Cidadeverde.com

CSN vai investir R$ 540 milhões em empreendimentos no Piauí

 

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) apresentou, nessa segunda-feira (28), ao Governo do Piaui, uma proposta de investimento que pode resultar na geração de 5 mil empregos na região Sul do estado. Trata-se de projeto integrado agroflorestal a ser desenvolvido em área correspondente a 175 mil hectares, abrangendo os municípios de Floriano, Jerumenha, Nazaré do Piauí, Canavieira, Itaueira, Pavussu e Uruçuí.

O projeto prevê a instalação de um componente agrícola localizado em Urucuí, com 44 mil ha, além de um componente florestal situado em Floriano, com 131 mil ha. Inicialmente, o plano é de que as terras sejam utilizadas para plantio de soja e eucalipto.

“Estamos acertando uma pactuação para qualificação de mão de obra nessa região. Queremos piauienses ocupando essas vagas que vão surgir e toda nossa equipe abraçando como um projeto do Piauí”, declarou o governador Wellington Dias.

A CSN tem a estimativa de investir R$ 540 milhões nos empreendimentos, sem contar o valor já utilizado na compra das terras. Cerca de 105 mil hectares já foram adquiridos ou estão em fase de aquisição. No momento, a companhia está resolvendo questões burocráticas relacionadas ao licenciamento do projeto.

“Tem uma série de possibilidades na parte de geração de energia, desenvolvimento de produtos derivados da madeira, geração de grãos, óleos e outros produtos alimentares”, explicou Davi Salama, diretor-executivo da CSN.

A notícia da retomada das obras da Transnordestina animou os investidores. As terras adquiridas ficam em um raio de 30 a 40 quilômetros da ferrovia, que deve se configurar no principal canal de escoamento conjunto da produção, por meio dos portos de Pecém e Suape, no Nordeste.

A resposta do Governo do Piauí ao projeto empolga os executivos da CSN. “Muito importante esse trabalho conjunto com a iniciativa pública. Trabalhando juntos. Conseguimos maximizar os resultados do projeto. Agradeço mais uma vez ao governador Wellington Dias e sua equipe pela receptividade dada ao projeto”, completou Salama.

Açude de Água Branca passa por limpeza antes do período chuvoso

 

Cerca de 1200 quilos de resíduos foram retirados do açude de Água Branca, durante a semana passada. A limpeza, que acontece todos os anos antes do período chuvoso, foi feita em parceria com a Associação dos Pescadores de Água Branca e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Segundo Antônio José Sales, secretário de Meio Ambiente do município, a limpeza foi feita pelos próprios pescadores e por funcionários da Prefeitura.

“A retirada dos resíduos foi feita tanto nas margens do Açude, como dentro. Com a proximidade do período chuvoso, o Açude tende a ficar mais cheio e a retirada do lixo ou de resíduos que se acumulam ao longo do ano, antes do período, é imprescindível”, afirma o secretário.

Seis homens executaram a limpeza do açude, cuja orla revitalizada foi inaugurada ainda este ano pela Prefeitura de Água Branca, durante as celebrações dos 62 anos do município.

Alvorada do Gurguéia com mais qualidade de vida

Reeleito para a prefeitura de Alvorada do Gurguéia  com  413 votos de vantagem à frente do 2º colocado nas eleições de outubro,  o prefeito do município Luís Ribeiro Martins(PMDB), quer a partir do inicio do novo mandato reforçar a atenção da gestão  no setor da saúde e da educação, construir mais calçamentos no município e ainda incrementar os trabalhos no abastecimento de água para a população. O prefeito também informa que as contas da prefeitura estão com boa situação  no momento atual de crise financeira do país.

Eleitos da 18ª Zona serão diplomados dia 15 de dezembro

A juíza da 18ª Zonal Eleitoral,  Drª Keyla Procópio, confirmou para  às 19h  do dia 15 de dezembro no Ginásio Ursulino Torres, em Valença,  a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos a prefeito e vereadores no pleito de  02 de outubro de 2016 dos municípios de  Novo Oriente, Valença e  Lagoa do Sitio.

Mais saúde e educação de qualidade em Batalha

O prefeito eleito de Batalha João Messias(PP), que em janeiro assume pela 3ª vez a prefeitura da cidade, afirmou que irá decretar situação de emergência na saúde e educação do município após a posse. O prefeito disse também que até o momento não tem nomes definidos para composição do secretariado  e que está sem informações para a realização da transição administrativa.

Final de mandato satisfatório em Santa Cruz dos Milagres

Finalizando o mandato na prefeitura de Santa Cruz dos Milagres Neto Minervino diz ter a sensação de dever cumprido.  Sem nunca  atrasar o salário de servidores durante a gestão, ter conseguido entregar várias obras para a comunidade, ter eleito o sucessor e ainda ter ajudado na eleição de seis  vereadores na base aliada. Até o dia 20 de dezembro, o atual prefeito quer realizar o pagamento da segunda parcela do 13º salário de 2016 dos servidores da prefeitura do município.

Prefeita de Pio IX apoia ação que garante recursos da repatriação

A prefeita de Pio IX, Regina Coeli, participou de uma Assembleia Geral, juntamente com diversos prefeitos piauienses, nesta segunda-feira (21), na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Na ocasião, os gestores decidiram entrar com uma ação judicial, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), para que seja repassado o valor arrecadado em multas com o projeto da repatriação.

“Sabemos que o Governo Federal não fez uma partilha justa dos recursos provenientes das multas pagas por contribuintes à Receita Federal para regularização de ativos no exterior. A expectativa é positiva, afinal a Constituição Federal no artigo 160 é muito clara sobre o direito à partilha da multa da repatriação pela regra do Fundo de Participação”, diz a prefeita Regina Coeli.

Para o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, apenas metade do percentual determinado por lei tem sido repassado aos municípios. “Os municípios entendem, assim como os estados, que também tem direito aos recursos, oriundos do Imposto de Renda. Ao todo, 21% deve ser repassado ao município, mas temos recebido apenas metade disso. Fizemos essa Assembleia Geral para que os municípios e prefeitos possam consolidar e validar nossa ação. Ainda hoje vamos entrar  com o pedido na Justiça, para que o Governo Federal faça esse repasse”, explica o presidente.

Festa marca Dia da Consciência Negra em São Gonçalo do Piauí

 

O Dia da Consciência foi comemorado com uma  festa realizada no município de São Gonçalo do Piauí. Segundo os membros da Associação Piauiense de Incentivo a Cultura e Educação – APICE, que organizaram o evento, mais de cinco mil pessoas participaram da I Festa da Consciência Negra do Médio Parnaíba.

O evento foi realizado na praça de eventos do município e contou com a participação de Janaina e Banda e de Mara Pavanelly. Para Scheyvan Lima, membro da APICE, a festa fechou com sucesso as atividades que ocorreram na região para debater a igualdade racial e social. “São Gonçalo do Piauí e a região do Médio Parnaíba estão de parabéns por abraçar um projeto tão importante como este, pois esses debates ajudam a combater a intolerância e o preconceito”, disse ele.

As festividades também contaram com a presença do prefeito de São Gonçalo do Piauí, Luciano Alves de Sousa (Vaqueiro), e o prefeito eleito Ribeiro Junior. “Nossa gestão tem se dedicado a causas como esta, por isso não poderíamos deixar de está apoiando essa atividade, pois além de debater esse tema tão importante, a mesma trás renda e diversão ao nosso povo”, disse o prefeito.

 

Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Festival do Caranguejo em Ilha Grande

A cidade de Ilha Grande realiza entre os dias 25 e 27 de novembro o XI Festival do Caranguejo do município. O evento já se tornou uma referência na região norte do Estado do Piauí por atrair em todas as realizações uma grande presença de público. E além da degustação do caranguejo em vários tipos de receitas gastronômicas quem for prestigiar o festival vai contar também com shows musicais de artistas regionais.

Novas obras em Campo Maior

="text-align: justify;">

 

Eleito com 2.202  votos de maioria à frente do 2º colocado nas eleições de Campo Maior o prefeito Ribinha quer para o município novas ações  em saúde, educação,  saneamento básico, a conclusão dos trabalhos da orla do açude da cidade e a construção da  PI que liga o município até Coivaras. Ribinha quer também dar continuidade ao trabalho de valorização do servidor público municipal.

Posts anteriores