Cidadeverde.com

Governo declara apoio a capacidade de investimentos da ZPE Parnaíba

O presidente da Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Helson Braga; o presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso; e o ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, foram recebidos na  quinta-feira (2) pelo governador Wellington Dias, no escritório da residência oficial para pedir apoio à aprovação do projeto de lei que tramita na Câmara Federal objetivando ampliar o potencial de investimento das ZPE brasileiras, em especial a de Parnaíba. “Foram reuniões com cem por cento de aproveitamento, porque nós tivemos nesses dois dias excelentes resultados”, avaliou Helson Braga, se referindo também à reunião de quarta-feira com o presidente da Fiepi, Moraes Souza Filho. Um dos responsáveis pela implantação da ZPE Parnaíba, Florentino Neto reforçou junto ao governador a necessidades destas alterações legislativas para tornar a ZPEs mais atraentes aos investidores nacionais e estrangeiros.

Helson Braga disse ter ficado satisfeito com as manifestações de apoio que recebeu no Piauí para aprovação do PL que trata de uma nova proposta para o compromisso exportador das indústrias autorizadas a funcionar dentro das ZPEs brasileiras, que deve mudar de 80% para 60%. “Com a aprovação deste projeto a ZPE Parnaíba se tornará um local ainda mais interessante para uma indústria se instalar”, ressaltou Florentino.

O governador Wellington Dias se comprometeu de fazer contatos com os deputados federais piauienses e até de outros Estados para pedir apoio ao Projeto de Lei que já passou pelo Senado e pelas comissões da Câmara Federal, estando agora pronto para votação em plenário. Helson Braga acredita que depois de definidas todas as questões relacionadas às eleições das mesas diretoras da Câmara e do Senado, o projeto será enviado para votação final.

O presidente da Abrazpe opinou em favor do nome do deputado federal Júlio César Lima (PSD/PI) para a relatoria do projeto no plenário, por considerar que ele tem compreensão da importância destas alterações legislativas para ampliar a viabilidade das ZPEs como instrumentos de desenvolvimento das regiões mais carentes do país.  

Prefeito de Batalha decreta recadastramento de servidores

O prefeito do município de  Batalha, João Messias Freitas Melo (PP), assinou  decreto que  determina que os servidores públicos municipais terão até o dia 3 de março de 2017 para fazer um recadastramento. Quem não realizar o recadastramento poderá ter os vencimentos ou salários suspensos da folha de pagamento. Segundo  o prefeito, o recadastramento é necessário para a atualização dos dados dos servidores. No decreto, publicado no Diário Oficial dos Municípios, são exigidos uma série de documentos a serem apresentados no recadastramento,  como carteira de identidade, CPF, comprovante de residência,  certidões de casamento, nascimento de filhos, termo de posse do servidor, além de portaria de lotação.

Aberto o ano legislativo em Nazária

Vereadores e autoridades  reuniram-se nesta quarta-feira (1º), em sessão conjunta, na Câmara de Vereadores do município de Nazária, para celebrar o início do ano legislativo e assistir à leitura da mensagem anual, realizada pelo prefeito da cidade Osvaldo Bonfim. No texto, o chefe do executivo municipal expôs as projeções das ações para os próximos meses de sua gestão. A cerimônia foi conduzida pela vereadora Creane de Sousa da Silva Araújo, presidente da Câmara de Nazária.

Segundo o prefeito Osvaldo Bonfim, o ano de 2017 deve marcar a soma de esforços "Na abertura do ano do Legislativo trouxemos a mensagem do executivo municipal, mostrando a nossa atual realidade e o esclarecimento para os vereadores e vereadoras da situação do município. Não tenho dúvidas que este ano será marcado pela soma de esforços, pois temos um grupo forte e com muita vontade de trabalhar pelo desenvolvimento do município. A união será a tônica de nossa gestão”, ressaltou o prefeito.

A abertura do ano Legislativo no município contou também com os vereadores Elias do Peixe (PRP), Francisca de Araújo Lima, irmã Francisca (PP), Herbert Alencar de Almeida, o Careca (PT), José Ribamar Gomes, Ribamar da Bananeira (PR), Lourival Bispo Cardoso (PDT), Marcelo Ribeiro de Carvalho (PDT), Marinalva de Sousa Vieira (PRP)e Plínio Augusto da Silva Dumont Vieira (PSB).

Governo firma parceria para obras em Cocal

Nessa segunda-feira (30), o prefeito Rubens Vieira firmou parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a operacionalização de obras prioritárias para município de Cocal nas áreas de infraestrutura, saúde, cidadania e esportes.

De acordo com o prefeito Rubens Vieira, durante a reunião foram acertados os detalhes sobre a reforma do Hospital Municipal Joaquim Vieira de Brito, que atende, além da população de Cocal, municípios vizinhos. Na oportunidade, também ficou acertado a regularização dos repasses para o Hospital, que estão pendentes.

No encontro, também foi tratado sobre a liberação de recursos para o asfaltamento de vias urbanas do município; implantação da Sala da Cidadania, com oferta descentralizada de serviços oferecidos pelo Governo do Estado, e a construção de um novo Estádio Municipal, com objetivo de fortalecer e desenvolver o esporte no município.

Fonte: appm.org

 

 

Município de Curimatá firma convênios com o Estado

Em recente encontro com o governador Wellington Dias(PT), o prefeito de Curimatá, Valdecir Junior(PSDB),  conseguiu uma série de benefícios para o município. O primeiro foi um  convênio assinado para a continuidade dos serviços de construção e reconstrução do Estádio Municipal no valor de R$ 496.333,97 (quatrocentos e noventa e seis mil, trezentos e trinta e três reais e noventa e sete centavos).

Outro  convênio firmado  foi  para o calçamento de 7.000 m² da Av. Valdecir Rodrigues de Albuquerque, através da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI).

O Prefeito Valdecir Junior também conseguiu junto ao governador a autorização para a celebração do convênio junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), visando a aquisição de uma ambulância para Curimatá. E ainda  a autorização para a assinatura de um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que terá por objeto a construção de um novo matadouro no município.

Serviço de coleta já recolheu 40 toneladas de lixo em Nazária

Prestes a comemorar 30 dias de uma nova gestão, o município de Nazária já registra avanços. Umas das primeiras medidas tomadas pelo prefeito Osvaldo Bonfim foi implantar na cidade um serviço de limpeza pública regular e eficiente. “A cidade estava muito suja, e com o início do período chuvoso temíamos o acúmulo de água e lixo, o que poderia resultar em transtornos e doenças, como dengue, febre chicungunha, dentre outras. Além disso, precisávamos mudar o semblante da cidade e deixá-la digna de seu povo”, afirmou o gestor.

Desde a sua implantação, o serviço de coleta já removeu da cidade dezenove toneladas de lixo e mais de quarenta carregamentos de entulhos. Além das vias, o campo de futebol do município também passou por limpeza e capina, estando agora apto para o uso dos jovens.

A coleta de lixo e o serviço de limpeza pública agora são constantes em Nazária. Cumprindo uma agenda diária, com início as 7h30min, o caminhão atenderá a todas as comunidades,  tanto na sede como na zona rural.

Castelo do Piauí pode perder agência bancária

 

O prefeito de Castelo do Piauí José Magno Soares da Silva, (PT), e outras lideranças da região querem do Banco do Brasil, a garantia que a agência da instituição em Castelo continue de portas abertas. A  agência na cidade teve caixas eletrônicos explodidos quatro vezes em menos de dois anos, e pode ser fechada por falta de segurança para o funcionamento. A superintendência do BB no Piauí vai realizar uma reunião com lideranças da cidade Castelo para tratar do assunto  e a expectativa da população do município é que os serviços sejam mantidos para o bem do funcionalismo público que recebe salários de serviços através do banco,  e também os comerciantes que temem que o fechamento da agência provoque queda na circulação financeira da região.

Prefeitura anuncia reconstrução de casas em Campo Maior

As famílias atingidas pela conhecida Lagoa do Cariri, em Campo Maior, que está sendo drenada pela Prefeitura, através do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), estão sendo amparadas pelo poder público municipal, que está realizando a drenagem e reconstruindo 100 metros de calçamento na Travessa Amapá.

O trecho que está sendo calçado alagava no período de chuvas. Além da drenagem e da pavimentação o SAAE está auxiliando as famílias que moram na Travessa com a construção de 04 novas casas e ainda o melhoramento da estrutura de outras 06 residências.

O prefeito Ribinha esteve  acompanhando a execução da obra ao lado do diretor do SAAE, João Lima. O diretor explicou que no projeto de drenagem, está prevista a elevação do nível da rua para servir de parede de contenção. Com isso será necessário demolir as casas que ficam nesse trecho que será modificado. João informa que também está garantida pelo projeto a reconstrução dessas casas, mas enquanto as residências não ficam prontas o SAAE pagará os alugueis das famílias removidas.

Ribinha disse que determinou que o problema da lagoa do Cariri, que incomodava os moradores com mau cheiro e doenças, seja resolvido em sua totalidade. “Essa é uma ação iniciada no governo do Paulo Martins, que precisamos concluir para devolver a tranquilidade aos moradores dessa região”, destacou o prefeito.

Fonte: Ascom

Corrente ganha novo ônibus para o transporte escolar

 

O novo ônibus que irá servir aos estudantes da rede municipal de ensino de  Corrente é oriundo do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, com valor de R$ 230.210,00(Duzentos e trinta mil e duzentos e dez reais), o veículo tem capacidade para aproximadamente 44 alunos, e irá beneficiar principalmente estudantes da zona rural que não contavam antes  com esse tipo de serviço. A previsão é de que o ônibus seja entregue no município antes do início do ano letivo.

 

Pio IX recebe recursos para construção de cisternas

 

 

O município de Pio IX recebeu novos recursos para a construção de cisternas de placas nas áreas que sofrem com a estiagem prolongada durante o verão. Por meio de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), foram liberados R$ 902.352,43 através do Ministério da Saúde. A previsão é que 329 cisternas sejam construídas. Elas comportam 16 mil litros e são usadas para que as famílias possam beber, cozinhar e utilizar a água armazenada durante a falta de chuvas. A prefeitura de Pio IX tem  investido  na substituição de bombas d’água, manutenção de poços antigos e perfuração de novos poços   para ampliação das redes de abastecimento. Com isso está sendo levada água encanada para as áreas mais distantes da cidade e estão sendo abastecidos  locais onde não havia fornecimento desse tipo de serviço constantemente.

 

Posts anteriores