Cidadeverde.com

Barragens do Piauí precisam de adutoras, diz futuro secretário

Imprimir

Durante entrevista no Jornal do Piauí desta quarta-feira (04), o futuro secretário do Meio Ambiente do Piauí, Ziza Carvalho, comentou sobre o problema da escassez de água no estado. Após assistir a reportagem especial da série "Água, o grande desafio", que abordou a seca nas barragens de Piaus e Fátima, no interior do Estado, Ziza Carvalho afirmou que a construção de adutoras pode amenizar o problema.

"O Piauí tem muitas barragens de armazenamento de água. O que nós precisamos é que após a construção dessas barragens se faça implantação das adutoras, para que essa água chegue até a torneira dos piauienses", explicou Ziza Carvalho.

O período de estiagem já dura cinco anos. Com isso várias barragens e açudes do Piauí estão em situação crítica. A série "Água, o grande desafio" teve início nesta segunda-feira (02) e mostrou o problema enfrentado por muitos piauienses na região do semiárido.

Para sobreviver, a maioria da população recorre a perfuração de poços, prática comum em regiões secas. Contudo, o futuro secretário do meio ambiente censura essa atividade. "A perfuração de poços é eficiente e sempre foi feita, mas do ponto de vista ambiental é melhor que a gente utilize a água do solo e não do subsolo, até para a gente proteger o lençol freático e deixar para as nossas futuras gerações", ressaltou.

De acordo com Ziza Carvalho, o Governo Federal já solicitou que a construção das adutoras fosse prioridade. "Com as adutoras, mesmo que a água das barragens esteja suja, antes dela ser direcionada para a população ela é tratada e chega de forma potável", pontuou.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais