Cidadeverde.com

Patrícia Leal declara apoio a Welington Carlos para APPM

A prefeita de Altos, Patrícia Leal(PT) declarou apoio a candidatura do prefeito Welington Carlos Silva(PP) de Santo Antônio de Lisboa,  a presidência da APPM. Patrícia informou que já iniciou uma série de ligações para prefeitos mais próximos solicitando votos para o prefeito Welington, de acordo com a prefeita, Wellington representa  a real mudança para a APPM. Welington visitou recentemente o prefeito de Parnaíba, Mão Santa(SD) pedindo voto.

Água Branca recebe Selo UNICEF Município Aprovado

Água Branca está entre as 40 cidades do Piauí que receberam o Selo UNICEF Município Aprovado, edição 2013/2016, nesta segunda-feira (19), no auditório da Justiça Federal, em Teresina.

O prêmio é uma certificação internacional que reconhece o trabalho dos municípios na implantação de políticas públicas para a garantia dos direitos da Criança e do Adolescente.

“Cerca de cinco mil crianças foram acompanhadas em projetos da saúde, educação, assistência social e esporte. Trabalho que faz a diferença e que foi determinante para que pudéssemos ter essa conquista”, pontua Juca Cavalcante, articulador do Selo em Água Branca.

Emocionado, o prefeito Jonas Moura vibrou ao receber a premiação. “Esse é um momento muito feliz e emocionante. E vamos continuar trabalhando para que possamos ter mais alegrias e reconhecimentos como esse Selo”, comenta.

Essa é a segunda vez que Água Branca recebe um Selo do UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância. Em 2015, o município recebeu certificação por conseguir alfabetizar 90,5% das crianças matriculadas no 3º ano da Educação Infantil da rede municipal, através do Programa Palavra de Criança (PPC).

Dever cumprido na atual gestão de São João da Serra

O prefeito João Manu,  de São João da Serra termina o segundo mandato consecutivo à frente da prefeitura da cidade com a sensação de dever cumprido, com a entrega de várias construções e obras ainda em andamento na gestão.  Uma delas são os 60 mil metros quadrados de calçamento espalhados por toda a cidade, outra foi a construção de um moderno centro dos idosos no município, além da abertura de mais de 80 quilômetros de estradas viscinais na zona rural, a construção de escolas, ginásio de esportes, 06 pontes, 25 poços tubulares, 13 passagens molhadas, um aterro sanitário, abatedouro público, a urbanização do açude central que vem sendo realizada, a obra de uma UBS,  reforma e construção de praças, 100 unidades habitacionais,  isso sem mencionar o equilíbrio de contas com pagamento de salários, fornecedores e 13º atualizado de servidores.

 

Cultura e arte marcam Natal Encantado em Pio IX

 

O evento realizado pela Prefeitura de Pio IX, intitulado Natal Encantado, levou cultura e arte para os piononenses na semana passada. No palco da Igreja Matriz passaram diversas apresentações culturais, como a Cia Mix de Fortaleza, o grupo Flauta Mágica e a Orquestra Acordes do Sertão.

A Cia Mix, de Fortaleza, composta por 10 integrantes, como o Papai Noel, Mamãe Noel e outros personagens comuns no período natalino, foi o destaque da programação. 

“Trouxe meus filhos e netos para curtir esse momento, que, com certeza, ficará marcado na memória de todos, pois foi muito emocionante”, disse Cleide Maria, moradora do povoado São Luís.

Hildo Mota é ator há 21 anos e interpreta o personagem Papai Noel na Cia Mix de Fortaleza. Ele, que já participou de vários espetáculos e musicais, ressalta a receptividade da população piononense. “A forma com que fomos recebidos foi um diferencial. Foi muito bom ver tantas pessoas irmanadas no mesmo sentimento, na mesma emoção, vivenciando o Natal e nos recebendo com muito carinho”, destaca o ator.

Regina Coeli, prefeita de Pio IX, explica que o Natal Encantado foi a abertura oficial da decoração da praça da Igreja Matriz. “Pensamos em realizar esse belo evento porque o Natal de Pio IX é especial. Foi gratificante ver a alegria no rosto dos piononenses e assistir aos grupos que abrilhantaram esse momento, especialmente, aqueles que são da nossa terra, como o Acordes do Sertão e o Grupo de Flauta”, finaliza a gestora.

 

 

Tribunal de Contas multa ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) rejeitou na quarta-feira (14) a prestação de contas da prefeitura de Capitão Gervásio Oliveira, do exercício de 2012, e aplicou multa de R$ 866.910,86 ao ex-prefeito Agapito Coelho da Luz.  A multa se refere a recursos repassados à prefeitura pelo Ministério da Educação, por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), da ordem de R$ 866.910,86, para a aquisição de um ônibus para transporte escolar. De acordo com o Tribunal de Contas o  bem não foi adquirido e o dinheiro não teve a aplicação comprovada.

Prefeito eleito de Amarante será diplomado nesta sexta

A Justiça Eleitoral realiza, nesta sexta-feira (16), a solenidade de diplomação do prefeito eleito de Amarante, Diego Teixeira (PP). A cerimônia será realizada no Fórum do município, a partir das 15h.

Durante a solenidade também serão diplomados o vice-prefeito eleito, Mateus Vilarinho, além de vereadores e suplentes de cada coligação do município, que faz parte da 8ª Zona Eleitoral.

Prefeito eleito de Amarante, Diego Teixeira comenta a expectativa para a cerimônia de diplomação, bem como as metas e desafios de sua gestão para os próximos quatro anos.

“A diplomação é o último ato do processo eleitoral e consolida o desejo do povo amarantino em escolher nosso nome para administrar essa querida cidade, que necessita de ações pontuais, principalmente nas áreas da Saúde e Educação. São desafios que vamos encarar com muito trabalho e responsabilidade”, comenta Diego Teixeira.

A diplomação é o ato solene que declara quem são os eleitos e os suplentes. Durante a cerimônia são entregues os respectivos diplomas, devidamente assinados pelo juiz eleitoral. O documento legitima o eleito a tomar posse do cargo para o qual foi escolhido.

 

Fonte: ascom
cidades@cidadeverde.com

 

Prefeito eleito de União decretará situação de emergência

 

O prefeito eleito de União, Paulo Henrique Medeiros Costa(PSD), informou que deve decretar situação de emergência na saúde e educação do município após a posse. Paulo Henrique reclama também da morosidade no fornecimento de informações da atual gestão,  para a equipe de transição nomeada por ele.  O prefeito disse ainda que a coleta de lixo em União está sendo realizada de forma inconstante em alguns bairros da cidade. A diplomação do prefeito eleito de União está agendada para o dia 19 de dezembro às 17h no Sindicato dos Trabalhadores Rurais  do município.

Novos rumos para Caraúbas do Piauí

 

O prefeito eleito de Caraúbas do Piauí, João Coelho de Santana(PT), conhecido popularmente como Caburé, pretende ao tomar posse focar mais ações na assistência social do município e também no abastecimento de água na zona rural. Caburé reclama da falta de informações na transição administrativa, mas afirma que já está com quase totalidade dos nomes escolhidos para composição do futuro secretariado na prefeitura. Caburé já foi duas vezes vereador em Caraúbas.

Problemas administrativos em Canavieira

 

O prefeito eleito de Canavieira Joan Rocha(PT), denuncia que comissionados e efetivos da prefeitura do município estão 04 meses sem receber salários. A prefeitura segundo ele está falida, a saúde e a educação  estão em situação caótica e ele cita que  na unidade mista da cidade,  médicos e enfermeiros não tem condições de trabalho. Outro problema de acordo com o prefeito são os períodos letivos da educação local que segundo ele não alcançaram nunca 200 dias na atual gestão.  

Prefeito Jonas Moura será homenageado pelo Ministério Público do Piauí

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, será agraciado pelo Ministério Público do Piauí com a Medalha do Mérito "Darcy Fontenelle de Araújo". A solenidade será realizada na próxima sexta-feira (16), às 9 horas, durante inauguração da nova sede do Ministério Público do Piauí, situada na Av. Lindolfo Monteiro, nº 911, bairro de Fátima. 

A comenda visa reconhecer e incentivar pessoas e instituições pelos serviços prestados à sociedade como a promoção de ações voltadas ao combate das desigualdades sociais; os serviços prestados por pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído ao engrandecimento do Ministério Público Piauiense no cenário local, regional ou nacional; entre outros. 

A recomendação de entrega da honraria ao prefeito Jonas Moura foi deliberada em Sessão do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Piauí. 

“Contribuir para o fortalecimento do Piauí e com o trabalho de uma das mais importantes instituições de nosso Estado já é um motivo de orgulho e satisfação. Ter nosso trabalho reconhecido aumenta o sentimento de gratidão. Recebo esta indicação com muito orgulho, pois ela também é uma motivação para continuarmos nesse caminho”, destaca Jonas Moura. 

Medalha

A Medalha do Mérito do Ministério Público "Darcy Fontenelle de Araújo" destina-se a agraciar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiros que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica e/ou ao Ministério Público do Estado do Piauí, mereçam especial distinção.

 

Posts anteriores