Cidadeverde.com

Município é contemplado com quadras poliesportivas cobertas

A prefeitura de Altos, por meio da secretaria de Educação, foi contemplada com a construção de duas quadras poliesportivas cobertas e com vestuário, nos padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 
As quadras serão construídas em pontos estratégicos da cidade. Uma delas, ao lado da Unidade Assentamento Montanhas, sul do município. A outra quadra será construída nas proximidades da Unidade Escolar Vicente Delmiro de Oliveira, na localidade Quilombo.
 
“Com estas novas quadras, nossos alunos e toda a comunidade terão mais uma opção de lazer, e também de Educação. Isto é importante para o desenvolvimento do nosso município. Esta nova estrutura veio por meio de um termo de compromisso com o FNDE, que possibilitou a solicitação pelo Plano de Ações Articuladas (PAR). Com ele, o cadastro do município se mantém atualizado na esfera federal e nos possibilita alcançar a realização desta e de outras melhorias para a rede municipal de ensino”, declara o secretário de Educação, Kiko Fontenele.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destacou que as novas quadras complementarão as atividades escolares. “Estas quadras passarão a complementar a estrutura das escolas, para garantir um melhor espaço de ensino e aprendizagem aos alunos da rede pública do município. Estamos trabalhando por mais qualidade na educação, no esporte e no lazer", pontuou a prefeita.
 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura anuncia reforma de 30 quilômetros de estradas da zona rural

A prefeitura de Altos anunciou a liberação de recursos para a reforma de 30 quilômetros de estradas da zona rural da cidade. Serão beneficiadas cerca de 300 famílias que residem em assentamentos nas localidades atendidas.

 
A obra inicia no bairro Tranqueira e se estende até o Povoado Retiro, no extremo sul do município, beneficiando ainda as localidades Montanhas, Brejo de São Benedito, Barrinha e Serra dos Beatas. 
 
“A reforma de estradas, principalmente as da zona rural, é uma das principais reivindicações do nosso povo, e por isso temos buscando parcerias e recursos junto ao Governo do Estado para atendermos nossa gente”, observa Patrícia Leal.

Segundo a gestora, há mais de oito anos não são realizadas obras de infraestrutura nas estradas da zona rural. 

"Estamos investindo, primeiro, porque é uma região que esteve à margem da atenção dos antigos gestores, e, principalmente, porque entendemos que a zona rural é uma das forças motoras de Altos, especialmente pela produção agropecuária”, finaliza Patrícia. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Hospital municipal será reformado e ganhará novos equipamentos

O governador Wilson Martins anunciou a liberação de recursos para reforma do Hospital Municipal de Altos, Instituto José Gil Barbosa. Os investimentos, quase R$ 1.338 milhão, deverão ser liberados na próxima segunda-feira (31). Além disso, foram assegurados a compra de novos equipamentos para o pleno funcionamento do hospital.

 
"Está com 20 anos que o hospital recebeu a última reforma, e por isso, nossa população merece uma melhoria na estrutura física. Isto traz melhorias, tão esperadas, para a saúde e qualidade de vida dos altoenses. O compromisso com a saúde tem sido uma das minhas prioridades e por isso, buscamos junto ao Governo do Estado, ações que melhorem a vida de nossa gente", explica Leal.
 
Além da reforma e ampliação do hospital, o governador assegurou a liberação de recursos para compra de uma ambulância. 

A prefeita destaca ainda, a reativação das sete unidades de básicas de saúde e a reforma do hospital, trará melhoras significativas na saúde dos altoenses. "Com a ação das unidades de saúde e o hospital reformado, teremos mais atendimento de saúde para nossa população. Estamos trabalhando para levar mais cidadania e dignidade para o nosso povo", pontua.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Jovem de 18 anos é executado com tiro na nuca na zona rural

O jovem identificado como Magno de Lima Lopes, 18 anos, foi encontrado morto com um tiro na cabeça localidade Tinguis, zona rural do município de Altos, a 37 km de Teresina. Segundo a delegada Alexandra Santos, a Polícia Militar foi acionada após populares ouvirem um disparo, por volta das 17h30, desta quarta-feira (26), e em seguida, encontrarem o corpo. 

                            Foto: Portalaltos

Segundo a delegada de Altos, uma carteira com documentos pessoais, além de duas supostas pedras de crack, foram encontrados com a vítima. 


"Informações preliminares apontam que se trata de uma execução, mas ainda estamos apurando. Populares disseram que ouviram o barulho de um carro e em seguida três disparos. Aguardamos o resultado do laudo cadavérico para constatar quantos disparos atingiram o jovem", reitera. 

                           Foto: Portalaltos

                            Foto: Valdisney dos Reis

                          Foto: Valdisney dos Reis

Magno de Lima foi encontrado de bruços com uma perfuração de projétil na região da nuca. Informações extraoficiais apontam também que o jovem já teria passagens pela Delegacia de Altos e seria usuário de drogas.

Um par de chinelos, supostamente da vítima, também foi encontrado próximo ao corpo, o que sugere, que o jovem ainda tentou fugir dos disparos. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Ceir Móvel entrega equipamentos em Altos nesta quarta (26)

Nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), a cidade de Altos recebe a equipe do Centro de Integrado de Reabilitação (Ceir) para entrega de mais de 450 meio de locomoção auxiliares.


A entrega será feita no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme de Melo, próximo à rodovia BR - 343, a partir das 09h. Na quarta-feira (26) as pessoas que fizeram medidas receberão os calçados diabéticos, e na quinta-feira serão entregue os demais equipamentos: cadeiras de rodas, muletas, órteses, próteses, bengalas, cadeiras de banho e coletes.

Os equipamentos foram fabricados na Oficina Ortopédica do próprio Ceir e os beneficiados não pagam pelo produto, pois os mesmos são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega dos equipamentos é fruto de uma parceira com o Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Altos. Estes equipamentos foram solicitados durante atendimento itinerante  realizado em novembro do ano passado, contemplando também pessoas com deficiência dos municípios vizinhos: Alto Longá, Beneditinos, Pau D'arco e Prata do Piauí.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, considera que a entrega dos equipamentos trará mudanças significativas na realidade das pessoas da região, que necessitam dos mecanismos para se locomover. "Esta ação mudará a qualidade de vida e auto estima destas pessoas que precisam se locomover por  meio destes equipamentos. Ações como esta trazem mais desenvolvimento para nosso povo, que se torna mais independente com o uso dos aparelhos e locomovem-se com mais facilidade", observa Patrícia.

O Projeto Ceir Móvel leva profissionais às cidades do interior para retirar as medidas de quem precisa de algum meio auxiliar de locomoção. Em seguida, os equipamentos são fabricados sob medida, a maior parte deles na própria Oficina Ortopédica do Ceir, em Teresina. Após estes procedimentos, a equipe do Ceir volta ao município onde foi realizado o atendimento para fazer as entregas.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mulher acusa vereador de agressão e registra boletim de ocorrência

A jovem Nayarah Castelo Branco publicou um desabafo em sua rede social após registrar Boletim de Ocorrência contra o vereador Juniel Pinheiro (PTC), onde o acusa por agressão. A mulher está grávida e publicou que corre o risco de perder o bebê por conta da agressão. A delegada Alexandra Santos, confirmou ao Cidadeverde.com que o boletim foi registrado na manhã desta terça-feira (25) e a vítima apresentou fotos que mostram hematomas em seu corpo, as mesmas que foram postadas em sua rede social.

"Ela veio hoje a delegacia, registrou o boletim e abrimos um inquérito para investigar. Ela me mostrou umas fotos de uns hematomas pelo corpo, mas ela não tinha nenhum hoje pela manhã. Mesmo assim já marcamos o depoimento dela e com certeza o vereador deverá ser ouvido", afirmou a delegada.

No desabafo, a vítima relata que o vereador batia nela e acrescenta que foi traída pelo parlamentar. "Assuma o que você fez e seja homem o suficiente para admitir seu erro, ja que vc não foi homem quando me batia, e que mulher iria se expor dessa forma. Vc me decepcionou de todas as maneiras, primeiro por me trair em segundo pelo que fez."[sic], publicou a mulher.

Segundo a delegada, o inquérito é sigiloso e não serão descritas as circunstâncias da agressão nem o andamento da investigação, mas a policial informou que os dois tem um relacionamento há um ano e esta seria a primeira agressão.

"Ela relatou que ele nunca tinha feito isso e que foi a primeira vez. Vamos fazer os exames, mas não são necessários hematomas para indicia-lo, pois ele pode responder por vias de fato, que é quando não há lesões aparentes", informou a delegada.

O Cidadeverde.com tentou contato com o vereador Juniel Pinheiro por telefone e via internet, mas até o momento da publicação desta matéria não obteve retorno.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Minha Casa Minha Vida: Inscrições começam nesta sexta-feira (28)

As pré-inscrições para 312 unidades habitacionais do Residencial São Luiz, localizado no bairro Santa Inês, no município de Altos, distante 37 km de Teresina, terão início nesta sexta-feira (28). A ação, coordenada pela secretaria de Assistência Social e Cidadania de Altos, será realizada no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme de Melo, de 8h às 16h30, de 31 de março a 01 de abril. 

 
As unidades habitacionais fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Altos e serão financiadas pelo Banco do Brasil. Com 40 % das obras em andamento a entrega das casas beneficiará centenas de altoenses, que pagarão prestações máximas de R$ 80 reais. A data do sorteio será divulgada em breve.
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, considera que a entrega das casas trará mais desenvolvimento para a população da cidade. "O Residencial São Luís trará significativas mudanças para centenas de moradores de nossa cidade. Ter uma casa é o sonho de muitas famílias. Isto trará alegria não só para os que serão contemplados, mas para toda a nossa cidade, que cresce e se desenvolve ainda mais", observa.
 
Para se inscrever o candidato deve ter cadastro no Cad Único, renda bruta familiar mensal de no máximo R$ 1.600, ter 18 anos completos ou mais, não ser proprietário de terreno urbano ou rural, não ter sido contemplado com outro imóvel e estar de acordo em reservar no máximo 5% da renda mensal para o pagamento da parcela.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

PM disponibiliza contato via WhatsApp para denúncias

A 3ª Companhia de Polícia Militar do município de Altos, a 37 km de Teresina, lançou mais um canal de comunicação direta com a população. Além dos contatos através de celular, a PM  disponibiliza dois números via WhatsApp. 

"Com esta nova ferramenta tecnológica, podemos dar mais celeridade às diligências. A população agora poderá denunciar através dos  (86) 8125-0669 e 9477-8664", destaca o capitão Gomes Santos, comandante da 3ª Companhia da PM.

                           Foto: Portalaltos

Por este aplicativo, além de mensagens escritas, a população também poderá enviar vídeos ou imagens, auxiliando na identificação de acusados. O comandante alerta, porém, para o uso inadequado da ferramenta, o conhecido como trote. 

“Quem, porventura, tentar enganar a polícia, tão logo será identificado e responsabilizado por este crime”, alerta Gomes Santos.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Portalaltos

Altos receberá Ceir Móvel para entrega de equipamentos

Na próxima quarta-feira (26), a cidade de Altos receberá a equipe do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) para entrega de mais de 450 meios de locomoção auxiliares. Os equipamentos foram solicitados por pessoas com deficiência da região, durante atendimento itinerante realizado em novembro do ano passado.
 
A entrega será feita a partir das 09h, no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo, próximo à rodovia BR-343. A entrega também contemplará as pessoas que vivem nos municípios vizinhos de Alto Longá, Beneditinos, Pau D'arco e Prata do Piauí.
 
Os equipamentos foram fabricados na Oficina Ortopédica do próprio Ceir e os beneficiados não pagam pelo benefício, pois os mesmos são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em parceira com o Governo do Estado e com as prefeituras.
 
Para Patrícia Leal, prefeita de Altos, a entrega dos equipamentos mudará a realidade das pessoas que necessitam dos mecanismos para se locomover. "Esta ação mudará, sem sombra de dúvidas, a qualidade de vida dos altoenses que necessitam destes equipamentos para se locomoverem com mais facilidade. Isto traz desenvolvimento para nosso povo, que se torna mais independente com o uso dos aparelhos", observa Patrícia.
 
O Projeto Ceir Móvel leva profissionais às cidades do interior para retirar as medidas de quem precisa de algum meio auxiliar de locomoção. Em seguida, os equipamentos são fabricados sob medida, a maior parte deles na própria Oficina Ortopédica do Ceir, em Teresina. Após estes procedimentos, a equipe do Ceir volta ao município onde foi realizado o atendimento para fazer as entregas.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Devotos participam de procissão em homenagem a São José

No Dia de São José, 19 de março, milhares de fiéis saíram em caminhada pelas ruas do município de Altos para homenagear o santo padroeiro da cidade. O festejo de São José, é uma festa tradicional em toda região e a cada ano supera o número de devotos, que renovam fé em Deus e reverenciam o santo, que também é padroeiro das famílias.

 
A procissão teve início na rua Telésforo do Vale, seguindo pela rua Jaime Rosa até a Igreja Matriz, onde foi celebrada missa presidida pelo pároco da cidade, Padre Claudinei.


“Nossa cidade vive intensamente a religiosidade, isto é perceptível em cada cidadão altoense. Não poderíamos deixar de homenageá-lo com uma festa tão bonita como esta”, declara a prefeita Patrícia Leal.
 
Milhares de pessoas prestigiaram a festa em homenagem ao santo padroeiro, que teve início em 10 de março e das festividades. Devotos das cidades de José de Freitas, Coivaras, Campo Maior, Beneditinos e Alto Longá também participaram da festa.
 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores