Cidadeverde.com

Apatia e dores: Oncologista alerta para sintomas de câncer infantil

Imprimir

Fotos: Thayse Oliveira / Cidadeverde.com

"Se a criança não está fazendo confusão em casa, se está apática, com manchas no corpo, náuseas ou dores de cabeça frequentes, ela pode estar com câncer" - alerta o médico oncologista Sabas Vieira, em entrevista ao Notícia da Manhã desta terça-feira (26).

Além desses sintomas, o oncologista lista ainda dores nas articulações, dor abdominal, reflexo esbranquiçado no olho e palidez. "E qualquer tumoração que cresça rapidamente em uma criança, deve chamar atenção dos pais. A criança tem que ser levada ao médico pediatra e, se constatado o câncer, será encaminhada ao oncologista", completou o especialista.

Sabas acrescenta que o câncer infantil predominantemente se manifesta em crianças abaixo de 10 anos. A leucemia é um dos tipos mais comuns de câncer a aparecer nos primeiros anos de vida e os sintomas são dores articulares, febre, manchas no corpo e sangramentos.

"Mas o câncer infantil tem uma taxa de cura muito alta. A leucemia aguda, por exemplo, tem uma taxa superior a 90%, por isso é importante o diagnóstico precoce. A criança tem que ser levada ao pediatra porque o hemograma simples já traz a suspeita", explicou Sabas.

 

 

 

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais