Cidadeverde.com

Ato público lembra vítimas dos acidentes de trabalho

Imprimir
Na próxima segunda-feira, 28 de abril, a Delegacia Sindical do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – Sinait do Piauí realiza ato público em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. O evento acontece em frente à sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/PI, com a presença de servidores, sindicalistas e autoridades.

Além de prestar homenagem às vítimas de acidentes de trabalho com a “Cerimônia das Velas”, os Auditores-Fiscais do Trabalho e Servidores Administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE farão um protesto contra as péssimas condições de trabalho e falta de servidores em todas as áreas, dando um abraço simbólico no prédio da SRTE/PI.

O ato servirá também como denúncia do corpo da auditoria fiscal do trabalho, pois o reduzidíssimo número de Auditores-Fiscais do Trabalho contribui para o aumento do número de acidentes, uma vez que os Auditores-Fiscais não conseguem fiscalizar todas as empresas e nem com a frequência que seria necessária para verificar o cumprimento da legislação trabalhista e das normas de segurança e saúde.

Auditores-Fiscais e Servidores Administrativos estão juntos nessa luta. As carreiras amargam condições de trabalho precárias, instalados em imóveis sem infraestrutura adequada para realizar seu trabalho e o atendimento ao público. Faltam materiais de trabalho e até mobiliário para acomodar os trabalhadores que procuram os serviços do MTE.

O Sinait, que representa os Auditores-Fiscais do Trabalho, reivindica a realização de concurso público para preencher os quase 800 cargos vagos na carreira e a ampliação do quadro, para atender às demandas do mundo do trabalho.

Os Servidores Administrativos reivindicam um plano de carreira próprio e reajuste dos salários, um dos mais baixos entre todos os ministérios. Eles contam com o apoio do Sinait, pois são imprescindíveis nas atividades de apoio à fiscalização e no atendimento ao público.

A partir das 10h, do dia 28 de abril, será aberta  exposição fotográfica em alusão às vítimas de acidentes e doenças do trabalho, na Praça de Eventos do Teresina Shopping, A mostra de fotografias ficará no local até o dia 30 de abril e é realizada pelo Ministério Público do Trabalho da 22ª Região, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Piauí e o Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho.

Em Brasília, haverá Ato Público em frente ao prédio do Ministério do Trabalho e Emprego, Cerimônia das Velas e abraço simbólico ao edifício do MTE. À tarde, será aberta a “Mostra Fotográfica 28 de Abril - Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O Auditor-Fiscal do Trabalho Protege o Trabalhador”, às 12 horas, no Anexo II da Câmara dos Deputados. A exposição fica no local até o dia 30 de abril.

Por todo o exposto acima, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PI) convida toda a imprensa a estar presente durante o Ato Público em memória das vítimas de acidentes de trabalho que servirá como denúncia do corpo da auditoria fiscal do trabalho em virtude do reduzidíssimo número de Auditores-Fiscais do Trabalho.



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais