Cidadeverde.com

Após mais uma falta de energia em hospital, médica denuncia caso ao MP

Imprimir

Uma médica do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP) denunciou, na manhã desta segunda-feira (16), ao Ministério Público Estadual (MPE) mais uma falta de energia elétrica na unidade de saúde. É a segunda ocorrência em 7 dias. O caso foi registrado ontem à noite após uma nova pane nos geradores. Três respiradores da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) deixaram de funcionar.

A médica relatou ao MP que, no dia 8, a energia faltou por volta das 19h30 e só retornou quatro horas depois. Por volta das 23h, os geradores deixaram de funcionar e dois respiradores também pararam. Pacientes graves tiveram que ser submetidos a ventilação manual o que, segundo a médica, representa risco de morte. Na noite de ontem, o problema voltou a se repetir por mais de uma hora.

A promotora de Justiça, Claudia Seabra, disse que vai abrir um processo investigativo e que a situação não pode se repetir. "Vamos encaminhar técnicos do setor de perícia do Ministério Público para verificar o problema. Já falamos do problema para o superintendente de assistência à saúde da Sesapi, que se comprometeu a encaminhar engenheiros elétricos para saber onde está o problema. O fato é muito sério”, afirmou.

O superintendente da Sesapi, Gerardo Rebelo, disse que existe uma variação de energia muito grande na região e que já conhece o problema da Eletrobras. “Para sustentáculo especificamente ao Hospital Infantil existem os grupos de geradores, e um deles deu problema. A Doutora Claudia já nos informou do problema e nós contatamos com a equipe técnica para verificar a demanda de energia da Eletrobras e resolver o problema do grupo de geradores o mais rápido possível”, declarou.

A falta de energia no Hospital Infantil não é um problema novo. Há 3 anos, durante a interrupção do fornecimento do serviço, o gerador não funcionou e pacientes que estavam sob ventilação mecânica foram transferidos para outro hospital durante a madrugada. 

Da Redação (Com informações da TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais