Cidadeverde.com

Bieber, Anitta e Luan Santana lideram o top 10 do Youtube

Imprimir

“Quando eu vou fazer uma música nova, sempre penso no YouTube”, diz Anitta ao G1. Tanta dedicação fez da cantora uma das poderosas do site entre os brasileiros. Em homenagem ao aniversário de dez anos, a plataforma do Google liberou ao G1 com exclusividade os vídeos de música mais vistos no Brasil. “Show das Poderosas” é o terceiro da lista, dominada por artistas do país.

As exceções são “Baby”, de Justin Bieber, que está no topo da lista, “Gangnam Style”, do sul-coreano Psy, e “Dark Horse”, de Katy Perry. “O YouTube virou um destino para amantes de música, para descoberta de novos talentos e, para a classe artística, uma plataforma importante de geração de negócio”, explica Álvaro Paes de Barros, diretor de conteúdo do YouTube.

“Eu acredito que a internet seja hoje o novo mercado de comunicação no mundo”, diz Anitta. “A pessoa que quer ver um trabalho seu pode ver a hora que ela quiser, não precisa esperar.” No site, a cantora publica videoclipes, making off, gravações e até já arriscou uma websérie. Cada episódio trazia o trabalho que deu origem a uma das músicas de seu álbum.

Para Barros, o site é uma ferramenta para músicos engajarem os fãs. ”O Luan Santana talvez seja o cara que melhor entendeu isso”, diz. Autor do segundo vídeo mais visto, “Tudo que você quiser”, o cantor usa o site para realizar sessões de conversas com fãs e para publicar vídeos em que responde seguidores.

Ele é ponta de lança da nova cena da músca romântica, um gênero que nada de braçada no YouTube. Além de Luan, o top 10 inclui outros representantes como Henrique e Juliano, Michel Teló , Marcos & Belutti e Lucas Lucco.

“Nós conseguimos identificar que nosso público é jovem e bem focado em redes sociais e internet. Por isso, iniciamos a divulgação de nosso DVD gravado em Brasília basicamente em internet”, diz Juliano. A dupla liberou todas as faixas do disco no site.

Enquanto os sertanejos preferem apresentações ao vivo, Anitta capricha na produção. A cantora não é só uma das estrelas do serviço como também é uma usuária. Assiste vídeos espanhóis, latino-americanos e até os de pop sul-coreano. “São muito bem produzidos, eles investem muito no videoclipe”, diz. “Gosto da coisa colorida”, confessa, dizendo que clipes do gênero de “Gangnam Style” já até serviram de inspiração.

Os canais de música brasileiros já antecipam uma tendência: são mais acessados por tablets e smartphones do que por PCs. O mesmo ocorre com os de moda, beleza e bem estar e os de humor. Considerando toda a plataforma, 40% são acessos móveis. A estimativa de Barros é que a virada ocorra até o fim de 2015.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais