Cidadeverde.com

Asma é tema do quadro Saúde do Notícia da Manhã

Imprimir

O quadro Saúde, desta terça(5), do Notícia da Manhã, falou sobre Asma, uma doença crônica, que segundo a Organização Mundial de Saúde acomete 235 milhões de pessoas em todo o mundo. A doutoa Giselda Duarte, médica pneumologista, esteve no estúdio esclarecendo algumas dúvidas sobre esse mal.

Segundo Giselda, os sintomas são falta de ar, dores no pulmão e chiado no peito, além de tosse, com ou sem secreção. A asma pode aparecer em qualquer fase da vida, mas os primeiros sinais surgem, na maioria das vezes, durante infãncia e adolescência.

Nos casos mais graves da doença há impedimento de passagem de ar pelo sistema respiratorio e as crises surgem em dias frios ou secos, ou em ambientes com acúmulo de poeira e poluicão.

Doutora Giselda esclareceu que a asma tem essa característica de sazonalidade dos sintomas, que aparecem mas mudanças climaticas, ou no periodo de chuva ou de ar seco.

O paciente asmático deve evitar contato com fumaça e mudanças bruscas de temperatura. Beber muita água e praticar exercício fisico ajudam no tratamento.

Outros fatores de risco que desencadeiam as crises são contato com ácaro e gases químicos; certos alimentos, como leite e ovos; streess emocional e exercícios fisicos fortes.

O tratamento da asma é contínuo e sintomático. "O mais importante é controlar a doença para evitar as crises", disse a médica. A pneumologista falou ainda que uma pessoa que sofre de asma pode passar muito tempo com a doença controlada, sem crise, com ou sem medicação, podendo voltar a ter os sintomas em determinado momento da vida.

Veja na íntegra o quadro Saúde sobre asma exibido no Notícia da Manhã!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais