Cidadeverde.com

Canto do Buriti discute problema do lixão

A Assembleia Legislativa do Piauí, por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza realiza, amanhã (28), às 9h, na sede da Câmara Municipal de Canto do Buriti, na região Sul do Piauí, uma audiência pública para discutir o problema do lixão, localizado às margens da PI-141, próximo ao anel viário do município.
 
O presidente da Comissão, o deputado Dr. Hélio Oliveira (PR), destaca que esse problema tem gerado críticas de todo os lados, porque o lixão recebe, diariamente, os resíduos sólidos recolhidos pelos serviços de limpeza da Prefeitura Municipal de Canto do Buriti.
 
"Estamos propondo a discussão dessa situação, que para nós, é um grave problema de saúde pública e um desrespeito à população. Queremos ouvir as lideranças locais, os moradores e também os representantes da gestão municipal, o Ministério Público, o Poder Judiciário. Enfim, todas as instituições e pessoas que querem dar uma contribuição sobre o problema", explica o deputado Dr. Hélio.
 
O parlamentar lembra que o município de Canto do Buriti ainda não tem um aterro sanitário e precisa enfrentar o problema do lixão, se adequando ao que prevê a legislação ambiental do país.
 
"Estamos confiantes de que encontraremos uma solução para esses lixões a céu aberto, contando com o esforço do poder público, da Câmara Municipal e da população, para que tenhamos mais qualidade de vida em Canto do Buriti", conclui Dr. Hélio.
 
Fonte: Ascom

Leilão de veículos em Parnaíba, Floriano e Teresina

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) abre, nesta terça-feira (26), visitação a 170 veículos que serão leiloados no dia 03 de outubro nas cidades de Teresina, Parnaíba e Floriano. Os interessados poderão conhecer os lotes no depósito Vip Leilões, na capital, e na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Parnaíba e Floriano.

Ao todo, serão leiloados 170 veículos, 137 motocicletas e 8 automóveis em Teresina; 1 motocicleta em Parnaíba e 24 motocicletas na cidade de Floriano. Na visitação, apenas a avaliação visual poderá ser feita, não sendo permitidos procedimentos como manuseio, experimentação e retirada de peças.

O leilão será realizado na terça-feira (03), a partir das 10h, e os valores arrecadados no evento serão usados para quitação dos débitos do veículo junto ao Detran, já que os novos proprietários o recebem livre de multas e as taxas de licenciamento relativas a anos anteriores são anistiadas pelo órgão.

Interessados em participar da modalidade online do leilão deverão se cadastrar previamente no site www.vipleiloes.com.br. Tanto na modalidade presencial e online, é necessário o pagamento de caução no valor de R$ 1.000, por meio de cheque ou depósito bancário.

Fonte: Ccom

Amarante terá Estação de Tratamento de Esgotos

A obra em Amarante  inclui a implantação de 43 quilômetros de rede coletora de esgoto e mais de duas mil trezentas e oitenta e três ligações domiciliares. A cidade contará em janeiro de 2018 com uma Estação de Tratamento de Esgoto(ETE) com capacidade para tratar 18,43 litros por segundo.

A Agespisa já executou 95% da obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. O investimento é de R$ 16 milhões, com recursos da Codevasf,   beneficiando diretamente cerca de 12 mil pessoas.

A ETE(Estação de Tratamento de Esgotos) abrange duas lagoas anaeróbias, uma facultativa e uma de maturação. O sistema conta também com oito estações elevatórias de esgoto, cuja função é bombear o fluxo para um nível mais elevado.
 
Ao final da obra 70% da cidade de Amarante contará com cobertura de esgotamento sanitário. 

Fonte: Ascom

Atrações dos Festejos de Santa Cruz do Piauí

Uma vasta programação foi anunciada pelo prefeito Barroso Neto para o Festival de Cultura de Santa Cruz do Piauí. O evento que faz parte do calendário festivo do município ocorrerá em dois dias com grandes atrações musicais.

O prefeito informou que a administração municipal vem priorizando ações para realização de um evento à altura do merecimento do  povo. Com esse objetivo, o prefeito confirmou nomes de artistas de renome nacional para o evento.

Segundo Barroso, no dia 31 de outubro, o Governo Municipal contratou Jonas Esticado, uma das maiores revelações do forró nos últimos anos, além de Canina do Forró. Já no dia  01º de novembro, as atrações serão também de renome nacional, como  Washington Brasileiro,  Iohannes e Forró do Imperador.

O Festival de Cultura de Santa Cruz tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento local, a partir de novas oportunidades surgidas com a realização de um evento de grande porte, ser vitrine do município, para dinamizar as potencialidades da região, e movimentar negócios.

De acordo com o prefeito, o Festival de Cultura pretende ainda perenizar a importância do patrimônio imaterial, da identidade cultural do pensamento critico e da democratização do acesso às artes em suas diversas manifestações.

A programação inclui palestras, feiras, oficinas de capacitação, prática de esportes, programação religiosa e  shows com atrações regionais.

Fonte: Ascom

Escola Agrícola de Miguel Alves será reformada

Em visita a Escola Família Agrícola (EFA) de Miguel Alves, na tarde desta última quinta-feira (20/09), o Prefeito Oliveira Júnior e representantes da Fundação Padre Antônio Dante Civieiro, entidade na qual coordena o trabalho das EFA's no Piauí, chegaram ao acordo de reformar e ampliar os serviços educacionais na unidade que está localizada na Fazenda Riacho do Conrado, zona Rural do município. 
 
A principio  as reivindicações eram de objetos para os dormitórios. Entretanto após um diagnostico da equipe da educação municipal, o prefeito Oliveira Júnior viu a necessidade de se fazer algo além. 

Para incrementar e ajudar no aumento dos resultados positivos da escola, Oliveira Júnior sugeriu a construção de um novo campo de futebol e um laboratório de pesquisa, onde todos possam agregar conhecimento com novas atividades. 

Fonte: Ascom

Município de Sigefredo Pacheco realizará Expoagro

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Sigefredo Pacheco  está organizando a 1ª ExpôAgro Sigefredo e III feira da agricultura familiar

O evento  acontece neste sábado 23 de setembro e terá início a partir das 06:00hs da manhã na Praça Nossa Senhora da Conceição, finalizando as 22:00hs com show da Banda Xenhenhem, uma grande estrutura será montada para receber os agricultores e a população em geral

O evento é uma idealização do Presidente da Câmara Vereador Douglas Pereira em parceria com o prefeito Oscar Bandeira, com apoio dos deputados: Aluísio Martins e Fabio Abreu. Várias entidades estão na parceria do evento STTS, SDR, SENAR, SEBRAE, EMATER. De acordo com a organização a expectativa é de uma grande presença de  publico.

Fonte: Ascom

Urbanização da Praia da Pedra do Sal

O governador Wellington Dias esteve em audiência com o secretário nacional do Patrimônio da União, Sidrack de Oliveira Costa Neto, tratando sobre autorização para as obras de urbanização da Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, nessa terça-feira (19), no Ministério do Planejamento, em Brasília.

De acordo com o governador, o investimento para as obras são de emendas parlamentares do deputado federal Flavio Nogueira, por meio do Ministério do Turismo e recursos próprios do Estado.

"Já estamos concluindo o asfaltamento que dá acesso à Pedra do Sal e agora queremos fazer como na Praia de Atalaia, em Luís Correia. O objetivo é garantir, com a urbanização, o saneamento que, além de servir aos moradores do litoral piauiense, servirá aos turistas do Brasil e do mundo que visitam a região", enfatizou Wellington.

Fonte: Ccom  

Salão do Livro de Campo Maior

O 2º SALICAM( Salão do Livro de Campo Maior ) que é organizado pela Prefeitura do município através da secretaria municipal de educação e do Governo do Estado  será realizado de 22 à 24 de novembro.

A coordenadora do evento, Alcélia Ramos, disse que a programação cultural  contará com  shows musicais e  de humor  que vão incrementar a parte noturna do salão que  também contará com palestras que  acontecerão simultaneamente aos bate papos literários, para que haja uma circulação de pessoas constante.

O objetivo do Salão é fomentar a cultura através da leitura e  aproximar os escritores piauienses e locais com os leitores. O evento conta na realização com uma emenda parlamentar do deputado estadual Aluísio Martins(PT).

Fonte: Ascom

Obras na cidade de Joaquim Pires

A Prefeitura de Joaquim Pires prossegue com  a reforma do Mercado Público Municipal. O Prefeito Genival Bezerra (PT) tem acompanhado os serviços para garantir que a obra seja concluída o quanto antes e também que tudo seja executado com qualidade.

Apos receber o mercado, Genival Bezerra se reuniu com assessores e autorizou a reforma do prédio. A obra é realizada com recursos próprios do município e irá beneficiar feirantes e a população com mais conforto e tranquilidade.

Segundo o gestor, o trabalho tem seguido o cronograma estabelecido pela Prefeitura e  logo a população e feirantes poderão usufruir do espaço reformado. Genival lamentou a situação degradante que era o mercado, mas garantiu que continuará trabalhando para devolver os espaços públicos para os munícipes em condições de uso.

“Infelizmente a situação do nosso mercado era triste, convocamos nossa equipe e solicitamos que o nosso mercado fosse reformado para melhor receber nossa gente e proporcionar um local mais agradável para que os feirantes pudessem trabalhar. Logo, logo iremos entregar essa obra com muito carinho para nossa população” disse o Prefeito.

Fonte: Ascom

Feira da Cidadania em José de Freitas

Depois de percorrer quatro cidades do extremo sul do Piauí, a Feira da Cidadania chega à cidade de José de Freitas, no norte do Estado. Com direito a presença do ator Global, Kleber Toledo, que contagiou o público presente na abertura do evento, conclamando-os para utilizarem-se dos serviços oferecidos.

Antes da entrega da Feira feita pelo prefeito municipal Roger Linhares, se pronunciaram os presidentes do Conselho Nacional do SESI, João Henrique Sousa, e da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), Zé Filho.

Após saudar os presentes, João Henrique elencou os diversos serviços oferecidos gratuitamente à população de José de Freitas. .“As ações do SESI estão acima de questões partidárias e que isso que estamos trazendo para cá é porque sabemos que o povo precisa de direitos de cidadania e isso quase não está sendo oferecido pelo poder público”, ressaltou.

Por sua vez, o presidente da FIEPI, Zé Filho, agradeceu a atitude do presidente do CN/SESI, dizendo que pela magnitude da ação voltada para os mais carentes, disponibilizou toda a estrutura das entidades do Sistema FIEPI: SESI, SENAI e IEL para prestarem serviços para a Feira. “Entendemos que quem ganha com isso é o povo e por isso estamos trabalhando em conjunto”, disse Zé Filho.

A Feira da Cidadania é uma realização do Instituto Conhecer Brasil em parceria com o Conselho Nacional do SESI e a Federação das Indústrias do Piauí - FIEPI. Depois de José de Freitas, a Feira segue para as cidades de Barras, Luzilândia e Buriti dos Lopes.

Através do evento, a população terá acesso a serviços como emissão de certidão de nascimento, cédula de identidade e CPF. Além disso, os cidadãos poderão realizar consultas médicas e odontológicas gratuitamente.

Com ações culturais lúdicas e shows com artistas locais e regionais que valorizam a cultura do Piauí, o projeto pretende unir gerações e trazer um senso de pertencimento das pessoas que lá vivem, fortalecendo assim sua relação com a terra natal.

O esporte também está contemplado na feira, com os campeonatos de futebol de campo e de salão e de vôlei de quadra e queimada entre crianças de escolas da região.

Fonte: Ascom

Posts anteriores