Cidadeverde.com

Vacinação contra HPV inicia nesta quinta (20) em Altos

A partir desta quinta-feira (20), inicia a vacinação contra o HPV em Altos. Inicialmente, as vacinas serão disponibilizadas nas escolas públicas e privadas do município.
 
A ação é uma parceria entre a prefeitura da cidade, a secretaria de saúde e a secretaria de educação do município. Serão vacinadas meninas na idade de 11 a 13 anos das escolas públicas e privadas da cidade. Para a secretária de saúde, Danielle Pinheiro, a ação nas escolas irá descentralizar o acesso às vacinas e imunizará mais crianças.
 
“Com as vacinas sendo aplicadas nas escolas, conseguiremos atingir a meta de vacinar o maior número de garotas altoenses. Esta descentralização viabiliza a nossa meta de imunização, tirando as adolescentes do risco de contrair a doença”, esclarece a secretária de saúde.

A vacina contra o HPV previne o câncer de colo do útero em pelo menos 10 anos. A vacinação é distribuída em três fases. Após a primeira dose, a segunda deve ser aplicada nos próximos seis meses, e a terceira dose deve ser aplicada após a segunda dose.
 
Para a prefeita de Altos, Patrícia Leal, a vacinação é uma importante ação para melhorar a qualidade de vida da população da cidade. “Esta vacina contribuirá para a melhoria das crianças altoenses e, por isto, não pode deixar de ser tomada. A descentralização do local de aplicação irá facilitar o acesso às vacinas. Esperamos prevenir o maior número de meninas do município”, finaliza.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Homem morre ao tentar atravessar ponte improvisada

O corpo de um homem, de aproximadamente 40 anos, foi encontrado dentro de um córrego na localidade Carretão, zona rural do município de Altos, a 37 km de Teresina. A suspeita é que ele tenha tentado atravessar o açude em uma ponte improvisada com troncos de árvores. 

                              Fotos: Portalaltos

O local, considerado de difícil acesso, fica a cerca de 5km da zona urbana. Antônio Francisco Cavalcante da Silva foi encontrado por moradores da região, que avistaram o corpo, preso a uma árvore, em meio ao açude.


"O corpo foi encontrado já no início da noite e ainda não recebemos o laudo do IML. Não temos nada confirmado, mas a suspeita é que realmente ele tenha caído ao tentar atravessar a ponte e se afogado", explica a delegada de Altos, Alexandra Santos.

O velório de Antônio Francisco Cavalcante da Silva ocorreu ontem (18) e familiares ainda não informaram à polícia, as circunstâncias em que ele teria saído de casa. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeitura de Altos inaugura nova sede do SAMU

A Prefeitura de Altos inaugurou, nesta segunda-feira (17), a nova sede física do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A solenidade, que foi bastante prestigiada, contou com a participação de secretários municipais, vereadores e populares.


O prédio fica localizado na Avenida João Paiva, centro da cidade, próximo à Praça João Furtado. O novo espaço é mais amplo e aparelhado que o anterior. A localização é, também, mais adequada, o que facilita o rápido deslocamento das ambulâncias para qualquer região da cidade.

Na ocasião, a prefeita de Altos, Patricia Leal, entregou, ainda, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI Móvel) que conta com modernos equipamentos, além de uma equipe de enfermeiros e médicos para socorrer vítimas em estado grave. A UTI Móvel possui desfibrilador externo automático e acessórios para oxigenoterapia, como cilindros, válvulas, réguas, fluxômetros, umidificadores, entre outros.


“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos em prestar mais esse serviço à população, melhorando, assim, o atendimento e o acesso à saúde para todos. Essa tem sido nossa prioridade desde o início da gestão: cuidar das pessoas”, ressalta a prefeita Patrícia Leal.

A gestora destaca outras ações no setor, como a reforma do Hospital de Altos e a construção de sete Unidades Básicas de Saúde, que contam com investimento de aproximadamente R$ 2,8 milhões, através de parceria com o Governo Federal.

Veruska Nunes, coordenadora do Samu de Altos, comemora o empenho da Prefeitura na construção do novo prédio e enfatiza que a população de Altos só tem a ganhar com o atendimento de uma UTI Móvel moderna e eficiente.

De acordo com a professora Maria Ivoneide Vieira de Oliveira, moradora do município, durante muitos anos a prestação de serviço de saúde em Altos tem sido insuficiente e deixado muito a desejar, sobretudo em bairros mais afastados do Centro. “A UTI Móvel veio na hora certa. A cidade merece”, finaliza Maria Ivoneide.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Fotos de jovem posando em viatura da PM repercute nas redes sociais

A foto de um adolescente posando sob o capô de uma das viaturas da Força Tática da Polícia Militar de Altos, a 37 km de Teresina, se espalhou nas redes sociais, nesta semana. A imagem teria sido registrada em uma oficina mecânica e compartilhada através do aplicativo WhatsApp.


O jovem que aparece nas fotos seria menor de idade e já teria sido conduzido ao 14º Distrito Policial, por direção perigosa. Segundo o comandante da 3ª Companhia de PM, capitão Gomes Santos, a atitude do rapaz foi uma maneira de "desmoralizar" a PM.

"Ficamos sabendo do fato, através da internet. A viatura teria ficado na oficina por cerca de 2h, para instalação de película automotiva. O carro estava sob responsabilidade do proprietário do local", explica o capitão da PM.


Em uma das imagens, o jovem aparece descontraído sob o capô da viatura, ao lado de um rapaz. Em outra foto, ele aparece sentado dentro do veículo, com uma das mãos ao volante.

Ainda de acordo Gomes Santos, o caso já foi comunicado à Delegada de Altos, Alexandra Santos, e será aberto uma sindicância para apurar os fatos. 

"Tanto o proprietário da oficina, quando o jovem que aparece nas imagens e a pessoa que registrou terão que prestar esclarecimentos sobre o que aconteceu", finaliza o comandante da 3ª Companhia da PM.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Vaqueiros serão homenageados durante Festejos de São José

Como parte da programação dos Festejos de São José, a cidade de Altos será palco de uma grande festa de cultura e religiosidade neste domingo (16). Trata-se da Festa do Vaqueiro, evento que homenageia um dos principais ícones da cultura piauiense, e contará com café da manhã e missa na Igreja São José, além de procissão pelas ruas da cidade.
 
A homenagem iniciará às 8h, com café da manhã na Igreja Matriz de Altos, seguida de uma missa. A programação inclui, ainda, almoço e apresentação artística de Galego Boiador.

 
A procissão dos vaqueiros começará às 17h, com saída da sede da secretaria de Assistência Social e Cidadania, e seguirá em direção à Igreja Matriz, encerrando com a novena de São José.
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca que a figura do vaqueiro faz parte da cultura nordestina e deve ser valorizada. “O vaqueiro é muito importante para a nossa cultura e os Festejos de Altos fazem parte da história e da memória popular e religiosa da região. Por isso, a prefeitura tem apoiado o evento, no sentido de garantir a manutenção dos valores culturais e da tradição do nosso povo”, diz.

O tradicional Festejo de São José, da cidade de Altos, começou no último domingo (9) e segue até o dia 19 de março.
 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Jovem faz

Um jovem identificado apenas como Antonio José ficou gravemente ferido em um acidente na avenida 12 de outubro, no município de Altos, a 37 km de Teresina. De acordo com testemunhas, a vítima fazia "acrobacias" em via pública, quando caiu e teve parte do tecido do membro preso no pedal de câmbio da motocicleta.


                                                    Fotos: Portalaltos

Além do condutor, mais duas mulheres estavam na moto e sofreram apenas ferimentos leves. “Ele estava tentando levantar o pneu da moto, o que é bastante perigoso, porém muito comum entre os jovens.Talvez o peso na garupa tenha feito ele perder o equilíbrio”, relatam testemunhas.


Antonio José ainda sofreu um corte profundo em uma das pernas e foi socorrido pelo SAMU e levado ao Instituto de Saúde José Gil Barbosa. 


Com informações Portalaltos
cidades@cidadeverde.com

Unidade de Saúde Avançada melhora atendimento de urgência em Altos

Os moradores do município de Altos contam agora com o atendimento de uma Unidade de Terapia Móvel.  Solicitada pela prefeita Patrícia Leal ao Governo do Estado, a Unidade de Saúde Avançada realizará atendimento e transporte de pacientes em estado grave.


Com estrutura avançada, a UTI Móvel conta com equipamentos que tornarão o atendimento mais eficiente, como o desfibrilador externo automático. O equipamento é utilizado para o socorro de vítimas de parada cardíaca súbita, ou seja, quando o paciente se apresenta sem estímulos e inconsciente.

A Unidade Avançada de Saúde possui, ainda, acessórios para oxigenoterapia, como cilindros, válvulas, réguas, fluxômetros e umidificadores. A existência destes e outros equipamentos possibilitam um melhor atendimento para a saúde dos altoenses.

Para a prefeita Patrícia Leal, o funcionamento da UTI Móvel é uma das ações importantes buscadas pela prefeitura para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população, garantindo rápida prestação dos primeiros serviços médicos.

“A Unidade de Saúde Avançada traz, sem dúvida, melhoria significativa para a vida dos altoenses e das regiões próximas, que também buscam atendimento médico em Altos. Temos trabalhado na implantação de ações como esta, melhorando, assim, a Saúde do município”, destaca Patrícia.
 
Unidade física do Samu

A unidade física do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Altos funciona, agora, em novo endereço. O prédio, com nova estrutura e mais amplo, se localiza na Avenida João Paiva, centro da cidade, próximo à Praça João Furtado.
 
O local ganhou um dique de lavagem, com sistema que permite que todos os resíduos provenientes da lavagem das ambulâncias e equipamentos de trabalho sejam esgotados para um local específico. No prédio antigo, o material era higienizado em local impróprio e despejado no esgoto da rua.

Da Redação 
redacao@cidadeverde.com

Altos: festejos do padroeiro São José começam neste domingo (09)

O tradicional Festejo de São José, da cidade de Altos, começam neste domingo (9) e segue até o dia 19 de março. O evento religioso integra o calendário de atividades do município e é realizado com o apoio da prefeitura.
 

Todos os anos, milhares de devotos participam dos festejos, que unem a tradição cultural e religiosa local. Em 2013, Altos recebeu visitantes de cerca 10 cidades vizinhas, que participaram da festa para santo padroeiro da cidade.
 
Os devotos de São José vêm de Campo Maior, Beneditinos, José de Freitas, Pau D’Arco do Piauí, Capitão de Campo, Cocal de Telha, Boqueirão do Piauí, Jatobá do Piauí, Coivaras, dentre outros municípios da região.
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca que os Festejos de Altos fazem parte da história e da memória popular e religiosa da região. Patrícia destaca a importância do incentivo à realização do evento, no sentido de garantir a manutenção dos valores culturais e da tradição.
 
“A festividade de São José está enraizada à cultura da nossa cidade e do povo piauiense, já que São José é um santo muito popular, principalmente entre as pessoas carentes. O evento merece, portanto, atenção também do poder público municipal”, ressalta a prefeita.
 
No dia 16 de março, será realizada uma homenagem especial aos vaqueiros, com café da manhã, missa na Igreja de São José e procissão pelas ruas da cidade. A homenagem será finalizada com novena também na Igreja de São José.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Bando troca tiros PMs e um sai ferido em tentativa de roubo aos Correios

Quatro homens foram surpreendidos pela Polícia Militar de Altos quando tentavam arrombar a agência dos Correios da cidade. Os policiais foram recebidos a bala e na troca de tiros um dos acusados foi baleado na perna.  O fato aconteceu na madrugada desta sexta-feira(07), por volta das 2h30. 

De acordo com o cabo Efigênio Pires, da 3ª Companhia do 8º BPM, o alarme da agência disparou e ao chegarem no local encontraram os quatro indivíduos armados de pistola e colete a prova de balas. 

Fotos: Portal de Altos


“Fomos recebidos a tiros e conseguimos revidar. Um deles foi ferido na perna e outros três conseguiram fugir. Trouxemos o ferido para o HUT e agora está sendo autuado na Central de Flagrantes”, explicou o cabo Efigênio. 

O preso foi identificado como Fábio César da Silva Moraes, 25 anos, vulgo Fabio Cocada, da região do Promorar, que segundo policiais do 4º Distrito Policial, já possui passagem por latrocínio, assalto e tráfico. 


Da ação, participaram o sargento Nilton, o cabo Efigênio e os soldados D. Silva e Tadeu da Companhia do 8º BPM em Altos.


Policiais da Rone estiveram na cidade para dar apoio aos militares. O capitão Fábio Abreu informou que dois dos assaltantes fugiram em um gol, cor prata e um outro ainda deve estar escondido pela cidade. Eles não chegaram a efetuar o roubo, apesar de já terem sido encontrados dentro da agência. 

“Já sabemos quem são os comparsas, todos da região do Promorar”, afirmou o capitão.

O acusado está sendo autuado na Central de Flagrantes. 



Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Homens vestidos de mulher promovem

Mesmo sob muita chuva, milhares de foliões saíram pelas ruas no tradicional desfile dos blocos do carnaval de Altos. Em clima de alegria e paz, o "arrastão" marcou o encerramento do carnaval 2014, nesta terça-feira (04). 


Com muita irreverência, o Bloco das Virgens abriu o desfile sob olhares curiosos do público. Centenas de homens vestidos de mulher saíram da praça João Furtado rumo ao calçadão da praça Cônego Honório, centro da cidade.



A prefeita Patrícia Leal, que participou do desfile de blocos, ressaltou que o planejamento e a participação dos cidadãos foram de suma importância para o sucesso das festas de momo em Altos.

“Os foliões e a organização do evento deram um show de alegria e uma verdadeira aula de como se faz carnaval. Temos certeza de que nossa cidade já está no circuito dos melhores carnavais do estado”, finaliza a prefeita de Altos.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores