Cidadeverde.com

Avaliação das campanhas de River e Piauí na Copa do Nordeste

Imprimir

Na fase de preparação para a Copa do Nordeste estava claro que os representantes piauienses não estavam entre os favoritos para a classificação. Os adversários eram considerados mais fortes em vários aspectos, porém nós piauienses tínhamos algumas esperanças. Em futebol nunca é bom vencer ou perder antes do jogo. Encerrada a participação de tricolores e rubroanis na competição, cabe uma avaliação.

PIAUÍ ESPORTE CLUBE

O rubroanil ficou no Grupo C, ao lado de Náutico, Salgueiro e Moto Club. Com dificuldades financeiras e algumas contratações nada convincentes, o Enxuga Rato teria mesmo que lutar muíto para não fazer feio.  E conseguiu.  Não venceu, perdeu uma partida(2 x 0 para o Náutico em Teresina) e empatou cinco, três das quais no campo adversário, em São Luís, Salgueiro e Recife. Somou 5 pontos, marcou 4 gols e sofreu 6, ficando com um saldo negativo de 2 gols. 

Foram 3 empates de 0 x 0. O ataque sentiu muíto a falta de Fabiano em 3 jogos. No jogo de São Luís, a equipe piauiense sofreu o empate do Moto Club (1 x 1) aos 44 minutos do segundo tempo.

RIVER ATLÉTICO CLUBE

O tricolor ficou no Grupo D, tendo adversários como Botafogo da Paraíba, Ceará e Fortaleza. Ninguém iria contestar o favoritismo da dupla cearense e ainda considerar o time paraibano superior ao campeão piauiense. Houve um esforço da diretoria na formação do elenco e na contratação de um técnico com o prestígio de Flávio Araújo na região nordestina. Mais uma vez "empurraram" no clube alguns jogadores de baixo nível técnico.

Ainda assim, o campeão piauiense saiu da competição com 2 vitórias, 2 derrotas e 2 empates. Marcou 6 gols e sofreu 7, ficando com saldo negativo de 1 gol. Pesou contra o tricolor o fato de perder dois jogos em Fortaleza nos acréscimos. Ficou em terceiro lugar no Grupo D e na oitava colocação entre os 20 participantes, ao lado do Náutico e do Campinense, empatados no número de pontos.

Conseguiram a classificação no Grupo D os dois representantes cearenses, donos de uma estrutura profissional muito acima de tudo o que temos no futebol piauiense. Em 4 clássicos Ceará x Fortaleza em 2015 o total de renda foi de R$ 2.369,218,00. No futebol piauiense na atual temporada não tivemos um só clássico River x Flamengo.

Não houve classificação piauiense e nem campanhas vergonhosas. Para ir além, há necessidade de um profissionalismo mais competente e com melhor suporte financeiro, assim como dedicar muíta atenção à formação de jogadores nas equipes de base.Agora é trabalhar mais para os jogos da Copa do Brasil.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais