Promotores divulgam campanha contra projeto do abuso de autoridade
21/04/17, 15:15
Uma corrida contra o tempo na tentativa de mobilizar a opinião pública para pressionar os senadores contra o projeto de abuso de autoridade que tramita no Senado da República. O projeto de abuso de autoridade que tramita no Congresso apareceu novamente, depois que a investigação da lava jato avançaram cada vez mais rumo a deputados federais e senadores, hoje um terço do Senado foi citado ou já está denunciado na operação. E na semana passada o relator do projeto o senador Roberto Requião (PMDB) encaminhou para aprovação o seu relatório no qual permite a possibilidade de que juízes promotores e Delegados sejam processados e até e até presos pelo crime de abuso de autoridade coincidência ou não o projeto de abuso de autoridade voltou a andar com mais velocidade no senado da República depois que as depois que foram divulgados as delações de Marcelo Odebrecht e de seus executivos nos últimos 10 dias.
Feita como ação de retaliação os senadores voltarão a tocar o projeto do abuso de autoridade no senado mas nos últimos dias duas reações que estão viralizando na internet evitaram bastante os senadores principalmente o senador Roberto Requião A primeira foi um vídeo feito pelos Procuradores chefes da força-tarefa da lava-jato eles explicaram didaticamente Qual é a intenção do Senado em aprovar esse projeto que é acabar com a operação impedir que o ministério público a justiça e a polícia faça um novos trabalhos de combate à corrupção. Em apoio a essa iniciativa dos promotores, os senadores Randolfe Rodrigues (REDE - AP), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Reguffe (sem partido) gravar um vídeo que está sendo realizado nas redes sociais pedindo que a população pressiona os senadores pressione o congresso para que a lei do abuso de autoridade não passe.
Entrevista hoje ao Jornal do Piauí, o promotor Rômulo Cordão coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado Gaeco afirmou que essa lei é uma ação orquestrada para impedir a atuação dos órgãos de fiscalização em todo país. "Eu não tenho dúvida nenhuma que isso cheira à retaliação por conta da atuação que vem tendo a lava jato no Brasil. É uma forma de inibir o poder de investigação do Ministério Público das Polícias e dos órgãos de controle como vem acontecendo no Brasil a fora a gente vê isso com preocupação", disse ao programa. Membros do Ministério Público esta divulgando nas redes sociais o vídeo dos senadores contra o projeto de abuso de autoridade.