Cidadeverde.com

Bairros Angelim e Vila Irmã Dulce recebem mutirão de hanseníase

Imprimir

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Angelim e Vila Irmã Dulce receberão, durante todo este sábado (28), as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Eles estarão promovendo um mutirão de atendimento para detecção de hanseníase.

A atividade ocorre das 8h às 17h e contará com médicos e enfermeiros para fazer o exame de manchas suspeitas. “A demanda é livre, sem precisar de marcação prévia. Basta chegar ao local e se identificar para ser encaminhado para o atendimento”, explica o coordenador do Programa de Hanseníase da FMS, Kelsen Eulálio.

O objetivo é identificar novos casos e iniciar o tratamento o mais rápido possível. “O diagnóstico precoce da hanseníase e o seu tratamento adequado evitam a evolução da doença e consequentemente impedem a instalação de incapacidades físicas e deformidades que são responsáveis pelo preconceito e discriminação às pessoas afetadas pela doença”, explica Kelsen Eulálio.

Um caso é considerado suspeito se a pessoa apresenta uma ou mais das seguintes características: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, com alteração de sensibilidade, nódulos (caroços doloridos), edema (inchaço) e/ou acometimento de nervos periféricos (espessamento e/ou dor).

Em 2014, 417 casos novos da doença foram registrados em Teresina. A capital tem observado uma redução no número de casos novos diagnosticados ao longo dos últimos anos, isso porque ao iniciar o tratamento a pessoa para de transmitir a doença quase que imediatamente. “A hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito. Por isso, procure a unidade de saúde assim que perceber alguma mancha suspeita”, conclui Kelsen Eulálio.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais