Cidadeverde.com

Após onda de violência, policiamento escolar será reforçado com viaturas e 50 PMs

Imprimir

A constante onda de violência no ambiente escolar levou gestores do Estado a aumentar o monitoramento nas escolas de Teresina. Em reunião, nesta segunda-feira (04), a secretária de Educação, Rejane Dias, o secretário de Segurança Fábio Abreu e o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto, definiram um aumento no efetivo e no número de viaturas. 

Atualmente, 30 PMS e uma viatura operacional e mais duas para serviços administrativos, são responsáveis pelo patrulhamento em cerca de 460 unidades de ensino da capital. A proposta é que esse número passe para 80 policiais e 10 viaturas. Na manhã de ontem (04),  dois adolescentes e um rapaz (18 anos) foram flagrados sob suspeita de venderem drogas na porta do Premem Sul na rua Climério Bento Gonçalves, no bairro Monte Castelo, na zona Sul de Teresina. Eles foram encontrados com o simulacro de pistola ponto 40 e 18 trouxas de maconha, quatro de crack, além de dois celulares e R$ 91 em dinheiro. 

“Percebemos que a maioria da criminalidade nas escolas, cerca de 89%, são provocadas por pessoas externas ao ambiente escolar. Com o aumento de efetivo e de viaturas, pretendemos resgatar a tranquilidade, melhorar o policiamento ostensivo  e coibir atos de vandalismo, furtos, tráfico de drogas entre outros crimes. São medidas para garantir que os alunos frequentem as aulas e tenham um bom aprendizado”, disse o major Marcos Vinicius, comandante do policiamento escolar. 

O PM ressalta que tanto alunos, pais de alunos e professores podem procurar auxílio nas companhias de Polícia Militar, que será garantido o anonimato para resguardar o denunciante. 

“Se preciso, encaminhamos os casos ao Ministério Público, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Conselho Tutelar ou outro órgão”, finaliza. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais