Cidadeverde.com

Benefícios do magnésio para o coração

Imprimir

O magnésio é substância fundamental para o bom funcionamento do coração, pois evita que este dispare ou reduza seus batimentos inesperadamente, o que causa uma potencialmente perigosa arritmia cardíaca. Este mineral faz seu papel de protetor do coração ao participar das contrações do miocárdio, o músculo cardíaco e por isso deve ser incorporado na rotina através de uma alimentação saudável e equilibrada.

Pensar que arritmias acontecem apenas nos casos de doenças congênitas ou por uso de certos medicamentos é enganoso. O coração pode atingir os alarmantes menos de 50 ou mais de 100 batimentos por minuto pelo desequilíbrio do magnésio no organismo de um indivíduo considerado saudável.

O cardiologista Enrique Pachón, do Serviço de Arritmias do HCor – Hospital do Coração, da cidade de São Paulo, costuma alertar: “Muitas arritmias provocadas pela falta de magnésio podem ser súbitas e fatais”. A cautela do especialista se justifica, pois algumas alterações no miocárdio são assintomáticas e podem levar com o tempo a uma parada cardíaca, que quando não provocam a morte podem causar danos de difícil recuperação ou permanentes.

Magnésio: comprovadamente herói do coração

Segundo um estudo da universidade norte americana de Harvard, pessoas que consomem pelo menos 300 miligramas de magnésio diariamente têm 37% menor risco de morte súbita por falta desequilíbrio no ritmo do coração.

Outra pesquisa, realizada pela Universidade Justus-Liebig, na Alemanha, revela que suplementos diários do mineral ingeridos por seis meses são capazes de reduzir em quase 10% os níveis de glicose no sangue – já que o magnésio facilita a passagem da glicose nas membranas celulares e influencia na sua queima. Esta redução dos níveis de açúcar é fundamental para prevenir a diabetes, que é considerada um dos grandes fatores de risco para problemas cardiovasculares.

Além disso, é senso comum na comunidade médica e científica que as veias e artérias do coração são beneficiadas pelo trabalho de coagulação sanguínea em que o magnésio participa, pois este mineral evita que as plaquetas sanguíneas sejam excessivamente aderentes e causem trombos capazes de entupir vasos e provocar infartos e derrames.

Como inserir o magnésio na alimentação

Estar ciente do papel fundamental do magnésio, porém, não é motivo para entrar em desespero por medo de não ter a quantidade adequada desta substância no organismo, pois a carência nutricional deste elemento é muito difícil de se estabelecer, pois este mineral está presente em inúmeros alimentos e, quem mantém uma rotina alimentar minimamente saudável não corre riscos.

Para quem tem dúvidas sobre que alimentos consumir para ter este nutriente na alimentação a nutricionista Isabella Peixoto orienta: “O magnésio deve ser consumido através da ingestão principalmente de verduras verde escuras, além de legumes – como a batata com casca e a beterraba; leguminosas – como grão de bico, ervilha e lentilha; cereais integrais – como granola e aveia; nozes e sementes – como castanhas, gergelim e semente de abóbora; frutas – como o abacate e a banana; alimentos derivados de soja e preparados com trigo integral.”

Segundo a nutricionista, que é responsável pela alimentação de funcionários de empresas como C&A e STX Europe, a atenção no consumo do magnésio deve ser mantida com relação à combinação de alimentos, pois alguns podem dificultar a absorção do magnésio pelo organismo.

“Os alimentos ricos em magnésio devem ser aliados às proteínas das carnes, à vitamina D da gema de ovo e à lactose do leite para que o organismo tire o proveito do mineral adequadamente. É necessário também haver equilíbrio nas escolhas alimentares, pois o consumo excessivo de laticínios – com seu cálcio; do feijão – com seu fósforo; dos cereais – com seus fitatos; e de bebidas diuréticas dificultam a absorção do magnésio.”, explica Isabella.

Assim sendo, este maravilhoso mineral merece a atenção na sua alimentação, pois os benefícios ao coração, irão se estender a sua beleza, já que o magnésio vai ajudar seu corpo a manter-se em uma saudável harmonia.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais