Cidadeverde.com

Buriti dos Lopes em Festa

Os 84 anos de emancipação política de Buriti dos Lopes que estão sendo festejados hoje (04/09), seguem um cronograma de atividades que estão ocorrendo  desde a sexta feira(01/09) com reinaguração de creches, atividades esportivas, gincanas e até  instalação de rede wi-fi em praças. Logo mais a noite o prefeito Júnior Percy recebe a população e convidados em um grande show popular com nomes de artisitas consagrados como Zezo, Walquíria Santos e Chicabana. E a programação de aniversário prossegue até o dia 07 de setembro com mais reinauguração de creches, desfile cívico, show gospel e visitas a implantação de sistema de distribuição de energia elétrica na zona rural. 

Assistência Social em Nossa Senhora dos Remédios

Na semana passada em Nossa Senhora dos Remédios, o Prefeito Manoel Lázaro (PT), acompanhado da Primeira-dama, Sandra Marques e do Secretário Municipal de Obras, Valderi Alves, fez a distribuição de cadeiras de rodas para pessoas carentes do município.

Foram mais de dez unidades que agora estão atendendo pacientes da zona rural e urbana. “Estamos fazendo nosso papel como gestor”, disse o prefeito. “Esta é uma parceria do nosso governo junto ao CEIR (Centro Integrado de Reabilitação) e nossa proposta é atender todas as pessoas carentes, que não têm como adquirir este objeto de grande importância para que elas possam se locomover”, concluiu Manoel Lázaro.

Foram entregues ainda, cadeiras para banho e necessidades fisiológicas.

Fonte: Ascom

Inaugurações de obras em Marcolândia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), em parceria com a Prefeitura de Marcolândia, deu por inaugurada a reforma da praça Francisco Luís de Macedo. A solenidade ocorreu na noite dessa quinta-feira (31) e contou com a presença de autoridades e da população do município.

A reforma contemplou a construção de dois quiosques, banheiros, pavimentação de blocos entretravados, paisagismo, bancos, além de instalações elétricas e hidráulicas. Ao todo, foram investidos recursos na ordem de R$ 331.899,26.

Para o secretário de Estado das Cidades, Fábio Xavier, que na ocasião representou o governador Wellington Dias, o resultado da obra surpreendeu. "Parabenizo aos envolvidos que realizaram um ótimo trabalho. A praça ficou bem estruturada e vai suprir as necessidades da população. É mais um dos muitos investimentos do governo por todo o Piauí", pontuou o gestor.

Mais obras estão previstas para Marcolândia. "Aqui serão implantados 4 mil metros de pavimentação poliédrica, uma obra de R$ 400 mil. Também será construída uma passagem molhada e o Terminal Rodoviário", afirmou o prefeito do município, Chico Pitú.

Fonte: Ccom

Calçamento e asfalto novo em Corrente

A Prefeitura Municipal de Corrente está realizando um amplo trabalho de obras de calçamento e asfaltamento em várias ruas e avenidas da cidade. A ação é denominada de “Pavimenta Corrente” e  tem como um dos objetivos levar melhor qualidade de vida para quem antes não dispunha do serviço  e também melhorar e  desafogar o trânsito da cidade. Recentemente o prefeito do município,  Gladson Murilo,  fez questão de acompanhar de perto as  atividades relacionadas ao projeto e afirmou que ação será levada para vários outros pontos de Corrente que também estão necessitando da iniciativa. As obras de pavimentação seguem na rua Ulisses Guimarães, Antônio Jobim, Juscelino Kubitschek, Emílio e travessa Neves no bairro Sincerino.

Fonte: Ascom

Barras realiza diagnóstico socioeconômico

Nesta terça-feira (29) a Prefeitura Municipal de Barras firmou uma parceria com o Sebrae para construir um diagnóstico socioeconômico do município. Este diagnóstico visa avaliar as cadeias produtivas desenvolvidas no município de Barras e assim dar mais clareza para em que áreas poderem ser feitos investimentos e assim gerar mais emprego e renda. 
 
Segundo Ismael de Avelar Bastos, gerente do escritório regional do Sebrae em Piripiri, que abrange a região, Barras é o primeiro município do estado a realizar o diagnóstico junto ao órgão, o que poderá dar mais clareza à gestão para pontos fortes e pontos fracos do empreendedorismo local.
 
"Vamos traçar um plano pro município, identificando o seu protagonismo, suas potencialidades, suas fraquezas, identificando suas atividades produtivas, o que gera riqueza pro município e com isso poder explorar. O primeiro passo é identificar, depois explorar estrategicamente isso", afirma Ismael.
 
Após este passo, a prefeitura entrará de forma mais direta nas ações a serem desenvolvidas, que consistem em capacitações e consultorias para os gestores, que logo em seguida definirão as linhas de investimento para as potencialidades locais. A medida trazida pela prefeitura já é comum em outros municípios do Brasil, e permitiu o desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo local e suas potencialidades, aliado com ações pontuais da gestão em fomentar o desenvolvimento das mesmas.
 
"Isso demonstra que a prefeitura se preocupa com os seus munícipes, em ter um planejamento mínimo. Porque não adianta eu fazer uma ação sem ter planejamento", destaca o gerente do Sebrae.

Fonte: Ascom

Dia Nacional do Vaqueiro em União

A institucionalização do 29 agosto como  dia  Nacional dedicado ao Vaqueiro é de  2008. Mas desde 29 de agosto de 1944 em União,  ocorre uma grande procissão da categoria com devoção a São Raimundo Nonato, que é co-padroeiro da diocese do município. Em União existe um coral composto somente por vaqueiros e também uma associação da categoria fundada em 1984 com um total atual de 700 associados. Vale lembrar que União foi um das primeiras cidades brasileiras a decretar um dia municipal dedicado exclusivamente ao vaqueiro, que é na verdade um dos grandes contribuidores com a colonização de todo o Piauí. E esse ano em União a igreja católica e a Prefeitura da cidade capricharam na organização do Dia Nacional do Vaqueiro, com direito a cavalgada, missa solene, almoço, vaqueijada e ainda distribuição de prêmios aos vaqueiros participantes do evento, que se deslocam de vários municípios piauienses e também  de Estados vizinhos, para pedir bençãos a São Raimundo Nonato. 

Bandolins Mirins de Oeiras em Brasília

O grupo Bandolins Mirins de Oeiras se apresenta nesta terça-feira, 29, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. A apresentação está agendada para as 9h e integra a Sessão Solene em comemoração dos 300 anos de Oeiras-PI.

A solenidade foi proposta pelo deputado Assis Carvalho e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara.

O grupo é formado por cinco jovens, egressos da rede municipal de ensino. “Estamos muito felizes. O grupo nasceu na Escola Municipal Lourenço Barbosa, são talentos fomentados pela Secretaria Municipal de Educação de Oeiras”, lembra a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Mantendo viva a tradição musical da cidade, atualmente, os jovens tomam aulas com o professor Herberth Vinícius, na Escola de Bandolins Dona Petinha, mantida pela Secretaria de Estado da Cultura. 

Fonte: Ascom

“Água Branca Livre da Dengue”

Uma equipe que está produzindo o Caderno de Resultados do Selo Unicef: Município Aprovado 2013-2016, esteve na cidade de Água Branca, nessa quinta-feira (25), avaliando os trabalhos do “Água Branca Livre da Dengue”, programa realizado pela Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
 
De acordo com a representante do Unicef, Fabiana da Cunha Pereira, o selo tem como objetivo principal premiar as melhores gestões com resultados intersetorial para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. “Estamos produzindo o caderno de resultados do Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016 e Água Branca foi um dos vencedores. A gente veio, principalmente, ver como o município avançou com o protagonismo juvenil e com a intersetorialidade, saúde, educação e assistência social em benefício da criança e do adolescente na garantia dos direitos”, diz.
 
Fabiana da Cunha Pereira afirma que o trabalho realizado pelo “Água Branca Livre da Dengue” ganhou destaque entre os municípios avaliados e se enquadra perfeitamente nos padrões exigidos pelo Unicef. "Água Branca se tornou referência devido ao trabalho de combate ao mosquito causador da dengue, zika vírus e chikungunya, pois essas ações envolvem o jovem, a Saúde e a população como um todo. É uma ação que foi emergencial e muito necessária e a tecnologia de premiar o morador que participa com o desconto no IPTU e o selo verde funcionam como inventivo", diz.
 
O projeto “Água Branca Livre da Dengue” tem como objetivo incentivar a população no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti e funciona da seguinte forma: durante as visitas dos agentes de endemias às residências, o endereço que estiver livre de focos do mosquito recebe um selo verde. Além disso, os proprietários de terrenos que mantiverem seu imóvel limpo ganha desconto no pagamento do IPTU.
 
O prefeito Jonas Moura destaca que Água Branca já disputa o Selo Unicef pela segunda vez. "Na edição anterior ganhamos o Selo por bater todas as metas requeridas pela comissão organizadora e avaliadora do Selo no Semiárido brasileiro e em 2015 recebemos a certificação por conseguir alfabetizar 90,5% das crianças matriculadas no 3º ano da Educação Infantil da rede municipal, através do Programa Palavra de Criança (PPC)", finaliza.

Fonte: Ascom

Definida a data da 7ª Edição do Sabor Maior

A Prefeitura de Campo Maior definiu  as datas de realização do 7º Sabor Maior, (Festival Gastronômico de Campo Maior). O prefeito Professor Ribinha anunciou, durante uma reunião no Palácio das Carnaúbas, que o evento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de outubro, na Praça Valdir Fortes.

No encontro foi debatida a programação e as atrações que devem se apresentar no palco do Sabor Maior, que esse ano será inovado com desfile de moda e outros eventos que prometem incrementar o Festival Gastronômico de Campo Maior.

“Além do já tradicional concurso gastronômico, teremos outras atividades que valorizarão o turismo, a cultura e o artesanato”, revela o prefeito Ribinha.

O prefeito destaca que como atrações o evento terá artistas e bandas com destaque nacional, bem como também serão valorizados os músicos locais. “Não podemos adiantar os nomes que estamos cogitando, mas o que temos para revelar é que serão atrações de peso”, destaca Ribinha. 

Fonte: Ascom

Prestação de contas em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, realizou nesta quinta-feira, 24, uma audiência pública para prestação de contas e verificação das metas fiscais referentes ao primeiro semestre de 2017. Aberto para toda a população, o evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de secretários municipais e vereadores.

Durante a audiência, que é uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, foram apresentadas informações referentes aos primeiros seis meses de gestão do prefeito José Raimundo, detalhando os trabalhos de cada área da administração municipal.

Na ocasião, também foram apresentados relatórios de dados com informações sobre as finanças municipais.

Fonte: Ascom

Posts anteriores