Cidadeverde.com

O modelo de gestão administrativa de Curimatá

O Prefeito Valdecir Júnior, da cidade de  Curimatá, localizada a 753 quilômetros de Teresina,  iniciou a  gestão com o  desafio de equilibrar as contas do município, em consequência de problemas administrativos encontrados e mais recentemente em face do Fundo de Participação dos Municípios - FPM ter ficado zerado no mês de janeiro de 2017. E para solucionar as dificuldades o gestor elaborou um  plano da reconstrução de Curimatá.

Com uma gestão austera e disciplina, Valdecir Júnior nomeou somente 4 secretários municipais  e contratou apenas 22 servidores comissionados.  Ao adotar esse modelo de gestão, mesmo diante da crise, já conseguiu pagar a folha de servidores referente ao mês de janeiro, fevereiro e  o 13ª salário integral dos servidores aniversariantes de janeiro. 

União: merenda escolar será adquirida de agricultores locais

A Prefeitura do município de União já deu início a uma série de visitas a localidades rurais para conhecer de perto  o que está sendo plantado pelos agricultores locais e  que pode servir de cardápio para o fornecimento da merenda escolar da rede de ensino municipal. Essa semana ocorreu a 1ª Chamada Pública dos agricultores familiares e produtores da região  para que seja firmado  convenio com a Merenda Escolar do município através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Durante o encontro  os fornecedores  trouxeram amostras dos seus produtos e degustaram entre si em um clima de confraternização. Com essa iniciativa de valorização da produção agrícola da região a Prefeitura de União quer incentivar o pequeno agricultor gerando renda no próprio município.

Congresso das Cidades se aproxima

De 13 a 15  de março temas como Planejamento, Gestão e Desenvolvimento serão a pauta do Congresso das Cidades do Piauí, evento que terá como palestrantes nomes como Ozires Silva, Ana Carla Fonseca e Ricardo Amorim. Além de palestras e oficinas,  uma feira irá fazer parte da iniciativa. E o congresso continua com inscrições abertas gratuitamente para prefeitos e assessores técnicos no endereço eletrônico www.cidadeverde.com/congressodascidades. Assuntos como elaboração de projetos para obtenção de recursos por parte das prefeituras, as parcerias público privadas, além da geração de emprego e renda nos municípios,  serão assuntos que prometem atrair de forma abrangente a atenção do público que estará no congresso que irá acontecer na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí(FIEPI),  em Teresina.

 

Carnaval popular de Parnaíba tem novo formato

O Prefeitura  de Parnaíba  garante que o carnaval da cidade trará várias inovações  agora em 2017  com mais blocos desfilando na Avenida São Sebastião e em vários pontos da cidade, além de festividades no Porto das Barcas, Pedra do Sal e na beira rio. Merece destaque ainda a parceria que está sendo feita  com a iniciativa privada, que poderá ser ampliada nos próximos carnavais.

Todos os locais em que a Prefeitura de Parnaíba realizar eventos durante os quatro dias de folia, contarão com apoio de segurança e aparato de  saúde para  quem prestigiar o carnaval do município.

Água Branca terá plantão hospitalar especial para o carnaval

O Hospital municipal da cidade de Água Branca funcionará com plantão especial durante o carnaval. A diretora do hospital, Leila Alves, reuniu a equipe de saúde para definir estratégias e reforçar o atendimento ao público no período. Durante a reunião, foi definido que a equipe do hospital contará com dois médicos, um profissional de Enfermagem e uma equipe técnica pronta para atender os casos de urgência e emergência. Uma ambulância também será destinada para os locais dos shows, com médico, enfermeiro, técnico de Enfermagem, além do condutor. 

O carnaval de Água Branca será de 24 a 28 de fevereiro, com o desfile tradicional do corso e shows com atrações locais e de outros estados, como a banda Chicabana da Bahia. As demais bandas confirmadas para agitarem a folia de momo em Água Branca são: Marquinhos Carimbada (BA), Bandana (BA), Pilera, Taty Girl, Só Sacana, Pedrinho Pegação, Pura Raiação, Rei da Cacimbinha e Banana Nativa (BA) e Avine Vinny (CE). 

Nazária promove Baile Carnavalesco para os idosos

Cerca de 200 idosos devem participar de um Baile Carnavalesco elaborado pela Prefeitura de Nazária, que  vai acontecer nesta sexta-feira (24), a partir das 08h30min na cidade. A ação está sendo promovida pela Secretaria do Idoso e da Assistência Social do município e tem a finalidade de estimular o entretenimento para a população da melhor idade.Segundo a secretária do idoso e deficiente de Nazária, Idália Rodrigues de Abreu, o objetivo do evento é implantar pela primeira vez, um atrativo para retirar os idosos da monotonia do dia a dia, estimulando-os a se divertir e gerando mais qualidade de vida.

Autorizadas novas obras estaduais para cinco municípios

O município de Júlio Borges distante aproximadamente 830 km de Teresina,  vai ganhar 14 mil m² de asfalto,  a construção de uma ponte ligando a sede  ao povoado São Miguel e a conclusão de um abatedouro público.

Para  Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí  o governador Wellington Dias autorizou a construção de 5 mil metros de calçamento, a reforma do mercado público, além de melhorias  e ampliação do estádio de futebol.

O governador também concedeu permissão para perfuração de poços nas comunidades Limoeiro e São Domingos, em Beneditinos.

Dias autorizou também  o asfaltamento da estrada ligando os municípios de Prata e Beneditinos. Também foi autorizado o término da ponte sobre o riacho Gameleira, entre Beneditinos e Demerval Lobão.

Angical vai contar com a construção de 5 mil m² de calçamento na zona urbana, e a reforma da Unidade Escolar Átila Lira.

Pedro II terá 12 bandas animando o Carnaval

A Prefeitura de Pedro II divulgou as atrações que irão animar a festa carnavalesca do município. Esse ano  o tema do evento é  “Carnaval do Povo: a alegria está de volta”, a festa acontecerá de 25 a 28 de fevereiro e irá se concentrar na Praça da Bonelle, onde 12 bandas prometem levar muita animação e diversão com segurança e organização.

Confira a programação do Carnaval de Pedro II:

*As atrações terão início por volta das 21h a cada dia.

Sábado – 25/02:

- NanaVille

- Carlinhos e Bonde do Estourado

- Vammus Forrozão  

Domingo – 26/02:

- D' Pileki

- Afoxé

- Forró Pegada 

Segunda: - 27/02

- Hot Style

- Clauber Maryano e Balança Neném

- Amor a 1000 

Terça – 28/02:

- Axé Vip

- Edú Safadão

- Pé de Ouro

Fonte:Ascom
cidades@cidadeverde.com

Piso dos professores de Palmeirais será R$ 2.298,80

A Câmara Municipal de Palmeirais aprovou  Projeto de Lei enviado pelo prefeito Reginaldo Júnior, que estabelece um piso salarial para os profissionais da educação no valor de R$ 2.298,80, com valores retroativos para janeiro de 2017.

O valor do reajuste foi de 7,64%, o que representa um  incremento de 1,35% acima da inflação acumulada de 2016, que foi de 6,29%.

Com a aprovação, o piso do município se enquadra aos valores estabelecidos nacionalmente pelo Ministério da Educação. O professor que tem carga horária mínima de 40 horas semanais e formação em nível médio (modalidade curso normal) não pode receber menos do que esse valor.

O prefeito Reginaldo Júnior destaca que em sua gestão haverá um acompanhamento da atualização do valor do piso salarial para os professionais do magistério público, sempre seguindo as diretrizes nacionais. 

 

Posts anteriores