Cidadeverde.com

Biotina: benefícios que você precisa conhecer

Imprimir

Há nas prateleiras centenas de produtos cosméticos que prometem fortalecer o cabelo e fazer com que as unhas cresçam saudáveis. Recorremos a eles com frequência, muitas vezes esquecendo que a beleza começa de dentro para fora, literalmente. Para ter cabelos e unhas lindos e saudáveis, é preciso ingerir diariamente as vitaminas que o corpo precisa – neste caso, especificamente, a biotina.

Aqui você confere as principais informações sobre essa vitamina para tê-la como sua aliada nos cuidados com a saúde e beleza.

O que é a biotina?

É uma das vitaminas do Complexo B, também conhecida como vitamina B7 ou H. Ela é hidrossolúvel (absorvida pelo intestino e levada aos tecidos através da circulação) e precisa ser reposta diariamente porque o corpo não pode armazená-la – o excesso é eliminado pela urina.

A biotina é essencial para o bom funcionamento das células do nosso corpo e tem funcionamento semelhante ao de uma enzima, metabolizando as gorduras, os açúcares e as proteínas. Ela age diretamente na formação da pele e tem a função de neutralizar o colesterol, explica a nutricionista Sabrina Lopes. “A carência dessa vitamina causa retardo no desenvolvimento, alterações na visão e audição, dermatites e alterações no couro cabeludo”, esclarece a especialista.

Quais alimentos têm a vitamina B7?

A biotina está presente em uma série de alimentos, como derivados de leite, espinafre, abacate, melancia, morango, sementes e nozes. Alguns têm uma quantidade ainda maior da vitamina como fígado, gema de ovo e peixes.

Ironicamente, embora a gema do ovo seja rica em biotina, a clara de ovo crua impede que a vitamina seja absorvida pelo organismo. A ingestão frequente de bebidas alcoólicas também reduz a absorção da biotina.

Onde encontrar ou comprar a Biotina?

O ideal é que a vitamina seja ingerida a partir de uma dieta saudável e balanceada. Mas como nem sempre conseguimos pela alimentação todos os nutrientes que nosso corpo precisa, também é possível encontrar a biotina em cápsulas vendidas em farmácias e pela internet.

Quem quiser economizar pode comprar a Biotina em farmácias de manipulação. Em qualquer dos casos, é essencial a prescrição médica.

Benefícios da biotina

Assim como as outras vitaminas do complexo B, a biotina é muito importante para o metabolismo. A vitamina processa praticamente todos os tipos de alimentos que você ingere, incluindo carboidratos, proteínas e gorduras. Por isso, se aliado à dieta correta, um suplemento de biotina pode inclusive acelerar a perda de peso devido aos seus efeitos claros sobre o processo metabólico.

A biotina também desempenha um papel importante na produção de glicose no sangue e ajuda a manter níveis saudáveis de açúcar. Ela é capaz de reduzir o colesterol ruim no sangue que, quando muito alto, pode resultar em doenças cardíacas graves.

Além de todos os benefícios para o melhor funcionamento do organismo, suplementos de biotina podem ser aliados de beleza: a vitamina está diretamente relacionada à saúde dos cabelos, unhas e pele.

Se seu cabelo cai muito ou está enfraquecido, pode ser um sinal de que você tem ingerido menos vitamina B7 que o necessário. A biotina também pode ser a solução que você procura para fortalecer as suas unhas e vê-las crescer saudáveis.

Biotina engorda?

Não, a biotina não causa aumento de peso. Ela é essencial para o bem estar do nosso corpo e está relacionada a alimentos saudáveis e à redução do colesterol. Além disso, as vitaminas não têm componentes calorias, logo não engordam. No entanto, este mito surgiu porque algumas das vitaminas podem ajudar a aumentar o apetite.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais