Cidadeverde.com

FUNASA assina convênio com 100 municípios piauienses

Foto:Roberta Aline/Cidadeverde.com

A eleição na nova direção da Associação Piauiense de Municipios - APPM  serviu como local para a assinatura do aditivo do convênio para Capacitação e Apoio Técnico na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB. Aproveitando o evento 100 municípios forma contemplados com a ação.  A solenidade aconteceu as 11h na sede da APPM.

O passo seguinte é a capacitação a partir deuma parceria entre a FUNASA - Fundação Nacional de Saúde-, Governo do Estado do Piauí por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Prefeituras. O investimento é de pouco mais de R$ 16 milhões.

O convênio beneficia municípios com população de até 50 mil habitantes e se desenvolve com apoio e capacitação de técnicos municipais para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, uma exigência do Governo Federal para o recebimento de recursos da União.

O presidente nacional da FUNASA, Henrique Pires, participou da solenidade e falou da  importância do envolvimento dos municípios nas ações de saneamento. "Ter essa preocupação com saneamento básico é uma forma economizar em saúde, prevenindo diversas doenças e melhorando a qualidade de vida da população", explica.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) tem como objetivo a universalização do serviço público de saneamento básico, com serviços e produtos de qualidade. Abrange os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais.