Cidadeverde.com

Barragem de Boa Esperança deve atingir 100% da capacidade em maio

Imprimir

A Barragem de Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe, a 345 km ao sul de Teresina, bateu esta semana a marca dos 70% de acumúlo de água no reservatório. Segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a tendência é chegar a capacidade máxima no começo de maio. 

"Estamos em um processo natural de enchimento do reservatório e isso deve ser consolidado até a primeira quinzena de maio, quando deveremos chegar aos 100%", explica o gerente da companhia.

Até o momento, segundo ele, está descartada a abertura das comportas da barragem. "Isso só acontecerá se houve algo fora do esperado, como uma alta intensidade de chuvas dentro do reservatório", conta.

De acordo com a Chesf, o volume útil do reservatório está em 70,79%. A vazão afluente (água que entra) é de 405 m³/s, contra 324 m³/s que sai.

Rio Poti

As poucas chuvas na região das nascentes do Rio Poti, no estado do Ceará, deixaram o segundo maior rio que corta o Piauí em estado crítico. Segundo a Chesf, a vazão em Prata do Piauí, um dos pontos de monitoramento da companhia no estado, é de apenas 6m³/s.

"A Vazão do Rio Poti está quase um filete de água apenas. Não há nenhuma perspectiva para que haja uma alta vazão ainda este ano. Estamos no final do período úmido na região do Ceará. O rio já chegou a atingir 12 m³/s, agora está com 6 m³/s em Prata. Uma vazão baixíssima para quem chegou a quase 2.600 m³/s no dia 5 de maio de 2009, naquela grande enchente", explica Airton Freitas Feitosa, gerente regional da Chesf.

Foto: Wilson Filho

Segundo ele, o processo vai continuar, já que dos sete açudes localizados na bacia do rio no Ceará, apenas um sangrou. "Estamos no final do período úmido e não tem chovido no Ceará. Esse processo vai continuar do jeito que está. Dos sete açudes que possuem cascata no Poti, apenas um sangrou", afirmou.

Com uma extensão de 450 km, o Rio Poti nasce na Serra da Joaninha, no município de Quiterianópolis, no Ceará. Entre os principais açudes que desaguam no rio está o Flor do Campo em Novo Oriente, no Ceará.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais