Cidadeverde.com

Piracuruca no combate à violência contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Piracuruca através da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social-SEMTCAS e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS convida toda a sociedade para participar da Caminhada: Violência Sexual Deixa Marcas! que será promovida no dia 18 de maio, com a concentração na praça do Camelódromo, em parceria com o conselho tutelar e as escolas da rede pública do município. 

O objetivo da ação é chamar a atenção da sociedade para os altos índices de abuso e exploração sexual de crianças e adolescestes.

Nesse contexto, destaca-se que a campanha é fundamental para divulgações de informações e socialização dos serviços ofertados pela rede de atendimento do município.

18 de maio

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Fonte: piracurucanews

Melhorias na saúde de União

O Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado, em União (55 km de Teresina), tem passado por transformações nos últimos meses. Recebendo atenção especial por parte da gestão municipal, o hospital teve a sua capacidade de atendimento dobrada e passou a realizar diversos procedimentos que antes não realizava. Outras mudanças ainda serão realizadas com a entrega da reforma do centro cirúrgico e a reforma da outra parte do hospital, que começará em breve.

Há cerca de 1 ano e 5 meses atrás, em gestões anteriores, o hospital atendia cerca de 80 pacientes por dia, hoje atende cerca de 160. Isso em virtude do aumento do número de profissionais plantonistas. São 2 médicos que atendem 24hs, 2 enfermeiros, assistente social, dentre outros.

O hospital também oferece aos pacientes o suporte com a realização de exames de imagem (ultrassonografia e raio-X ) e exames laboratoriais. A realização destes exames tem auxiliado no diagnostico dos pacientes que passam por ali diariamente.

O diretor clínico do hospital, Dr. Itapuã Damásio, ressaltou ainda o aumento na quantidade de exames realizados. “Atualmente o hospital realiza cerca de 540 exames de Raio-X por mês, entre pacientes internos, pacientes encaminhados pelo PSF e oriundos de municípios vizinhos”, ressalta.

O hospital também conta com o trabalho de um médico (profissional de ultrassonografia) que por 4 vezes na semana atende pacientes internos, garantindo mais apoio ao diagnóstico dos médicos, objetivando em um melhor resultado no tratamento dos pacientes. “Realizamos em média 360 exames de ultrassonografia em pacientes que vem do PSF, além dos internos do hospital”, explica.

O diretor clínico informou ainda que está implantando protocolos de atendimento para casos de infarto, dor torácica, AVC (Acidente Vascular Cerebral), ICC (Insuficiência Cardíaca Congestiva), síndrome coronariana, analgesia, o que garante melhor tempo de resposta ao tratamento e referencia de pacientes para serviços de alta complexidade, quando necessário.

REFORMAS

Está sendo concluída a reforma da cozinha, que ficará dentro dos padrões, com aquisição de fogão industrial, depósito para condicionamento dos alimentos, coifa, exaustor e equipamentos para uso correto pelos profissionais. Outros pontos do hospital, como a sala de parto, e algumas enfermarias receberam pequenas reformas na ambiência, pois estavam funcionando por muito tempo de maneira insalubre.

CENTRO CIRÚRGICO

A secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, informou que a Prefeitura tem cobrado agilidade para que o centro cirúrgico passe a funcionar o mais breve possível. “Já recebemos alguns dos equipamentos necessários e estamos aguardando a outros, o que é fruto de uma parceira com o Governo do Estado, por meio de emendas da Senadora Regina Sousa. De acordo com a Sesapi (Secretaria de Saúde do Estado) receberemos em breve para que possamos informar a reabertura do centro cirúrgico", explicou.

O centro cirúrgico contará com o profissional médico anestesista que irá atuar na realização das cirurgias.

REFORMA DO HOSPITAL

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, anunciou recentemente a liberação dos recursos, por parte do Ministério da Saúde para a reforma da outra parte do hospital. “Já estávamos pleiteando esses recursos desde o ano passado e com o apoio do Senador Ciro Nogueira, conseguimos junto ao Ministério da Saúde a liberação destes recursos. Faremos os trâmites normais para dar inicio a esta obra que vai transformar por completo o hospital oferecendo o melhor para a nossa população", disse o gestor.

Fonte: Ascom

Cultura nos municípios do Piauí

Após a revitalização de espaços culturais por todo o Piauí, o Projeto Circulando Teatro leva cultura a todas as regiões do estado com apresentações gratuitas e a preços populares em algumas cidades. Este mês o projeto apresenta a “Trinca de Risos” com Maria dos Prazer, Aurineide Cumurupim e Nany People.

Os shows serão no Teatro Maria Bonita (Floriano), no Centro Cultural Benjamin José Nogueira (Corrente), Teatro Alard (Bom Jesus), Cine Teatro Oeiras, Teatro João Cláudio Moreno (Piripiri), Teatro Saraiva (Parnaíba) e finaliza no Teatro Sulica, sede da Secult, em Teresina. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias dos próprios teatros.

A personagem Maria dos Prazer é interpretada pelo humorista piauiense Carlos Anchieta. A personagem surgiu em 2006, com a peça "Luiza e prazer, a comédia do poder", escrita e dirigida por João Carlos Sousa e inspirada em uma empregada doméstica, lutadora e candidata a senadora do povo. Com a personagem, Carlos Anchieta fez participações nos programas de TV em rede nacional, sempre ganhando muitos elogios e risos.

A personagem Aurineide Camurupim surgiu há 25 anos. Após vários festivais, na qual figurava sempre entre os primeiros lugares, o crescimento da personagem se dava a cada espetáculo. Em julho de 2006 ganhou o primeiro lugar no concurso de piadas do programa Show do Tom, se consagrando como o primeiro humorista cearense a ganhar um festival de humor em rede nacional.

Nany People é atriz, humorista, apresentadora de shows, eventos performáticos, telegramas animados, feiras, convenções e comédia stand up. Trabalha há várias anos em TV, cinema, teatro e rádio. Nany ganhou reconhecimento no cenário nacional, em 1997, como repórter do programa "Novo Comando da Madrugada" de Goulart de Andrade (Extinta Rede Manchete) e foi jurada residente do programa "Guerra é Guerra", da Rede Mulher.

O projeto Circulando Teatro é uma realização do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que tem como objetivo levar espetáculos de qualidade a outras cidades do estado, além de Teresina.

Agenda de shows:

08/05 - Floriano – Teatro Maria Bonita
09/05 – Corrente – Casa de Cultura Coronel Benjamim José Nogueira
10/05 – Bom Jesus – Teatro Alard
11/05 – Oeiras – Cine Teatro Oeiras
12/05 - Piripiri – Teatro João Cláudio Moreno (Memorial Espedito Resende)
13/05 – Parnaíba – Teatro Saraiva
14/05 – Teresina - Teatro Sulica (Sede da Secult)*
*No Teatro Sulica a apresentação será ao meio-dia

Fonte: Ccom

Encontro de Jovens Rurais do Semiárido

Em junho, o município de Picos sediará o II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido. A expectativa é de que o evento reúna centenas de jovens oriundos do semiárido brasileiro para discutir temas voltados à convivência com a região. O encontro será realizado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Coordenadoria da Juventude e Emater.

O objetivo central é fortalecer as pautas da juventude do semiárido nos espaços de participação e no processo de construção das políticas de desenvolvimento territorial. O evento pretende ainda promover o intercâmbio entre os jovens, oportunizando troca de experiências e vivências coletivas de aprendizagem, buscando fortalecer a participação dos movimentos juvenis do campo nas políticas públicas de juventude voltadas para a região.

No Piauí, muitos desses jovens já participam de projetos de desenvolvimento da agricultura, já são produtores e desenvolvem trabalho e renda no campo. “No encontro, haverá a apresentação dos seus projetos e discussão de novas técnicas, novos trabalhos no campo, as tecnologias e como o jovem pode inovar na sua área. Também receberão orientações de como podem desenvolver o negócio por meio de linhas de crédito e trabalhos científicos. A programação contará com diversas atividades que servirão para incrementar o trabalho, estudo e a vida desses jovens”, disse o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes.

Bovinocultura

Ainda durante a reunião que tratou do Encontro de Jovens Rurais do Semiárido, o governador Wellington Dias também autorizou a liberação de recursos para que Adapi, Emater, SDR e Seplan atuem junto à Câmara Setorial do Leite, no acompanhamento técnico de 150 famílias produtoras de leite nos Territórios dos Cocais e Planície Litorânea.

“Por enquanto, será um projeto piloto que envolverá os municípios de Piracuruca, Cocal, Caraúbas e São José do Divino. Esse projeto visa o fortalecimento da cadeia produtiva, por meio do aumento da quantidade de produção e qualidade do leite, que dará suporte para a empresa que está sendo instalada”, pontuou a secretária de Estado do Desenvolvimento Rural, Patrícia Vasconcelos.

Fonte: Ccom

Prefeitura de Monsenhor Gil no combate às drogas

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com a secretaria de Assistência Social da Prefeitura  de Monsenhor Gil, realizou na última sexta- feira (04), uma palestra sobre o uso de drogas e seus malefícios. 

O evento contou também com a participação do artista Chagas Vale,que de forma lúdica,com  teatro de bonecos, reforçou a importância de se combater o uso de drogas. O evento  ainda contou com a presença de Sâmio Falcão Mendes,representando a OAB/PI.

Fonte: Ascom

Ciro visita Estação de Tratamento de Floriano

O senador Ciro Nogueira (Progressistas), esteve, neste sábado (05), em Floriano, para acompanhar de perto uma das obras mais importantes da cidade, a Estação de Tratamento de Esgoto, obra iniciada na administração anterior do prefeito Joel Rodrigues, que depois ficou 4 anos parada, na gestão do prefeito anterior, e que, através do senador foi retomada. O engenheiro responsável, Ângelo Tadeu, acompanhou a comitiva explicando as etapas do projeto da Estação de Tratamento de Esgoto. 

A primeira parte da obra, de acordo com engenheiro, contemplou a construção de 60 km de rede em toda cidade. Atualmente sendo executada, a segunda etapa compreende a construção de três lagoas de estabilização, sendo duas de maturação e outra facultativa, com previsão de entrega para o final de agosto. “Após a conclusão da segunda etapa, estaremos realizando a construção das estações elevatórias e emissários, que receberão todo o esgoto da cidade e destinando-o às lagoas, para ao final do tratamento, serem desembocados no rio Parnaíba”, disse Tadeu.

Também estavam na comitiva, o deputado Federal Mainha e o ex-secretário de Estado, Dr. Francisco Costa, vice-prefeito Antônio Reis, secretários, vereadores, prefeitos, de Itaueira, Quirino e de Nazaré do Piauí, Nonato de Abilio. O senador Ciro Nogueira ficou satisfeito com o andamento do projeto que promete transformar a saúde de Floriano, melhorando a qualidade de vida da população. “Estamos fazendo a maior obra da história de Floriano, uma obra que ficou paralisada por 4 anos e com a parceria do prefeito Joel Rodrigues estamos tornando realidade. Atestamos aqui uma ação que está avançando, a nossa meta é deixar a cidade 100% saneada”, enfatizou o senador. 

O prefeito Joel Rodrigues vem acompanhando periodicamente o andamento das obras, para que o trabalho aconteça dentro do prazo esperado. “Estamos diante da maior obra da cidade e o nosso maior interesse é que ela seja concluída para que o saneamento básico seja de fato uma realidade para o nosso povo. Esta é apenas uma das iniciativas do senador em prol de Floriano, que viabilizou 11 milhões de reais para a saúde, 7 milhões pelo Ministério das Cidades e a retomada da construção de 499 casas do conjunto Riacho Fundo. Parte desses recursos já estão em execução como nas reformas das Unidades Básicas de Saúde e tantos outros em fase de projeto, mas com os recursos garantidos, finalizou Joel.

Fonte: Ascom

XI Festa do Vaqueiro e Agricultor em Monsenhor Hipólito

 

A Prefeitura de Monsenhor Hipólito, através da Secretaria Municipal de Cultura, vai realizar, no próximo domingo (6), a XI Festa do Vaqueiro e Agricultor, evento cultural e religioso que tem o objetivo de resgatar e manter viva a cultura tradicional e homenagear os vaqueiros e os agricultores do município.

A programação terá início às 05:30h da manhã com Alvorada Festiva, na Praça Itamar Sérvulo Gomes, e se estende durante todo o dia, com Café da Manhã no Salão Paroquial, às 07:30h; Missa Solene na Igreja Matriz de Santa Ana, às 09:00h; Almoço Comunitário e apresentação do sanfoneiro Mão de Onça, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), às 12:00h e às 13:00h, respectivamente; até a noite, com show do cantor Andrews Robson, revivendo Luiz Gonzaga, em praça pública, às 20:00h.

A Secretaria Municipal de Cultura convida todos os hipolitanos, especialmente os vaqueiros e agricultores, a participarem da XI Festa do Vaqueiro e Agricultor e desde já, agradece as suas valiosas participações.

Fonte: CG Notícias

Agricultura familiar e oportunidades em Floriano

A feira da agricultura familiar já é uma realidade no município de Floriano, localizada no Complexo do Cruzeiro, conhecido como “Mercado do Cruzeiro”, a atividade é uma oportunidade para o pequeno produtor rural expor seus produtos e colaborar com o desenvolvimento da economia local. Realizada rotineiramente aos sábados, oportuniza à comunidade a possibilidade de comprar hortaliças produzidas sem agrotóxico e contribuir com os trabalhos do pequeno produtor rural.

Pensando na importância desta feira para a comunidade, a Prefeitura de Floriano realizará a entrega das mesas para os feirantes cadastrados que exercem trabalhos no local, no próximo sábado (5), a solenidade ocorrerá no Complexo do Cruzeiro, a partir das 07h30, a ideia é organizar a exposição dos produtos, garantindo mais comodidade ao feirante e ao consumidor. As mesas que não são propriedade dos feirantes, permanecem no local, sendo devidamente guardadas para utilização na feira seguinte. Jaqueline Monteiro, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico garantiu ainda que a Prefeitura está dando mais este incentivo aos feirantes que já desenvolvem esta atividade no complexo, para garantir ao pequeno produtor condições mais favoráveis para o desenvolvimento comercial de suas atividades.

Ao todo, 60 feirantes estão cadastrados e receberão este ônus, a feira também é oportunidade de negócios para os artesãos florianenses que expõem suas peças e contribuem entre outras coisas, para a difusão da arte e cultura da cidade. Toda a comunidade é convidada a participar da momento que tem como objetivo principal melhorar a vida dos pequenos agricultores e dos consumidores que terão acesso a produtos livres de agrotóxico, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho.

Fonte: Ascom

Religiosidade em Socorro do Piauí

Encerra neste sábado (05/05/2018), os festejos  de  Nossa Senhora das Cabeças no Povoado São José da Tenda, Zona Rural do município de Socorro do Piauí. O novenário iniciou-se em 27 de abril com uma vasta programação religiosa.  O festejo do Povoado é um dos mais tradicionais do município e atraI milhares de turistas de cidades vizinhas e até mesmo de outros estados.   O cantor Leo Cachorrão e o sanfoneiro Mozart Maia serão as grandes atrações musicais deste sábado.

O prefeito de Socorro do Piauí  José Coelho Filho, o Zitim,  espera contar com um público ainda maior  durante os festejos deste ano.

Fonte: Ascom

Cortes de beneficiários do Bolsa Família no Piauí

No dia 30 de abril, o Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) anunciou o corte de 392 mil famílias do Programa Bolsa Família, um mês antes de ser realizado o ajuste 5,67% que o presidente Michel Temer tinha anunciado. O que agrava a situação de muitas pessoas que dependem da renda nos municípios.

Este é o segundo maior corte da história do programa,  segundo pesquisas do site UOL.  O maior aconteceu também no governo do atual no ano de 2017. Para o presidente da APPM, Gil Carlos, esse impacto é sofrido de forma maior nos municípios. “Muitas famílias dependem dessa forma de renda e o que surpreende é que o corte ocorreu um mês antes do reajuste prometido pelo o governo federal”, ressalta o gestor.

No estado do Piauí cerca de 450 mil famílias têm acesso ao programa e no começo de janeiro 42 mil tiveram o beneficio negado por irregularidade e por falta de atualização. Sendo assim, o estado terá mais uma vez um grande desfalque no número de beneficiários.

No mês de abril, o MDS contabilizou que cerca de 13.772.904 famílias atendidas pelo programa e o menor desde novembro do ano passado em todo o país.  O corte acaba com uma sequencia de sete meses em alta no número de beneficiários.

O programa foi criado em 2003 e tem como intuito contribuir para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. Possui três eixos principais: complemento de renda, acesso a direitos e articulação com outras ações.

Fonte: Ascom

Posts anteriores