Cidadeverde.com

Audiência pública na Assembleia debate poluição dos rios

Imprimir

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) participou durante a manhã desta segunda- feira (24) de uma audiência pública com o objetivo de buscar soluções de melhorias para os rios Poti e Parnaíba. A audiência aconteceu na Assembleia Legislativa como uma propositura do deputado Themístocles Filho, presidente da Casa.

 

 

Estavam presentes, o Deputado Themistócles Filho, o Superintendente Estadual de Meio ambiente, Demócrito Barreto, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Cleto Baratta, o superintendente do IBAMA, Manoel Borges e Professores do Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) juntamente com os alunos os quais têm um projeto que busca o cuidado com os rios, chamado: Salvem os rios de Teresina.

Na ocasião foram relatados os atuais problemas que os rios estão sofrendo como assoreamento, e principalmente, o acúmulo de vegetações resultadas da poluição, como canarana e aguapés, e levantados propostas e ações que buscam o melhoramento ambiental através da limpeza dos rios. “O município de Teresina, junto ao órgão federal tem firmado um termo de conduta, o qual compete ao município o trabalho na limpeza dos rios. Com isso, o município vem trabalhando desde o início do ano para solucionar o problema. Através de fiscalizações das invasões e despejos de galerias, que em sua grande maioria são clandestinas e da retirada e controle das vegetações, com a ajuda dos pescadores e dragueiros”.  Esclarece o Secretário Municipal de Meio ambiente e recursos Hídricos, engenheiro Cleto Baratta.

Também foi mencionado como proposta de melhoria das águas dos rios, a construção da Barragem de Castelo, um projeto futuro, que segundo os representantes dos órgãos ambientais, a criação dela elevará o nível de vazão do rio e isso diminuirá grandes problemas de assoreamento e enchentes.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais