Cidadeverde.com

Após índice crítico em janeiro, Boa Esperança chega a 60% da capacidade

Imprimir

O reservatório da Barragem de Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe, a 345 km ao sul de Teresina, atingiu nesta quarta-feira (25) 60% de sua capacidade. O índice é considerado muito bom, já que há 2 meses a hidrelétrica registrou a marca de 9,91%, a pior desde que entrou em operação no ano de 1970.

"Estamos hoje passando do volume de 60% do nosso reservatório e isso é um sinal muito positivo. A gestão hídrica que a Chesf vem fazendo ao longo do tempo vem permitindo um controle efetivo e uso adequado da água e nos permitiu o enchimento do nosso reservatório”, conta o gerente regional da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

Segundo ele, as chuvas estão dentro do esperado e há previsão que o reservatório siga enchendo até meados do mês de maio. “As chuvas devem continuar até o final de abril na região das nascentes do rio e, dentro dessa perspectiva, é que estamos trabalhando com o enchimento do nosso reservatório até meados de maio”, explica.

O salto de 9% para 60% em um intervalo de 2 meses é visto como normal pela Chesf. “Nós chegamos no dia 22 de janeiro de 2015 ao menor volume que Boa Esperança já viveu. Foi uma recuperação dentro da perspectiva dos estudos que fizemos sobre o Rio Parnaíba”, diz Airton Feitosa.

Construída em 1964, Boa Esperança possui um vertedouro dotado de 6 comportas e vazão máxima de 12.000 m³/s. A área do reservatório é de 352,2 km².

Há 45 anos Teresina recebia energia de Boa Esperança

A Chesf lembrou hoje, a chegada da energia proveniente de Boa Esperança há 45 anos em Teresina e São Luís. Até então, a capital do Piauí tinha uma energia elétrica irregular, precária e insuficiente para fazer funcionar as indústrias. “O serviço era racionado, como se as cidades estivessem em plena guerra. Vivíamos praticamente às escuras, sem condições de nos desenvolvermos. Era assim o início dos anos 70. Antes de Boa Esperança, algumas lâmpadas instaladas nas ruas eram apenas uma brasinha em vários bairros de Teresina”, lembra Airton.

Segundo ele, a Usina Boa Esperança continua sendo o coração pulsante do Piauí e, até o terceiro trimestre de 2015, deve receber investimentos da ordem de R$ 60 milhões. “A Chesf deverá concluir um investimento da ordem de R$ 60 milhões para modernizar Boa Esperança com a substituição de vários equipamentos analógicos por digitais, os quais vão aumentar o tempo de vida útil de um empreendimento que se confunde com a história do desenvolvimento da nossa região”, afirma o diretor. 

Boa Esperança foi inaugurada no dia 07 de abril de 1970 pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais