Cidadeverde.com

Alvorada do Gurgueia decreta emergência por queimadas

Imprimir
Alvorada do Gurgueia (a 539 quilômetros de Teresina) foi o primeiro município do Piauí que solicitou à Defesa Civil a inclusão das queimadas como estado de emergência. A cidade já chegou a estar entre os dez municípios do Brasil com maior número de focos de incêndio, registrados em 48 horas pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Estatística (INPE), sendo 18 no total. 

A situação, embora tenha saído do quadro estatístico do INPE, continua grave, ameaçando não só o Parque Nacional Serra das Confusões, do qual 30% das terras pertencem ao município, mas também à vida humana. 

Focos de queimadas registradas no Brasil pelo INPE neste domingo

De acordo com o secretário municipal de Controle Interno, Tony Carlos, foi solicitado à Defesa Civil um decreto de emergência de queimadas, mas a secretaria orientou que ao decreto sobre a estiagem fosse apenas acrescentado os riscos das queimadas e este prorrogado.

“Nossa situação é de calamidade, já perdemos gado, roças, gado e até vidas humanas. Uma senhora morreu carbonizada quando sua casa que estava pegando fogo caiu por cima dela”, destacou o secretário.

Ainda segundo ele, há brigadistas na cidade, mas estes ficam voltados à Serra das Confusões. “Vieram três equipes de São Raimundo Nonato, eles ajudam na cidade, mas mesmo assim não estão dando conta”, afirmou.

Neste domingo(23), mais focos surgiram. “Agora mesmo tem um fogo alto bem no centro da cidade, que é rodeada de mato e está todo mundo com medo de chegar às casas”, revelou o secretário de comunicação Marcos Sallan.


Ele disse que no dia 14 de setembro, uma carreta carregada de espiga de milho, mais sete casas do Projeto Piauí e centenas de hectares foram queimados devido à ação do fogo que provavelmente iniciou com donos de cabeças de gado para fazer pasto.

Piauí entre os primeiros

O município do Piauí que esteve no topo de maior número de queimadas neste domingo no INPE foi Santa Filomena, que chegou ao segundo lugar, com 32 focos nas últimas 48 horas, perdendo apenas para Altamira-PA com 35 focos. O Cerrado é o bioma mais devastado pelo fogo, com mais de 50% dos registros do INPE. (Confira o índice aqui)

Nos 22 dias do mês de setembro, o Piauí já registrou 3.620 focos, sendo o sexto do país no mês. O maior número de incêndios, até agora neste mês, ocorreu no Mato Grosso com 8.682 focos.

 


Caroline Oliveira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais