Cidadeverde.com

Nova floresta fóssil é descoberta por pesquisadores em Altos

Fotos: UFRGS

Pesquisadores do Piauí e do Rio Grande do Sul descobriram uma nova floresta petrificada que pode superar as dimensões da Floresta Fóssil do Rio Poti no município de Altos, a 49 km de Teresina. Na pesquisa, publicada pelo site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descrevem-se a nova ocorrência de troncos e pedaços de árvores da era paleozóica que foram eternizados pelo tempo formando um novo sítio arqueológico chamado de Sítio Paleobotânico São Benedito.

A unidade é composta por abundantes madeiras que acabaram mineralizadas com o tempo e formaram o novo sítio que fica a 19 km do município com acesso pela BR 343. 

A quantidade de troncos de grande porte também chama atenção, alguns chegam a medir até 1.80 de diâmetro e ainda possivelmente em posição de vida. Foram catalogados mais de 70 troncos, configurando-se, provavelmente, na maior concentração de troncos permineralizados registrada no Piauí, superando a "Floresta Fóssil do Rio Poty", em Teresina.

O registro da floresta petrificada visa trazer propostas de geoconservação para o sítio, tendo em vista que tal ocorrência se encontra atualmente sem bases legais para sua proteção. "Esse novo registro demonstra o grande potencial que existe para o desenvolvimento de estudos paleobotânicos na Bacia do Parnaíba", diz a publicação que você pode ler na íntegra aqui.

Rayldo Pereira
Com informações da UFRGS
rayldopereira@cidadeverde.com

Estudantes flagram situação do transporte escolar em Altos

Alunos das comunidades Retiro, Barrinha, Brejo e Montanhas, no município de Altos, gravaram um vídeo que mostra como é a ida para a escola. Os estudantes contam que, devido a grande quantidade de passageiros, o motorista tem que fazer duas viagens e algumas vezes realizam parte do trajeto a pé. 

"Isso aqui é o sacrifício que a gente faz todo santo dia", disse uma estudante. Além da superlotação, o estado de conservação dos ônibus é outro ponto questionado pelos alunos. 

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc-PI) informou que não foi comunicada oficialmente sobre o caso e orientou que a denúncia seja encaminhada aos diretores da escolas. A assessoria da Seduc acrescenta ainda que, se comprovada a irregularidade, a empresa será notificada para realizar a troca do veículo e caso a situação não seja resolvida, o contrato pode ser cancelado. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Veículo da Chesf se envolve em acidente com vítima fatal em Altos

  • efc57011-7247-4d67-92ad-00110cf1093b.jpg Cidadeverde.com
  • da5c12bc-c582-4935-932c-d35b0858af14.jpg Cidadeverde.com
  • 54124cd7-5618-4d61-873b-3e86130366f7.jpg Cidadeverde.com
  • 68150195-3fb5-4edb-b362-3c1e8e463458.jpg Cidadeverde.com
  • e0c06f61-eeec-4129-a7d0-dae3bc5d860d.jpg Cidadeverde.com
  • ecd9158c-7400-4269-adb9-9e693fecaf91.jpg Cidadeverde.com

Um veículo da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) se envolveu em um grave acidente na BR 343, próximo ao município de Altos, a 59 km de Teresina. O motoqueiro identificado pela Polícia Rodoviária Federal como J.P.O. de 44 anos colidiu a moto que pilotava com a lateral do veículo em uma curva e acabou morrendo ainda no local.

"Nós estivemos na área e fizemos o levantamento. Ainda não confirmamos a perícia mas pelos indícios do local, possivelmente o acidente resultou de uma ultrapassagem que não foi concluída", explicou o inspetor Dorieldson Viana.

O veículo ca empresa seguia com direção a Teresina com duas pessoas. O motorista se evadiu do local, deixando o passageiro. Segundo o inspetor ele teria saído com medo de ser agredido na área do acidente. "O colega dele ficou e disse que ele prometeu se apresentar, que ele foi embora com medo de ser agredido ou que fizessem algo com ele", completou o inspetor.

Até a publicação desta matéria, o motorista que não foi identificado ainda não se apresentou no posto da PRF. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal e um cunhado esteve no local do acidente após ser acionado pela PRF.

Imagens mostram a destruição no veículo após a colisão lateral.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Candidatos a prefeito inauguram comitê de campanha em Altos

No município de Altos, distante 37 km de Teresina, dois candidatos registraram candidatura na disputa pelo cargo majoritário. Patrícia Leal (PT) é candidata à reeleição e conta com apoio de mais nove partidos PP,  PPS,  PSC,  PV,  DEM,  PSL, PROS,  PMN  e PR. Na noite desta quinta-feira (18), a petista inaugurou comitê de campanha, evento que marcou o início dos encontros políticos promovidos pela coligação “Mais mudanças, mais trabalho”. 

“Faremos uma campanha limpa, propositiva, sempre pensando colocando os interesses do povo em primeiro lugar”, disse a candidata à reeleição. 

Na oposição, a coligação "A mudança quem faz é o povo" tem como candidato o médico Dr. Fonseca (PSB). A aliança oposicionista é formada pelo PRB, PTB, PMDB, REDE, PRTB, PHS, PMB,  PTC, PSB , PRP, PSDB, PSD, PC do B e PDT.

"Nossa intenção é trabalhar em prol da população que mais precisa das ações da prefeitura. Estamos fazendo um esforço para direcionar o trabalho, sem intervenção de políticos. Vamos contar com o apoio de pessoas que trabalham e residem em Altos e trabalhar por essas pessoas", disse Dr. Fonseca. A inaguração do comitê do candidato acontece nesta sexta-feira (19).  O candidato comandou o poder executivo municipal nos anoas de 2006, 2007, 2009, 2010 e 2011.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Professor brutalmente espancado em Altos morre após 6 meses

O professor de Língua Portuguesa, Carlos Machado, encontrado espancado no dia 6 de fevereiro deste ano, em Altos, morreu no início da manhã deste sábado (13). Foram seis meses lutando pela vida após o crime brutal. Até hoje ninguém foi preso.

Na época, a Polícia Militar informou que o professor ficou irreconhecível em consequência da gravidade dos ferimentos. Uma pedra com marcas de sangue foi encontrada no local. A polícia trabalhava com a suspeita de assalto, já que seus pertences haviam sumido.

Segundo o Portal Altos, o rapaz passou 4 meses internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Teve alta recentemente, porém, ainda muito debilitado não se comunicava devido às sequelas. O quadro de saúde piorou e, segundo o site local, voltou a ser internado só que agora no Hospital Natan Portela, onde faleceu por volta das 8h30.

O Cidadeverde.com tentou contato com a delegacia de Altos, mas ninguém soube informar como anda o inquérito que investiga a agressão.

Carlos Machado era altoense e muito querido na cidade. Ele trabalha no município de Coroatá, no Maranhão, onde é professor concursado.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Justiça nega liminar e Fonseca continua inelegível em Altos

A Justiça do Piauí negou pedido de liminar impetrado pelo ex-prefeito de Altos, José Batista Fonseca, que visava à anulação dos pareceres do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) que desaprovaram a prestação de contas de Fonseca, quando prefeito de Altos, nos anos de 2006, 2007, 2009, 2010 e 2011, bem como de irregularidades das contas de gestão referentes aos exercícios de 2005, 2006, 2008, 2009 e 2010. O recurso foi negado pelo juiz Rodrigo Alaggio Ribeiro, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública do Estado. COm a decisão, ele continua inelegível, ou seja, não pode se candidatar.

Os acórdãos do TCE de nº 617/09, 692/10, 235/11, 257/11, 1229/13, bem como nos pareceres nº 52/10, 17/11, 117/13, 112/13 e 77/14 incluem o nome de Fonseca entre gestores com contas rejeitadas e com direitos políticos suspensos até o julgamento do processo. 

Fonseca buscava anular os pareceres alegando estar na iminência de ter seus direitos políticos restringidos diante do pleito que se aproxima. No entanto, o juiz Rodrigo Alaggio Ribeiro não aceitou as argumentações da defesa, visto que Fonseca teve suas contas desaprovadas em diversos acórdãos e pareceres prévios.
 
Diz o magistrado na decisão: “Não vejo no presente caso o prejuízo de perigo iminente a justificar a adoção de imediato da medida, considerando que o autor teve suas contas desaprovadas em por diversos acórdãos e pareceres prévios, datados de anos compreendidos entre 2009 e 2014 e, só agora, em 2016, é que vem discutir a questão. Parece mais adequado entender que deixou para a última hora com o propósito de provocar um perigo de prejuízo iminente, situação que não pode ser aceita neste juízo”.
 
Legislação
 
A entrega dos nomes do TCE à Justiça Eleitoral segue o que diz a Lei 9.504/97 (artigo 11, parágrafo 5º da Lei das Eleições), que determina a divulgação dos nomes dos que tiveram as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e por decisão irrecorrível do órgão competente.
 
É com base nessa listagem que a Justiça Eleitoral, de ofício ou mediante provocação pelo Ministério Público Eleitoral ou partidos políticos, coligações e candidatos – que são os entes com legitimidade para propor esse tipo de ação –, pode declarar a inelegibilidade de candidatos a cargos públicos. A impugnação do registro de candidatura neste caso ocorre com base na Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar nº 64/1990), que foi atualizada pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010).

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Homem é morto com facada durante festa em Altos

Equipes da Polícia Militar de Altos, a 38 km de Teresina, prenderam um homem suspeito de esfaquear um desafeto durante uma festa num suposto crime passional. A vítima morreu na hora.

O fato aconteceu na madrugada de sábado (6) quando Erismar Máximo da Silva, de 35 anos, estava em uma festa na companhia de amigos e três homens chegaram ao local e iniciaram uma discussão. Na ocasião, Erismar acabou recebendo um golpe de faca e morreu ainda no local.

Uma viatura da Polícia Militar conseguiu realizar a prisão de um suspeito, que não teve o nome revelado e que seria ex-namorado da atual mulher da vítima, o que pode ter motivado o crime.

O suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina, onde prestou depoimento.

Da Redação
Redacao@cidadeverde.com

Patrícia Leal e José Fonseca disputam prefeitura de Altos

Patrícia Leal é a candidata do PT e de outros nove partidos a reeleição à prefeitura de Altos pela coligação "Mais Mudança e Mais Trabalho", que realizou convenção dia 30 de julho, segundo ela, o cumprimento da nova legislação eleitoral serão repeitados e a agenda administrativa será mantida.

"Tenho feito minha agenda normal, durante esse tempo todo de prefeita, recebendo as pessoas na minha casa e tudo permanece como sempre", pontuou a prefeita.

A candidata do PT quer uma campanha de nível elevado para o bem dos eleitores e afirma que qualquer que seja o candidato de oposição, ela se mantém tranquila. "Eu vejo com muita tranquilidade e vamos mostrar esse trabalho", pontuou.

José Fonseca é médico, já foi prefeito de Altos por vários mandatos e disputa o cargo pela quarta vez, com o apoio do PSB e mais13 partidos na coligação "Mudança Quem Faz É O Povo", declarou. "Vamos enfrentar uma dificuldade grande na educação e na saúde principalmente", pontuou o candidato.

Com relação a possibilidade de ter o nome vetado na disputa pela prefeitura de Altos. Doutor Fonseca diz estar confiante na Justiça e afirma que existem bons nomes na coligação para cobrir a lacuna da vaga que pode ser deixada por ele. "Nós temos algumas contas que não foram aprovadas pelo TCE, e todos os candidatos que tiveram problemas piores que os nossos já estão liberados", concluiu.

Reportagem de João Bandeira (TV Cidade Verde)
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

PT homologa candidatura de Patrícia Leal à reeleição em Altos

A candidatura à reeleição da prefeita de Altos, Patrícia Leal, foi homologada durante convenção partidária neste sábado (30). No evento, que ocorreu no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo, também foi oficializado o nome de Nerirrony Lacerda (PP) como candidato a vice-prefeito.

“Peguei uma cidade destruída, dominada pelo atraso. Procurei fazer uma gestão sem perseguir ninguém, de forma séria e voltada para o desenvolvimento e hoje temos muitas coisas boas para mostrar e o povo de Altos está mais consciente e sabe que estamos no caminho certo”, disse a candidata à reeleição. 

Durante o discurso, Patrícia Leal pontuou as principais mudanças empreendidas na cidade, principalmente, nas áreas da infraestrutura, agricultura, habitação e saúde.

“Reformamos o Hospital de Altos e vamos entregar, ao todo, sete novas Unidades Básicas de Saúde e vamos continuar priorizando a Saúde. Queremos tornar nossa cidade uma referência em Saúde no Estado”, disse Leal.

Participaram da convenção partidária que oficializou o nome de Patrícia Leal como candidata à reeleição o deputado estadual Wilson Brandão (PSB) e lideranças políticas da região. A chapa é composta pelos partidos: PT, PP, PPS, PSC, PV, DEM, PSL, PROS, PMN e PR.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Altos: cadastro de estudantes para descontos inicia dia 1º

No dia 1º de agosto inicia o cadastro e a renovação – no caso dos estudantes já cadastrados - para altoenses que estudam em Teresina e desejam receber descontos na passagem de ônibus para a capital no segundo semestre de 2016. O benefício é fornecido por meio do programa municipal Passe Legal, que oferece descontos de 30% no valor da passagem. O cadastramento dos alunos será realizado até o dia 30 de agosto.

Os interessados em receber o benefício devem fazer o cadastro presencialmente na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida José Luís do Monte, nº 183, Centro. Os estudantes também podem realizar um pré-cadastro online pelo site da Prefeitura de Altos (www.altos.pi.gov.br) e depois validarem a inscrição na sede da Secretaria de Educação, apresentando as originais dos documentos necessários. Os mesmos trâmites devem ser realizados em caso de renovação de cadastro.

Para solicitar o desconto, os estudantes devem apresentar os seguintes documentos originais: RG, CPF, comprovante de residência atualizado, comprovante de matrícula ou declaração de 2016 da instituição de ensino de Teresina, além de uma foto 3x4 recente. O atendimento na Secretaria de Educação é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A secretária municipal de Educação, Márcia Beatriz, ressalta a importância de todos os altoenses que estudam em Teresina receberem o desconto. “Esperamos que todos os estudantes compareçam dentro do prazo para que possam usufruir deste importante benefício, que é uma ajuda essencial para muitas famílias de Altos”, destaca.


redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores