Cidadeverde.com

"Aproveite o que só o seu município tem", recomenda economista no Congresso

O caminho para o desenvolvimento de uma cidade está nas ideias criativas. Quem defendeu essa ideia foi a conferencista e mestre em administração Ana Carla Fonseca durante o Congresso das Cidades. Em sua palestra, a especialista ressaltou que as qualidades únicas de cada cidade, quando valorizadas é quem promovem a evolução. Para Karla, o planeta é jovem e as pessoas estão cada vez mais a procura da felicidade.

"No fundo o objetivo de cada cidadão é ser feliz. Mais da metade da população mundial mora em cidades e então o objetivo ideal é que todos possam ser felizes em suas cidades também. Como a gente vai conseguir fazer que as pessoas se sintam mais realizadas? Quando a gente se sente bem a gente resolve vários problemas, as pessoas têm que ter mais auto estima. Governo sozinho não resolve nada", declarou Carla.

Outro ponto de destaque de sua palestra é o tempo de felicidade que deve ser proporcionado a essas pessoas. Com a estimativa de vida prolongada a população vive mais e deve se sentir realizada onde vive. Para Ana Carla, o segredo das ideias benéficas está nas coisas únicas e diferenciadas. 

"O importante é valor agregado. Se você separar as marcas mais valiosas do mundo e observar, ou elas estão ligadas a tecnologia ou a sua capacidade de fazer narrativas. "A Coca-cola, por exemplo, surgiu para ser um remédio e hoje é uma das marcas mais valiosas do mundo", pontuou.

Com exemplos como o artesanato, a produção de flores e a valorização da cultura local, Ana Carla ajudou os presentes a enxergar características únicas de sua região. Ainda em sua fala, a palestrante apresentou uma fotografia que havia tirado na manhã desta quarta, durante sua passagem na TV Cidade Verde. A imagem mostra um quadro que traz entre os valores da empresa a mensagem "amor ao Piauí. Para ela, isso deve servir de exemplo para os municípios.

"Aproveite o que só seu município tem, aposte na economia criativa, abrace os pequenos empreendedores e aproveite a inteligência criativa, somados fazemos muito mais", concluiu.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com