Cidadeverde.com

Ceir Móvel entrega equipamentos em Altos nesta quarta (26)

Nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), a cidade de Altos recebe a equipe do Centro de Integrado de Reabilitação (Ceir) para entrega de mais de 450 meio de locomoção auxiliares.


A entrega será feita no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme de Melo, próximo à rodovia BR - 343, a partir das 09h. Na quarta-feira (26) as pessoas que fizeram medidas receberão os calçados diabéticos, e na quinta-feira serão entregue os demais equipamentos: cadeiras de rodas, muletas, órteses, próteses, bengalas, cadeiras de banho e coletes.

Os equipamentos foram fabricados na Oficina Ortopédica do próprio Ceir e os beneficiados não pagam pelo produto, pois os mesmos são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega dos equipamentos é fruto de uma parceira com o Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Altos. Estes equipamentos foram solicitados durante atendimento itinerante  realizado em novembro do ano passado, contemplando também pessoas com deficiência dos municípios vizinhos: Alto Longá, Beneditinos, Pau D'arco e Prata do Piauí.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, considera que a entrega dos equipamentos trará mudanças significativas na realidade das pessoas da região, que necessitam dos mecanismos para se locomover. "Esta ação mudará a qualidade de vida e auto estima destas pessoas que precisam se locomover por  meio destes equipamentos. Ações como esta trazem mais desenvolvimento para nosso povo, que se torna mais independente com o uso dos aparelhos e locomovem-se com mais facilidade", observa Patrícia.

O Projeto Ceir Móvel leva profissionais às cidades do interior para retirar as medidas de quem precisa de algum meio auxiliar de locomoção. Em seguida, os equipamentos são fabricados sob medida, a maior parte deles na própria Oficina Ortopédica do Ceir, em Teresina. Após estes procedimentos, a equipe do Ceir volta ao município onde foi realizado o atendimento para fazer as entregas.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mulher acusa vereador de agressão e registra boletim de ocorrência

A jovem Nayarah Castelo Branco publicou um desabafo em sua rede social após registrar Boletim de Ocorrência contra o vereador Juniel Pinheiro (PTC), onde o acusa por agressão. A mulher está grávida e publicou que corre o risco de perder o bebê por conta da agressão. A delegada Alexandra Santos, confirmou ao Cidadeverde.com que o boletim foi registrado na manhã desta terça-feira (25) e a vítima apresentou fotos que mostram hematomas em seu corpo, as mesmas que foram postadas em sua rede social.

"Ela veio hoje a delegacia, registrou o boletim e abrimos um inquérito para investigar. Ela me mostrou umas fotos de uns hematomas pelo corpo, mas ela não tinha nenhum hoje pela manhã. Mesmo assim já marcamos o depoimento dela e com certeza o vereador deverá ser ouvido", afirmou a delegada.

No desabafo, a vítima relata que o vereador batia nela e acrescenta que foi traída pelo parlamentar. "Assuma o que você fez e seja homem o suficiente para admitir seu erro, ja que vc não foi homem quando me batia, e que mulher iria se expor dessa forma. Vc me decepcionou de todas as maneiras, primeiro por me trair em segundo pelo que fez."[sic], publicou a mulher.

Segundo a delegada, o inquérito é sigiloso e não serão descritas as circunstâncias da agressão nem o andamento da investigação, mas a policial informou que os dois tem um relacionamento há um ano e esta seria a primeira agressão.

"Ela relatou que ele nunca tinha feito isso e que foi a primeira vez. Vamos fazer os exames, mas não são necessários hematomas para indicia-lo, pois ele pode responder por vias de fato, que é quando não há lesões aparentes", informou a delegada.

O Cidadeverde.com tentou contato com o vereador Juniel Pinheiro por telefone e via internet, mas até o momento da publicação desta matéria não obteve retorno.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Minha Casa Minha Vida: Inscrições começam nesta sexta-feira (28)

As pré-inscrições para 312 unidades habitacionais do Residencial São Luiz, localizado no bairro Santa Inês, no município de Altos, distante 37 km de Teresina, terão início nesta sexta-feira (28). A ação, coordenada pela secretaria de Assistência Social e Cidadania de Altos, será realizada no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme de Melo, de 8h às 16h30, de 31 de março a 01 de abril. 

 
As unidades habitacionais fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Altos e serão financiadas pelo Banco do Brasil. Com 40 % das obras em andamento a entrega das casas beneficiará centenas de altoenses, que pagarão prestações máximas de R$ 80 reais. A data do sorteio será divulgada em breve.
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, considera que a entrega das casas trará mais desenvolvimento para a população da cidade. "O Residencial São Luís trará significativas mudanças para centenas de moradores de nossa cidade. Ter uma casa é o sonho de muitas famílias. Isto trará alegria não só para os que serão contemplados, mas para toda a nossa cidade, que cresce e se desenvolve ainda mais", observa.
 
Para se inscrever o candidato deve ter cadastro no Cad Único, renda bruta familiar mensal de no máximo R$ 1.600, ter 18 anos completos ou mais, não ser proprietário de terreno urbano ou rural, não ter sido contemplado com outro imóvel e estar de acordo em reservar no máximo 5% da renda mensal para o pagamento da parcela.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

PM disponibiliza contato via WhatsApp para denúncias

A 3ª Companhia de Polícia Militar do município de Altos, a 37 km de Teresina, lançou mais um canal de comunicação direta com a população. Além dos contatos através de celular, a PM  disponibiliza dois números via WhatsApp. 

"Com esta nova ferramenta tecnológica, podemos dar mais celeridade às diligências. A população agora poderá denunciar através dos  (86) 8125-0669 e 9477-8664", destaca o capitão Gomes Santos, comandante da 3ª Companhia da PM.

                           Foto: Portalaltos

Por este aplicativo, além de mensagens escritas, a população também poderá enviar vídeos ou imagens, auxiliando na identificação de acusados. O comandante alerta, porém, para o uso inadequado da ferramenta, o conhecido como trote. 

“Quem, porventura, tentar enganar a polícia, tão logo será identificado e responsabilizado por este crime”, alerta Gomes Santos.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Portalaltos

Altos receberá Ceir Móvel para entrega de equipamentos

Na próxima quarta-feira (26), a cidade de Altos receberá a equipe do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) para entrega de mais de 450 meios de locomoção auxiliares. Os equipamentos foram solicitados por pessoas com deficiência da região, durante atendimento itinerante realizado em novembro do ano passado.
 
A entrega será feita a partir das 09h, no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo, próximo à rodovia BR-343. A entrega também contemplará as pessoas que vivem nos municípios vizinhos de Alto Longá, Beneditinos, Pau D'arco e Prata do Piauí.
 
Os equipamentos foram fabricados na Oficina Ortopédica do próprio Ceir e os beneficiados não pagam pelo benefício, pois os mesmos são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em parceira com o Governo do Estado e com as prefeituras.
 
Para Patrícia Leal, prefeita de Altos, a entrega dos equipamentos mudará a realidade das pessoas que necessitam dos mecanismos para se locomover. "Esta ação mudará, sem sombra de dúvidas, a qualidade de vida dos altoenses que necessitam destes equipamentos para se locomoverem com mais facilidade. Isto traz desenvolvimento para nosso povo, que se torna mais independente com o uso dos aparelhos", observa Patrícia.
 
O Projeto Ceir Móvel leva profissionais às cidades do interior para retirar as medidas de quem precisa de algum meio auxiliar de locomoção. Em seguida, os equipamentos são fabricados sob medida, a maior parte deles na própria Oficina Ortopédica do Ceir, em Teresina. Após estes procedimentos, a equipe do Ceir volta ao município onde foi realizado o atendimento para fazer as entregas.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Devotos participam de procissão em homenagem a São José

No Dia de São José, 19 de março, milhares de fiéis saíram em caminhada pelas ruas do município de Altos para homenagear o santo padroeiro da cidade. O festejo de São José, é uma festa tradicional em toda região e a cada ano supera o número de devotos, que renovam fé em Deus e reverenciam o santo, que também é padroeiro das famílias.

 
A procissão teve início na rua Telésforo do Vale, seguindo pela rua Jaime Rosa até a Igreja Matriz, onde foi celebrada missa presidida pelo pároco da cidade, Padre Claudinei.


“Nossa cidade vive intensamente a religiosidade, isto é perceptível em cada cidadão altoense. Não poderíamos deixar de homenageá-lo com uma festa tão bonita como esta”, declara a prefeita Patrícia Leal.
 
Milhares de pessoas prestigiaram a festa em homenagem ao santo padroeiro, que teve início em 10 de março e das festividades. Devotos das cidades de José de Freitas, Coivaras, Campo Maior, Beneditinos e Alto Longá também participaram da festa.
 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Vacinação contra HPV inicia nesta quinta (20) em Altos

A partir desta quinta-feira (20), inicia a vacinação contra o HPV em Altos. Inicialmente, as vacinas serão disponibilizadas nas escolas públicas e privadas do município.
 
A ação é uma parceria entre a prefeitura da cidade, a secretaria de saúde e a secretaria de educação do município. Serão vacinadas meninas na idade de 11 a 13 anos das escolas públicas e privadas da cidade. Para a secretária de saúde, Danielle Pinheiro, a ação nas escolas irá descentralizar o acesso às vacinas e imunizará mais crianças.
 
“Com as vacinas sendo aplicadas nas escolas, conseguiremos atingir a meta de vacinar o maior número de garotas altoenses. Esta descentralização viabiliza a nossa meta de imunização, tirando as adolescentes do risco de contrair a doença”, esclarece a secretária de saúde.

A vacina contra o HPV previne o câncer de colo do útero em pelo menos 10 anos. A vacinação é distribuída em três fases. Após a primeira dose, a segunda deve ser aplicada nos próximos seis meses, e a terceira dose deve ser aplicada após a segunda dose.
 
Para a prefeita de Altos, Patrícia Leal, a vacinação é uma importante ação para melhorar a qualidade de vida da população da cidade. “Esta vacina contribuirá para a melhoria das crianças altoenses e, por isto, não pode deixar de ser tomada. A descentralização do local de aplicação irá facilitar o acesso às vacinas. Esperamos prevenir o maior número de meninas do município”, finaliza.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Homem morre ao tentar atravessar ponte improvisada

O corpo de um homem, de aproximadamente 40 anos, foi encontrado dentro de um córrego na localidade Carretão, zona rural do município de Altos, a 37 km de Teresina. A suspeita é que ele tenha tentado atravessar o açude em uma ponte improvisada com troncos de árvores. 

                              Fotos: Portalaltos

O local, considerado de difícil acesso, fica a cerca de 5km da zona urbana. Antônio Francisco Cavalcante da Silva foi encontrado por moradores da região, que avistaram o corpo, preso a uma árvore, em meio ao açude.


"O corpo foi encontrado já no início da noite e ainda não recebemos o laudo do IML. Não temos nada confirmado, mas a suspeita é que realmente ele tenha caído ao tentar atravessar a ponte e se afogado", explica a delegada de Altos, Alexandra Santos.

O velório de Antônio Francisco Cavalcante da Silva ocorreu ontem (18) e familiares ainda não informaram à polícia, as circunstâncias em que ele teria saído de casa. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeitura de Altos inaugura nova sede do SAMU

A Prefeitura de Altos inaugurou, nesta segunda-feira (17), a nova sede física do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A solenidade, que foi bastante prestigiada, contou com a participação de secretários municipais, vereadores e populares.


O prédio fica localizado na Avenida João Paiva, centro da cidade, próximo à Praça João Furtado. O novo espaço é mais amplo e aparelhado que o anterior. A localização é, também, mais adequada, o que facilita o rápido deslocamento das ambulâncias para qualquer região da cidade.

Na ocasião, a prefeita de Altos, Patricia Leal, entregou, ainda, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI Móvel) que conta com modernos equipamentos, além de uma equipe de enfermeiros e médicos para socorrer vítimas em estado grave. A UTI Móvel possui desfibrilador externo automático e acessórios para oxigenoterapia, como cilindros, válvulas, réguas, fluxômetros, umidificadores, entre outros.


“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos em prestar mais esse serviço à população, melhorando, assim, o atendimento e o acesso à saúde para todos. Essa tem sido nossa prioridade desde o início da gestão: cuidar das pessoas”, ressalta a prefeita Patrícia Leal.

A gestora destaca outras ações no setor, como a reforma do Hospital de Altos e a construção de sete Unidades Básicas de Saúde, que contam com investimento de aproximadamente R$ 2,8 milhões, através de parceria com o Governo Federal.

Veruska Nunes, coordenadora do Samu de Altos, comemora o empenho da Prefeitura na construção do novo prédio e enfatiza que a população de Altos só tem a ganhar com o atendimento de uma UTI Móvel moderna e eficiente.

De acordo com a professora Maria Ivoneide Vieira de Oliveira, moradora do município, durante muitos anos a prestação de serviço de saúde em Altos tem sido insuficiente e deixado muito a desejar, sobretudo em bairros mais afastados do Centro. “A UTI Móvel veio na hora certa. A cidade merece”, finaliza Maria Ivoneide.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Fotos de jovem posando em viatura da PM repercute nas redes sociais

A foto de um adolescente posando sob o capô de uma das viaturas da Força Tática da Polícia Militar de Altos, a 37 km de Teresina, se espalhou nas redes sociais, nesta semana. A imagem teria sido registrada em uma oficina mecânica e compartilhada através do aplicativo WhatsApp.


O jovem que aparece nas fotos seria menor de idade e já teria sido conduzido ao 14º Distrito Policial, por direção perigosa. Segundo o comandante da 3ª Companhia de PM, capitão Gomes Santos, a atitude do rapaz foi uma maneira de "desmoralizar" a PM.

"Ficamos sabendo do fato, através da internet. A viatura teria ficado na oficina por cerca de 2h, para instalação de película automotiva. O carro estava sob responsabilidade do proprietário do local", explica o capitão da PM.


Em uma das imagens, o jovem aparece descontraído sob o capô da viatura, ao lado de um rapaz. Em outra foto, ele aparece sentado dentro do veículo, com uma das mãos ao volante.

Ainda de acordo Gomes Santos, o caso já foi comunicado à Delegada de Altos, Alexandra Santos, e será aberto uma sindicância para apurar os fatos. 

"Tanto o proprietário da oficina, quando o jovem que aparece nas imagens e a pessoa que registrou terão que prestar esclarecimentos sobre o que aconteceu", finaliza o comandante da 3ª Companhia da PM.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores