Cidadeverde.com

Prefeitura firma convênio com o Programa Água Para Todos

O Programa Água Para Todos, desenvolvido pelo Governo Federal e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), será implantado no município de Altos. O convênio, estabelecido com a prefeitura, ocorreu durante reunião realizada nessa sexta-feira (29), no auditório da biblioteca João Bastos.


O programa tem como objetivo garantir o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais.


Ainda de acordo com o projeto, o fornecimento de água de qualidade para a população beneficiada é realizado através da instalação de cisternas de consumo e produção, sistemas coletivos de abastecimento de água, kits de irrigação e pequenas barragens.


“As comunidades que receberão os equipamentos serão escolhidas por meio de um comitê municipal, formado por representantes dos órgãos do município, sindicatos, federações, Estado e igrejas. Os integrantes do comitê são formados 70% pela sociedade civil e 30% pelo Poder Público”, explica secretário de Administração de Altos, Warton Lacerda.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, comenta a evolução da rede de distribuição de água no município e ressalta a parceria com o Governo Federal para sanar as carências.

“Com recursos próprios já conseguimos instalar 24 poços tubulares em várias comunidades da zona rural desde 2013, o que representa uma evolução significativa na rede de distribuição d’água do município. Sem dúvida, o Programa Água para Todos chega para fortalecer nossas ações no sentido de reduzir os problemas do setor”, conclui.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais