Cidadeverde.com

APIPA realiza campanha para manutenção de abrigo

Imprimir

A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA) promove campanha para a arrecadação de ração, materiais de limpeza, jornais e medicamentos. O evento será no dia 04 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial dos Animais. O abrigo da entidade, localizado em Teresina, possui hoje mais de 200 gatos e 80 cães.

“Vivemos de doações, somos uma associação filantrópica, não recebemos nenhuma ajuda do governo ou da prefeitura. Quem nos ajuda são as pessoas de bom coração que atendem aos nossos pedidos e necessidades. Ração, material de limpeza, jornais e medicamentos são itens básicos que não podem faltar no abrigo. Tentamos evitar comprá-los com as ajudas financeiras que recebemos, pois as despesas do abrigo são enormes”, destaca a vice-presidente da associação, Daniela Ramos.

A APIPA surgiu em 2007 com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da garantia desses direitos a todos os seres. Devido à grande procura, a ONG precisou dispor de um abrigo para receber cães e gatos abandonados, doentes e que sofrem com a violência em Teresina. Contudo, a manutenção do abrigo gera um custo alto que a APIPA, sem ajuda, não consegue manter.

A associação pede, principalmente, ração para cachorros e gatos, adultos e filhotes, além de material de limpeza, jornais e medicamentos para uso veterinário. Os principais materiais que podem ser doados são desinfetante, água sanitária, pano de chão ou toalhas, sacos de lixo de 100 e 200 litros, pás, vassouras e jornais velhos. Os jornais são usados na forragem dos gatis e são geralmente trocados três vezes por dia. Com relação aos medicamentos, a APIPA pede antibióticos e vitaminas para os animais, leite específico para a lactação de animais e patês para a administração de remédios.

Quanto à ração, principal necessidade dos animais, a vice-presidente da APIPA destaca a importância da doação de um alimento de qualidade. Isso porque muitos cães e gatos abrigados estão doentes e bastante debilitados e não conseguem comer todos os tipos de alimentos. Em média, os cães e gatos do abrigo consomem, juntos, 40 kg de ração a cada três dias.

Devido à má qualidade de alguns produtos doados, muitas vezes é necessária a mistura de várias marcas, o que gera grande desperdício. “Para se ter uma ideia, Se a ração que recebêssemos fosse de boa qualidade, com 200 kg de ração para gatos e 200 kg de ração para cães, conseguiríamos manter a alimentação de todos os animais ao mês, mas muitas vezes gastamos o dobro, devido ao desperdício”, diz Daniela.

O quiosque de arrecadação ficará localizado no Teresina Shopping, somente sábado (04), das 10h às 22h. No local também será feita a venda de produtos da APIPA, como camisetas, canecas e acessórios para os pets cujo lucro será revertido à manutenção da associação. 

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais