Cidadeverde.com

Aniversário de Santa Cruz dos Milagres

O prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Wilney Rodrigues e equipe,  elaboraram uma vasta programação para festejar nos dias  28 e 29 de abril os 25 anos de emancipação política do município. Entre as atividades constam competições esportivas, culto em ação de graças, missa, entrega de prêmios, corte de bolo comemorativo e ainda um grande show musical com a presença de artistas como Mara Pavanelly, Forró Absluthe, e banda Desejo do Forró. De acordo com o prefeito Wilney os festejos de Santa Cruz dos Milagres e o encontro dos Santos agora de 2017 terão amplo apôio da Prefeitura com maior incentivo ao crescimento da presença de romeiros nos  dois eventos, com foco na fé  e movimentação do turismo religioso no município.

Pio IX: vereadores promovem audiência sobre segurança

O Vereador Jônathas Leite de Sousa, de Pio IX,  é autor de um requerimento solicitando uma Audiência Pública para discutir com a população a questão da segurança no município. A Audiência irá ocorrer dia 04 de maio,   08 horas da manhã no auditório do sindicato rural de Pio IX,  e promete atrair uma grande quantidade de moradores da cidade que desejam mais segurança para a população. De acordo com o Vereador Jônathas a intenção da Audiência é ouvir dos moradores  propostas e debater idéias sobre a questão da segurança pública local. Um dos pontos a serem tratados no evento será  o aumento do número  de policiais para atuarem  na segurança do município. Várias autoridades da segurança estadual foram convidadas a participar da Audiência. 

Obras em Tanque do Piauí

A população da cidade de Tanque do Piauí comemora a execução de obras realizadas pelo Governo do Estado através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) nas zonas rural e urbana do município.

Na zona rural, a comunidade Bom Princípio é contemplada com uma nova praça, possibilitando que crianças, jovens, adultos e idosos, tenham um amplo espaço de lazer.

A obra orçada no valor de R$ 85.588,61 está em execução e a expectativa é que até o mês de junho, todo o serviço seja concluído.

Na zona urbana, o Governo do Estado está pavimentando ruas e avenidas, totalizando 5 mil metros quadrados de calçamento, contemplando a Avenida Dom Avelar, Rua 7 de setembro, e a Rua 21 de abril.

 

Fonte: Ccom

Altos sofre com onda de violência

Roubos, assaltos a  postos de gasolina,  supermercados, agências de correios, instituições financeiras, lanchonetes, arrastões durante o dia, tiroteios em vias públicas, invasões de residências, assassinatos e até mesmo pessoas mantidas como reféns dentro de casa por bandidos,  tem sido constantes no município de Altos,   distante apenas 40 quilômetros de Teresina, e com uma população de 40 mil pessoas. De acordo com a prefeita Patricia Leal a cidade tem apenas  uma única viatura  policial, e um contigente por turno de vigilância diário que não ultrapassa 06 policiais militares. Uma realidade que tem assustado moradores e preocupa autoridades do município, que querem  do Governo do Estado a instalação urgente de um Batalhão da PM, para melhor garantir a segurança da população. 

Ação Social em Água Branca

 

A Prefeitura de Água Branca, em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, promoveu, neste sábado (22), no bairro São Luiz, uma ação de cidadania com a oferta de serviços gratuitos à população.

O Dia de Ação Social faz parte de um trabalho de aproximação da Secretaria de Segurança Pública da população e contou com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Administração e Comunicação para a oferta de serviços como expedição de RG, testes de glicemia, pressão arterial e disponibilização de orientação e atendimento nas salas da Cidadania e do Microempreendedor.

“A nossa politica é de qualidade de vida, de direitos humanos, de igualdade e no exercício amplo da cidadania. Por isso, contar com o apoio do governador Wellington Dias e do secretário Fábio Abreu para proporcionar à população uma ação inclusiva como esta nos deixa muito satisfeitos”, frisa Jonas Moura, prefeito de Água Branca.

Ao todo, cerca de 300 pessoas receberam atendimento gratuito na ação, que contou com a participação do diretor Instituto de Identificação “João de Deus Martins”, o perito criminal especial Francisco Pinheiro, e da articuladora dos municípios no Instituto de Identificação, Cleide Neres Germano.

Fonte:Ascom

 

Municípios debatem regimes próprios de previdência

Uma grande mesa redonda para o debate do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) nos municípios. Com essa finalidade, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) realiza no dia 25 deste mês o Seminário Regime Próprio de Previdência Social. O evento acontece no auditório da entidade e contará com palestrantes locais e nacionais.

Atualmente, 63 municípios do Piauí possuem regimes próprios de previdência e outros desejam criar o RPPS, saindo do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

“Pretendemos por o tema em discussão, mostrando as vantagens e desvantagens de fazer a migração de regime, para que o gestor municipal, bem como vereadores e toda a sociedade local avaliem se é interessante para o servidor e para o município essa migração”, revela o presidente da APPM, Gil Carlos.

O evento apresentará as palestras “Primeiros Passos do RPPS Municipal, Vantagens e Desvantagens RPPS x RGPS”, com palestrantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Tribunal de Contas do Estado do Pernambuco (TCE/PE);  “Receita Federal”, com Eudimar Alves;  “Boas Práticas de Gestão e Desenvolvimento Local”, com a dra. Célia Verônica Emídio (ANEPREM) e Dr. Leonardo Rolim. “A Reforma da Previdência”, com dr. Marcelo Caetano. E “O futuro dos RPPS na PEC 287/2016”, com o dr. Alex Sertão; “A Importância da Avaliação Atuarial”, com dr. Mario Rattes.  Apresentará ainda o Painel “Investimentos e Soluções para o déficit Atuarial” e “Investimentos dos Fundos RPPS”, com representantes da CEF, BB e BNB.

O Seminário Regime Próprio de Previdência Social acontece no dia 25 de abril de 2017, a partir das 8h da manhã e deve se estender durante todo o dia. É um evento que reunirá grandes especialistas nacionais em RPPS, com o objetivo de qualificar as decisões dos gestores municipais na área.

São parceiros da APPM nessa iniciativa o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Caixa Econômica Federal, CONSULPREV e Serconprev.

 

Fonte: Ascom

 

Tradições mantidas em Lagoinha do Piauí

A Prefeitura de Lagoinha do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, realizou  durante a Semana Santa a tradicional distribuição de alimentos do município beneficiando centenas de moradores.

 Ao todo foram distribuídos mais de 5 mil quilos de alimentos, entre pescados e  verduras. Os alimentos foram distribuídos pelos servidores da Prefeitura, que fizeram a distribuição de 2.700 quilos de peixes e 3.000 quilos de abóboras, tanto na sede quanto na zona Rural. 

O prefeito de Lagoinha do Piauí, Dr. Alcione, destacou que apesar das dificuldades financeiras, devido à crise econômica, a gestão municipal fez todos os esforços para manter viva a tradição e não faltar alimentos típicos durante a Semana Santa dos moradores de Lagoinha do Piauí.

Alternativas para o turismo em Nazária

O Prefeito Osvaldo Bonfim, se reuniu na manhã desta terça-feira (18) com o Secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, na oportunidade, o gestor apresentou ao secretário importantes projetos em benefício do município.

Osvaldo Bonfim solicitou o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para a execução de obras, como a construção de um novo campo de futebol no município, além de asfalto e calçamento. Outro importante empreendimento e também pauta na reunião, é a urbanização do centro do município, contemplando a orla do rio Parnaíba. Segundo o Prefeito, a idéia é que Nazária conte com infraestrutura tanto para o lazer como para o turismo. “Precisamos buscar alternativas para atrair novos negócios e principalmente para oferecer espaços de lazer e turismo na cidade,e com esse intuito solicitamos o apoio e a parceria da Setur,” disse.

Durante a reunião na Setur, o prefeito Osvaldo Bonfim esteve acompanhado da presidente da Câmara Municipal, vereadora Creane Sousa, e dos vereadores Marcelo Carvalho e Lourival Bispo, que apóiam os projetos.

Fonte: Ascom

Autorizadas obras para cinco municípios do Piauí

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta segunda-feira (17), no Palácio de Karnak, com o deputado federal Marcelo Castro, além do ex-prefeito  de Piripiri, Odival Andrade; prefeito de Santa Luz, Cidelton Cunha; da prefeita de Pajeú, Sebastiana Vieira; prefeito de Fartura do Piauí, Laênio Macedo; e do prefeito de Manoel Emídio, José Medeiros. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual autorizou o início de diversas obras nestas cidades.

A cidade de Santa Luz será beneficiada com a manutenção e recuperação de estradas vicinais da malha rodoviária municipal, com a implantação de uma caixa d’água e do microssistema de abastecimento de água nas localidades Chalé e Areia, onde mais de 60 famílias serão contempladas com o plano, além da construção de um estádio de futebol.

Wellington autorizou ainda para Santa Luz, a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na localidade Baião, uma UBS na comunidade Laranjeiras, um gabinete odontológico para a Unidade Básica de Saúde José Almir Luna de Góis e outro gabinete para a Unidade Pedro Benvindo de Albuquerque; 6 mil metros de pavimentação asfáltica e 15 mil metros de pavimentação poliédrica.

Já para Pajeú do Piauí, o governador autorizou a aquisição de uma viatura policial, a implantação de 3km de pavimentação asfáltica nas vias urbanas e aporte financeiro para o tradicional Festejo de São João Batista.
Em Piripiri será implantado 7 mil metros quadrados de pavimentação poliédrica no povoado Vereda do Zezinho, zona rural do município. A previsão é de que as obras tenham início em maio, beneficiando cerca de dois terços do povoado. A obra será realizada por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e está orçada em R$ 630 mil.

O governador ainda autorizou obras para Fartura do Piauí e Manoel Emídio. “Estamos recebendo prefeitos, lideranças e representantes de diversas cidades a fim de levar melhorias à população. Essa parceria e o constante diálogo entre estado e município são fundamentais para que possamos construir um Piauí desenvolvido”, pontuou Wellington Dias. 

Fonte: Ccom

Amarante: realizada a recuperação de pontes

 

A prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, concluiu a recuperação de seis pontes e está dando continuidade à operação tapa-buraco na zona Rural do município.
 

As pontes recuperadas contemplam as comunidades Vereda, Saco dos Melos, Veredinha do Parnaíba, Remanso, Gameleira e Malhada Vermelha.

Já a operação tapa buraco contempla a via que sai da BR-343, passando pelo Assentamento Bacuri; povoados Vereda, Saco dos Melos e Coco dos Gamas. A obra abrange 17 km e beneficia cerca de 500 famílias.
 
Outra via recuperada sai da BR-343, passando pelo Assentamento Nova Conceição até o povoado Malhadinha. O trecho, que abrange 10 km, beneficia 150 famílias da região.
 
Os 20 km de estrada vicinal que percorrem as comunidades Malhada Vermelha, Gameleira I e II, Remanso e Veredinha do Parnaíba também foram recuperados.
 
De acordo com o prefeito de Amarante, Diego Teixeira, está em andamento, ainda, a recuperação de um trecho de 45 km que sai da BR 343 e passa pelas comunidades Malhador, Gameleira, Pintadas, Rodrigo Mendes, Emparedada, Novo Estado, Prata, Gaivota e Coco Velho.
 
 “São grandes obras de infraestrutura, que beneficiam milhares de famílias da zona Rural de Amarante, facilitam o acesso desses moradores ao Centro da cidade e contribuem para o escoamento da produção agrícola”, conclui.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

 

 

 

 

Posts anteriores