Cidadeverde.com

Anac visita aeroporto no sul do PI para finalizar processo de homologação

Imprimir

Falta pouco para que o Aeroporto Internacional da Serra da Capivara, localizado em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí, comece a receber voos comerciais. Técnicos da Agência Nacional de Avião Civil (Anac), acompanhados por equipe das secretarias estaduais dos Transportes, da Infraestrutura e do Desenvolvimento Tecnológico, estarão, de 5 a 6 de novembro, visitando o aeroporto, com o objetivo de finalizar seu processo de homologação na categoria de aeródromo público.

“Há três meses, a Anac concedeu parecer favorável para que o Aeroporto de São Raimundo Nonato começasse a receber voos comerciais. Era, então, a etapa procedimental. Agora, com a vinda da comissão técnica da Agência, serão vistoriadas a pista de pouso, o balizamento noturno do aeroporto, e outros pontos necessários para que a homologação seja finalizada”, explica Cristina Castelo Branco, superintende de Obras da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra).

Ainda segundo a superintendente, depois de confirmada a liberação para voos comerciais, o próximo passo é buscar junto às empresas de aviação, a semelhança do que foi feito com o aeroporto de Parnaíba, a implantação de linhas funcionais para o Sul do Estado.

“Com a homologação do aeroporto na categoria como aeródromo público e a habilitação de empresas com voos regionais, não só o turismo será incrementado na região, mas investimentos como a construção do Museu da Natureza, a ser financiada pelo BNDES se tornam possíveis, já que uma das exigências para que o recurso seja destinado é o funcionamento do aeroporto”, afirma Cristina Castelo Branco.

Negociação de voos regionais

Mesmo antes da homologação ser confirmada, o secretário Estadual do Turismo, Luis Neto, já começou a sondagem junto às empresas aéreas para implantação de voos regionais para São Raimundo Nonato. Em setembro passado, Luis Neto esteve em conversação com representantes da empresa Azul.

“A empresa só precisa que a Anac libere o aeroporto para voos públicos para dar início à realização de estudo de viabilidade comercial. Este é o começo do processo de implantação de voos para o Sul do Estado. Mas a Azul já acenou positivamente para a ampliação de mais dois voos para Parnaíba devido a ampla procura. Eles acreditam que, em dezembro ou no início de 2015, o litoral do Piauí conte com mais dois dias de voos”, informa Luis Neto.   

Reforma e estrutura

O Governo do Estado investiu recursos próprios da ordem de R$1,5 milhão para reforma e construção do Aeroporto Internacional da Serra da Capivara. Só na pista foram investidos R$7 milhões, construção paga com recursos tanto do Estado como do Ministério do Turismo (MTur).

A pista, que possui 1.650 m e recebe diariamente voos diurnos de aviões de pequeno e médio porte, será um dos itens a serem averiguados durante a inspeção da Anac.

Atualmente, o aeroporto de São Raimundo Nonato recebe aeronaves com cargas, de cunho privado e do Governo do Estado.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais