Cidadeverde.com

"Alternativo", Festival do Senhor deve receber 25 mil pessoas no Carnaval

Imprimir

Nem todo mundo vai passar o Carnaval atrás de um trio elétrico ao som do axé baiano ou da sofrência brega de Pablo. Em Teresina, cerca de 25 mil pessoas aproveitarão o período carnavalesco para adorar a Deus. Elas participarão do Festival do Senhor, evento religioso que chega à 26ª edição e que terá em 2015 o tema "Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo", inspirado na passagem bíblica Gálatas 5, 16.

 

 

A festa, que será realizada entre os dias 15 e 18 de fevereiro, terá momentos de louvor, dança, adoração ao Santíssimo Sacramento, missas e noites culturais. "Não é um retiro. É um festival alegre, dinâmico e festivo. O principal é o louvor, com cantos e danças", explica Antonio Filho, coordenador de comunicação do Festival do Senhor.

Entusiasta do evento desde a adolescência, Antonio Filho diz que participou de 25 das 26 edições do Festival do Senhor, uma realização da Renovação Carismática Católica. Algumas delas ficaram marcadas na sua memória. "As músicas sempre marcam muito. Quando a gente reza com canção, marca muito. Em um dos festivais que participei, lembro de uma música que dizia 'Oh, meu Jesus, roubaste meu coração. O teu amor me conquistou. É impossível não te amar'. Me marcou demais", relata.

Em 2015, o Festival do Senhor será realizado simultaneamente em 24 locais nas quatro zonas de Teresina. Coordenadora da RCC da Arquidiocesa de Teresina, Rosângela Ferreira não esconde a empolgação sobre o evento. "O Festival do Senhor é sempre uma bênção e o de 2015 será um verdadeiro despertar do viver de acordo com o Espírito Santo", comenta. "A todo momento, o Espírito Santo quer nos conduzir a uma vida nova. Precisamos mergulhar e levar a outros essa experiência vivificante para que sejamos plenos no Reino de Deus", emenda.

"Festivalzinho"
Nem só de adolescentes, jovens e adultos é feito o Festival do Senhor. Para arrebatar também as crianças, a organização do evento promoverá uma festa especialmente para elas. Será o Festivalzinho do Senhor, um espaço destinado a uma evangelização mais lúdica, com muita música e brincadeiras.

 

 

"O Festival do Senhor mudou ao longo dos tempos. Antes, ele era centralizado em uma escola da zona Norte. Depois, com o aumento da quantidade de pessoas, foi deslocado para o Verdão, até o ano que o teto do ginásio desabou. A partir daí, descentralizamos para quatro escolas de Teresina. Mas os colégios foram ficando pequenos para tanta gente. Hoje, ele acontece em 24 locais. Há até uma programação especial para as crianças: o "Festivalzinho do Senhor", com mais brincadeiras e jogos", esmiuça Antonio Filho.

Conectados
Em uma época que selfies e hashtags são quase obrigação, o Festival do Senhor também estará conectado às redes sociais. Durante o evento, quem estiver participando pode fazer uma selfie para postar nas redes sociais e usar a hashtag #FestivaldoSenhor2015. O objetivo é seduzir ainda mais participantes.

"Antigamente, quando tinha Carnaval nos clubes de Teresina, o Festival do Senhor batia todos esses locais em termos de público. Queremos que siga assim. Muitos jovens participam, mas fazem parte da festa desde crianças até idosos", exalta Antonio Filho.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais