Cidadeverde.com

Dia Nacional dos Animais tem ação contra maus tratos em Teresina

Em homenagem ao Dia Nacional de Proteção aos Animais, comemorado nesta terça-feira (14), ativistas distribuíram material informativo com o objetivo de chamar a atenção da população quanto aos inúmeros casos de agressão e abandono de animais domésticos.

A campanha "Animais - eu amo, cuido e protejo" realizou a mobilização no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Pires de Castro e foi organizada pela Fundação Verde Herbert Daniel.

"Trata-se de um dia para ser lembrado e incentivado em sua comemoração, já que se presta a repensar as atitudes que nós, humanos, temos para com o Meio Ambiente e a preservação dos biomas necessários à manutenção da vida animal e aos cuidados que precisamos ter com os animais mais próximos, os domésticos, que nos acompanham e nos trazem alegria, paz, carinho e amor", comenta  vereadora Teresa Britto (PV), que é membro da Fundação Verde Herbert Daniel.

Dia Nacional dos Animais

Instituído como o Dia Nacional dos Animais, 14 de março foi criado para conscientizar as pessoas sobre necessidades e direitos dos animais, a importância que têm na vida de todos e como ajudam na melhoria da qualidade de vida dos humanos.

Segundo o art. 32 da Lei Federal 9.605/98, maltratar animais é crime. O maltrato de animais compreende em bater, manter em cativeiro animais silvestres, prender o dia todo animais domésticos, não tratar os doentes, submetê-los a trabalho forçado, deixar sem água, comida e abrigo e abandonar animais domésticos.

No entanto, embora seja considerado crime, não há como obrigar o dono a ficar com o animal abandonado e, se responder pela acusação, poderá, no máximo, pagar penas alternativas.

 

redacao@cidadeverde.com