Cidadeverde.com

Após conceder reajuste, TJ vai diminuir horas extras e diárias

Imprimir

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Raimundo Eufrásio, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (4) para oficializar o reajuste de 9% concedido aos servidores do judiciário. A greve foi encerrada hoje após assembleia da categoria. O impacto na folha de pagamento será de R$ 19 milhões. "Não estamos só no fio da navalha, mas estamos na navalha mesmo. Vamos fazer um corte grande. Fazer só extremamente necessario. Demos esse reajuste, mas não temos para onde correr, senão o contigenciamento para ajuste nas despesas. Vamos diminuir as diárias e um serviço que demoraria 3 dias para ser feito, agora terá que ser feito e um dia e meio", afirmou o presidente ao Cidadeverde.com

Os cortes, de acordo com o presidente, vão abranger todos os servidores, inclusive os desembargadores. "Vai atingir do presidente ao servidor mais modesto", disse o presidente à imprensa.

Por conta do impacto causado pelo reajuste, o presidente do TJ anunciou que alguns benefícios como diárias e horas extras terão seus valores reduzidos por conta das dificuldades financeiras. 

"Esperamos a compreensão dos servidores para que tenham agilidade e dedicação no trabalho após a greve", comentou.

Os servidores Tribunal de Justiça que voltam ao trabalho amanhã (05) devem repor os dias parados o mais rápido possível, a afirmação é do presidente do TJ desembargador Raimundo Eufrásio. “Os servidores devem repor os oitos dias de greve o mais rápido possível para que os efeitos dos dias parados não reflitam nos processos em andamento do Tribunal”.

Segundo o presidente, haverá um conversa com o comando de greve para definir a forma que estes dias serão compensados. 

Concurso

Por conta do reajuste, o concurso para juízes, analistas e técnicos do judiciário não vai oferecer a quantidade de vagas que supre a demanda do TJ. Para juízes, por exemplo, dos 63 juízes que seriam contratados, o certamente oferecerá apenas 25 vagas. Para o restante dos cargos em torno de 300 vagas.

Vamos oferecer vagas para 300 servidores entre técnicos e analista para estes dois anos. Está em via de licitação. Queremos nomear um bom número de servidores. Não poderiamos deixar de fazer concurso para dar aumento. Qualquer despesa vai comprometer a contratação nesse período de dois anos. Estamos lutando para prover mais servidores e só engordar os salários dos que já existem", finalizou.

O presidente do sindicato dos Oficiais de Justiça, Maercio Maia, disse que 60 audiências foram desmarcadas por dia durante a greve, o que dá um total de 480 audiências nos oito dias de greve.

Justiça pela paz em casa

Durante a coletiva, o presidente do TJ anunciou que, na próxima segunda-feira (9), será lançada no Piauí a a campanha nacional 'Justiça pela paz em casa', com o objetivo de intensificar as ações contra a violência no lar.

Segundo a juíza auxiliar da presidência, Melissa Pessoa, a campanha é uma iniciativa do Superior Tribunal Federal (STF), por meio da vice-presidente Carmém Lúcia, tendo em vista o aumento dos casos de violência contra a mulher em todo pais. "Nós vamos realizar várias atividades durante a semana, trazendo o assunto à pauta, para que todos possam discutir o assunto e trabalhar ações de prevenção. Já temos 196 audiências marcadas e um Júri Popular agendado. Será um trabalho conjunto e contará com o auxílio da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Delegacia da Mulher e Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI)”, explica Melissa Pessoa.

Além dos julgamentos, haverá também as audiências preliminares em que pode acontecer a conciliação, mas apenas nos casos em que o juiz avaliar como possível. As audiências acontecerão na 5ª Vara Criminal de Teresina, que tem como Titular o juiz José Olindo, que vai contar com o auxílio de cinco magistrados em um esforço concentrado nos julgamentos. 

Hérlon Moraes e Ubiracy Saboia (Com informações do TJ)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais