Cidadeverde.com

Aluna de escola estadual conquista 1º lugar em Direito na UFPI

Imprimir

O sonho de ingressar no ensino superior tem sido uma realidade para, cada vez mais, alunos da rede pública estadual de ensino. Um exemplo é a Unidade Escolar Professor Felismino Freitas, localizada na zona Norte de Teresina, que teve aluna aprovada em primeiro lugar no disputado curso de Direito na Universidade Federal do Piauí, fazendo 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e aprovação em vários outros cursos de universidades públicas.

A escola aposta na relação próxima com a comunidade, no controle da frequência e na preparação para os exames vestibulares através de simulados e oficinas de redação. A aluna Enadielle Fernandes, 17 anos, que obteve 960 pontos em sua redação no Enem, é hoje motivo de orgulho para a família e comunidade escolar. "Até agora não caiu a ficha", diz a adolescente que, com a nota, alcançou o primeiro lugar em Direito, na UFPI.

De origem humilde e sempre esforçada, a aluna desde criança foi estudante da rede pública de ensino. Para a estudante, os projetos da escola contribuíram bastante para sua aprovação. Ela cita os simulados aplicados na unidade como uma boa forma para testar os conhecimentos e conta que eles fizeram a diferença ao trabalhar seus pontos fracos. “Desde o começo do ano estávamos tendo uma programação diferenciada para o Enem. Isso ajudou muito os alunos. Quando o colégio auxilia nessa preparação faz muita diferença”, afirma Enadielle.

O segredo é motivação e busca por resultados

De acordo com a diretora da Unidade Escolar Professor Felismino Freitas, Rejane Lopes, o quadro de aprovação no vestibular é bem diferente de anos atrás, quando apenas poucos estudantes da escola ingressavam no Ensino Superior. "Hoje, os alunos estão bem mais perto da universidade", garante.

"Primeiro, a escola aposta na motivação. Encoraja os alunos a acreditarem que podem alcançar os sonhos. A gestão trabalha muito unida, escutando alunos, professores, não é só chegar e colocar o trabalho e não ver resultado. Nós buscamos resultados, conversamos bastante com os nossos alunos para saber se realmente aquela é a melhor forma”, acrescenta a diretora.

A escola também direcionou o ensino para a prova do Enem. Os alunos participam de oficinas temáticas, como a de redação. Em pequenos grupos, eles são orientados pela professora que explica onde estão os erros de cada um.

A diretora afirmou que ao longo do ano os alunos fizeram visitas a instituições de ensino superior, participaram de palestras e oficinas como forma de preparação. “Desde o início do ano temos conscientizado e estimulado os alunos a participarem do Enem. Cada professor, na sua disciplina, trabalhou questões de anos anteriores e preparamos alguns aulões", explica.

Escola obteve primeiro lugar em Jornalismo na UFPI

Enadielle não é a única que se destaca no colégio. Os bons exemplos são estampados com orgulho por todos os cantos da escola. O estudante Júlio César, 17 anos, foi aprovado no curso Ciências Biológicas na UFPI e enfermagem no Prouni.

Para o aluno, as atividades desenvolvidas nas oficinas deram boas dicas para desenvolver um texto de qualidade. “Considero muito importante participar dessas oficinas de redação e simulados para poder, cada vez mais, exercitar e aprofundar os conhecimentos", afirma Júlio.

Aline Guimarães também foi outra aluna que garantiu o primeiro lugar da UFPI no curso de Comunicação Social. "Recebi muita força e apoio emocional do meu colégio. Participei de projetos que a escola oferecia e sem dúvida foi isso que fez toda a diferença para a minha aprovação", contou.

A diretora finaliza dizendo que estas aprovações são significativas para a gestão escolar "porque mostra que estamos no caminho certo. A Seduc tem investido muito na preparação dos estudantes, em especial do ensino médio, com programas e projetos que priorizam novas metodologias de ensino, adoção de recursos tecnológicos em sala de aula, formação de professores, gestão escolar e outras ações estruturais”.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais