bola de algodão e colocá-la dentro da sua bolsa. A substituição do algodão deve ser feita a cada duas semanas.

8. Ajudar no alívio de dores no dente

A dor de dente chegou na hora que o dentista não está disponível para atendê-lo?! A dica é colocar uma bola de algodão embebido em uísque, extrato de baunilha ou óleo de cravo no dente e na gengiva.

9. Limpar e guardar joias

Pedaços de algodão são ótimos para a limpeza de joias. Além disso, podem ser utilizados na hora de guardar esses pertences, entre uma peça e outra, evitando, por exemplo, que colares e pulseiras fiquem entrelaçados.

10. Proteger o jardim

Os coelhos são bichinhos encantadores. Mas, para que tem jardim, podem causar estragos. A dica então é mergulhar bolas de algodão em vinagre branco destilado e colocá-las em um recipiente plástico, com dois furos no topo. O cheiro evitará que eles se aproximem.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais