Cidadeverde.com

PMT e Governo querem investimentos privados para obras como o VLT e aeroporto

Na busca por recursos para investimentos o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina afinaram o discurso. Estão trabalhando  a realização de parcerias publico privada.  A Prefeitura afirmou que intenção é viabilizar acaptação de  investimentos para obras na capital como: o veículo leve sobre trilhos - VLT, para a construção do novo aeroporto de Teresina, a construção do novo complexo esportivo Lindolfo Monteiro/Verdão e a navegação fluvial no Rio Parnaíba.

Na semana passada foi publicado no Diário Oficial do Estado o extrato do Acordo de Cooperação Técnica  que foi celebrado pela Prefeitura Municipal de Teresina - PMT e o Estado do Piauí através da Secretaria de Estado da Administração e Previdência - SEADPREV, que oficializou está intenção. E segundo Erick Amorim, secretário de Concessão e Parcerias do Município de Teresina os projetos estão em fase de elaboração. "Este é o primeiro passo, escolhemos quatro para trabalhar, com o VLT, o aeroporto, Lindolfo Monteiro e a bavegação do Rio Parnaíba", afirmou.  

Na prática, o objetivo é a cooperação técnica entre a PMT e o Estado do Piauí é a atração de investimentos na modalidade das parceiras.  Como estruturar as ações necessárias para o desenvolvimento  dos Programas de Parcerias Público-Privada empreendidos pelo Palácio de Karnak e Palácio da Cidade, em investimento específicos para o Município de Teresina. 

A assinatura do termo não  envolve transferência de recursos financeiros e tem um prazo de vigência pelo prazo de dois anos, podendo ser 
prorrogado.