Cidadeverde.com

ATI inaugura Estação Digital no bairro Promorar com internet gratis

Imprimir

A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) entregou nesta sexta-feira mais uma Estação Piauí Digital Adaptada (EPDA). Dessa vez, a unidade foi inaugurada na zona Sul de Teresina e fica localizada na Associação dos Moradores Unidos do Promorar (AMUP).

O local recebeu a reestruturação através da ATI com uma estrutura completa composta por onze computadores, doze estabilizadores, nobreak, impressora multifuncional laser, aparelho de DVD, projetor de imagens, ar-condicionado, mesas, cadeiras, armários e ainda um servidor capaz de transmitir internet gratuita através da zona de acesso livre (Wi-Fi).

Segundo a diretora geral da ATI, Christianne Alencar, essa EPDA é muito mais do que uma estrutura física entregue à região. “Quando entregamos um espaço equipado como esse, podemos vislumbrar um futuro mais próspero, principalmente no que diz respeito ao conhecimento. Através da ampliação desse conhecimento, podemos capacitar ainda mais a sociedade para melhores oportunidades no mercado de trabalho", ressaltou.

A diretora geral da ATI acrescentou que, dentro do cronograma de inaugurações, deveria ser entregue mais uma Estação Digital, contudo, após diversas solicitações, está sendo organizada a entrega e inauguração de mais duas Estações Digitais em Teresina.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores Unidos do Promorar, Marcelino Alvarenga, a estrutura proporcionada pela ATI é um verdadeiro presente para os moradores da região que agora podem contar com a tecnologia de forma gratuita. “A ATI vem sendo nossa parceira trazendo para dentro do nosso bairro a tecnologia e informação”, afirma Marcelino.

Através de uma parceria entre a ATI e o Senac, serão oferecidos cursos gratuitos para a comunidade que poderá realizar as inscrições na própria AMUP a partir de segunda-feira (6). O Programa Senac de Gratuidade (PSG) irá ofertar cursos de operador de computador, programador de WEB e programador de sistemas.
 
As Estações Piauí Digital Adaptadas (EPDAs) são pontos de acesso à internet localizados em diferentes instituições, como bibliotecas públicas, projetos sociais ou organizações sem fins lucrativos que oferecem curso de aperfeiçoamento e profissionalização para a comunidade.

As EPDAs estão sendo equipadas através do financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que, por meio do Programa Pro Desenvolvimento I, está dando suporte à compra dos equipamentos necessários. Nessa primeira etapa estão sendo investidos cerca de R$ 4 milhões nas Estações Digitais na cidade de Teresina, como também na região litorânea do Estado.

Estiveram presentes na inauguração a diretora geral da ATI, Cristiane Alencar; o presidente da AMUP, Marcelino Alvarenga; o conselheiro do Conselho do Idoso da Vila Tiradentes, José Pereira; o coordenador do projeto Estações Digitais da ATI, Gilson Passos; o coordenador de projetos da ATI, Rodrigo Rocha; o diretor de gestão estratégicas da ATI, Jorge Barradas; a assessora técnica da ATI, Maria da Luz; o coordenador de Administração geral da ATI, Elisiário Barbosa, além de representantes de diversos bairros e moradores da região.

Esse projeto é mais uma das medidas da atual gestão da ATI, cujos investimentos estão diretamente pautados na inclusão digital, bem como inclusão social e uso de novas tecnologias com a proposta de alcance à toda a sociedade piauiense. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais