Cidadeverde.com

Peixe-boi encalhado em Luís Correia vai para Ilha de Itamaracá

  • peixe_boi1.jpg Chico Rasta
  • peixe_boi2.jpg Chico Rasta
  • peixe_boi3.jpg Chico Rasta
  • peixe_boi4.jpg Chico Rasta
  • peixe_boi5.jpg Chico Rasta

Por Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

A história do filhote de peixe-boi que encalhou vivo no litoral piauiense tem mais um capítulo. O 'bebê' embarcou para a Ilha de Itamaracá (PE) onde deve ficar pelos próximos dois anos sob os cuidados do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio). O animal marinho foi encontrado por turistas na Praia de Atalaia, possivelmente, após se perder da mãe. 

A biológia Liliana Souza, responsável pelo projeto Pesca Solidária que realizou o resgate, ressalta que nesse estágio de vida, o animal- que tem menos de um mês de idade- necessita de cuidados bastante específicos e especializados.

"Em um ambiente natural, ele estaria aos cuidados da mãe até completar os dois anos de idade. É um mamífero, então a alimentação dele seria o leite materno, mas infelizmente ele deve ter se desprendido da mãe e por causa da sua inexperiência não conseguiu sobreviver ao mar”, disse Liliana Souza. 

O filhote foi encontrado por turistas, no fim de semana, que tentaram reintroduzi-lo ao mar, mas no dia seguinte, o 'bebê' encalhou novamente e foi resgatado por uma equipe do Pesca Solidária. O animal é fêmea e ainda estava com cordão umbilical, mede 1,28 metro e pesa cerca de 50 kg. 


Com informações Pesca Solidária
bicharada@cidadeverde.com