Cidadeverde.com

Tudo pronto para o Congresso das Cidades; veja programação

Fotos: Roberta Aline/cidadeverde.com

Reunindo prefeitos, gestores e convidados o 1º Congresso das Cidades terá início hoje(13) às 17 horas com a palestra “A participação da iniciativa privada no desenvolvimento dos municípios” com Viviane Moura e André Barbosa. A abertura oficial acontece às 19 horas e logo após tem a primeira palestra magna com o fundador da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e ex-ministro de Infraestrutura, Ozires Silva. 

A estrutura está pronta para receber o público no prédio da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), no bairro Redenção. O evento segue até quarta-feira(15). 

O Congresso abrangerá palestras, rodadas de negócios, feira e workshop para orientar os novos gestores municipais. Veja programação completa. 

Orientações sobre inscrições

Em razão da grande procura para as palestras, a organização do evento informa que as inscrições foram encerradas no site. Qualquer nova inscrição será concedida exclusivamente para o público alvo no local do evento. 

O superintendente do Sebrae, Mário Lacerda, junto com o grupo de organizadores do evento, estiveram no local olhando os últimos detalhes. Ele informou que mais de 200 prefeitos estão inscritos.

“Está tudo pronto, finalizando retoques. Programação fechada, mobilização feita e o feedback das inscrições está acima das nossas expectativas”, destacou o superintendente do Sebrae.

Mario Lacerda ressaltou que existe uma programação voltada para as primeiras-damas com programa para desenvolvimento social dos municípios.   

Várias instituições como Governo do Estado, Caixa, APPM, Sesi estarão com estrutura no Congresso para atender os prefeitos. 


 

Flash de Yala Sena 
Redação Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com

Viviane Moura mostra como PPPs auxiliam no desenvolvimento dos municípios

A superintendente de Parcerias e Concessões do Estado do Piauí (Suparc), Viviane Moura, abordará as parcerias público-privadas (PPPs) durante o Congresso das Cidades que começa nesta segunda-feira (13). Ela destaca que as PPPs são uma das ferramentas mais utilizadas no atual cenário de crise. 

"Vamos repassar informações práticas. As PPPs não são a solução mágica para os municípios, estados e União, mas são uma ferramenta muito utilizada, talvez a mais apropriada considerando o momento de restrição econômica do país. Vamos mostrar com a parceria com empresas privadas podem ajudar a desenvovler os municípios, independente, do tamanho", disse a superintendente. 

As Parcerias Público Privadas serão discutidas também pelo prefeito de Ouro Preto (MG),  Júlio Pimenta e pelo diretor presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (IBD), Alex Ribeiro. Viviane Moura ressalta que o seminário é indicado não apenas para prefeitos, gestores e equipes técnicas.

"A sociedade em geral pode participar. Pessoas que têm negócios e interesse em trabalhar com os municípios, em alguns ramos de serviço, que podem ser trabalhados a partir de parcerias", finaliza Viviane Moura.

A abertura do Congresso da Cidades acontece às 17h, no prédio da Fiepi, zona Sul de Teresina. O evento segue até dia 15. 

 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Congresso das Cidades: como inovar na gestão da saúde em tempos de crise

Mesmo em tempos de crise é possível ter uma agenda de eficiência e inovação nos municípios. Esse será o debate que o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, juntamente com o consultor em saúde pública da Organização Mundial de Saúde (OMS), Eugênio Vilaça, vai apresentar durante palestra na próxima quarta, 15, no Congresso da Cidades.

Costa afirma que a proposta de convidar o consultor, autor de diversos livros na área da Atenção Primária, é mostrar que é possível sim uma gestão eficiente, apesar da crise. “A presença do professor Eugenio na palestra, com o tema ‘A gestão da Saúde municipal em momentos de crise’, vamos oportunizar as parcerias, como com a Sesapi, o Ministério da Saúde e como o município pode fazer uma boa gestão, mesmo num momento de dificuldades, sabendo otimizar os seus recursos e fazendo uma política de saúde mais adequada”, afirma.

Em conversa com o secretário, Vilaça explanou que “a crise no SUS chegou para a União, Estados e municípios. As receitas caíram. Temos poucos recursos para aplicar na saúde e daí dois cenários: um, o imobilizante da crise, e nada fazer, e outro, construir uma agenda eficiente com inovação”.  Para isso, o consultor, que é referência em Saúde Pública no país, vai apresentar exemplos de como é possível driblar a crise e deixar marcas de uma gestão eficiente e com resultados.

Além da participação de Vilaça, a Secretaria de Estado da Saúde vai apresentar o portfólio de proposta de ações, programas, convênios e assessoria técnicas aos gestores municipais para dirimir dúvidas e fortalecer as parcerias. “Vamos apresentar as alternativas para melhoria da gestão municipal do próximo quadriênio, buscando o fortalecimento da atenção primária da saúde, garantindo uma assistência adequada à população”.

A Secretaria de Saúde vai estar presente no Congresso das Cidades no Espaço do Governo, com a participação de toda a equipe técnica, das áreas de Atenção à Saúde e Rede Hospitalar.

A palestra do secretário Francisco Costa e do Eugênio Vilaça será em conjunto, no dia 15, a partir das 16h, no auditório principal do evento.


redacao@cidadeverde.com

Ex-ministro Ozires Silva abre nesta segunda o Congresso das Cidades; veja programação

Serão três dias de palestras, orientações, feira, encontro de negócios e mais importante: mostrar experiências de cidades criativas para os novos gestores do Piauí. O Congresso das Cidades terá início nesta segunda-feira (13) com discussões, expositores, workshop, bate-papos e atividades culturais. O evento segue até o dia 15 de março.

Na segunda, o Congresso será aberto para o público a partir das 17h. O evento acontece na sede da Fiepi (Federação das Indústrias do Estado do Piauí), ao lado do Albertão, no bairro Redenção, zona Sul de Teresina.

Uma mega estrutura foi montada para receber os participantes. Nomes de peso estarão no evento. Na abertura, a palestra magistral é com o fundador da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e ex-ministro de Infraestrutura, Ozires Silva.  Ele vai falar sobre a “Educação que transforma”. O governador Wellington Dias (PT) marcará presença na abertura. Na terça-feira, o governador retorna ao congresso e vai ministrar palestra para os convidados.  

Terão também as presenças de Ana Carla Fonseca falando sobre cidades criativas e o economista e consultor Ricardo Amorim, único brasileiro incluído na lista dos mais importantes e melhores palestrantes mundiais do Speakers Corner. 

Serão tratados temas como empreendedorismo, planejamento, financiamento de projetos, geração de emprego, como fazer projetos para obtenção de recursos, contas públicas e previdência. 

Cidades criativas

O Congresso das Cidades convidou dois prefeitos de Minas Gerais e o ex-prefeito de Maringá, no Paraná, Sílvio Barros, que vão falar sobre as experiências de sucesso em suas gestões. Sobre cidades inteligentes falarão Júlio Pimenta, de Ouro Preto (MG) e Duarte Júnior, da Mariana (MG). O caso UMEIS (Unidades Municipais de Educação Infantil) de Belo Horizonte também será mostrado no encontro.

Equipes da Caixa vão marcar presença para tirar dúvidas e informar sobre os convênios e projetos. O superintende da Caixa no Piauí, Elisomar Nunes Guimarães ministrará palestra. 

Os secretários de Rafael Fonteles (Fazenda), Franzé Silva (Administração), Rejane Dias (Educação), Francisco Costa (Saúde), Francisco Limma (Desenvolvimento Rural) e Antônio Neto (Planejamento) vão participar com palestras dando orientações e ressaltarão as parcerias que os prefeitos podem realizar com o governo do Estado.

O presidente da APPM (Associação Piauiense de Municípios), Gil Carlos Modesto, o superintende do Sebrae, Mário Lacerda, participam com palestras e destacando o papel do municipalismo e do empreendedorismo. O evento terá ainda representantes do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e Conselho Nacional do Sesi.    

Ao participar, o prefeito concorrerá – através de sorteio – de  um Fiat Toro que será doado para a prefeitura do município. Veja como participar. 

A TV, site, revista e Rádio Cidade Verde farão toda a cobertura do evento. Acompanhe no Blog do Congresso. 

 Confira toda a programação aqui

 

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Congresso das Cidades sorteia um Fiat Toro para prefeitos

O Congresso das Cidades trará uma premiação especial para os prefeitos que participarão do evento. A Jelta Veículos disponibilizou um Fiat Toro para sortear entre os gestores municipais durante o congresso. 

Os prefeitos irão preencher o cupom na abertura do evento, colocar numa urna e no encerramento haverá o sorteio. A picape mais tecnológica dos últimos anos será sorteada entre os prefeitos para que possam usar nas suas ações no município.

De acordo com o gerente da Jelta Dom Avelar, Aldo Dantas, a picape que será sorteada pe uma Freedon Flex, com motor 1.8 e com 16 válvulas. O veículo tem ar-condicionado, direção elétrica, vidro elétrico nas quatro portas, vem com sistema de som, controle de estabilidade e de tração. 

“É uma picape líder no segmento e foi eleita a picape do ano, pelas revistas especializadas. É o melhor custo benefício, com característica de SUV”, ressalta Aldo Dantas. 

Congresso das Cidades acontece de 13 a 15 de março na Fiepi. São mais de 54 eventos acontecendo simultaneamente voltados para prefeitos e seus assessores. 


Da Redação 
redacao@cidadeverde.com

Seplan ministrará três workshops para prefeitos e assessores

A  secretaria de Planejamento, Antônio Neto, estará, a partir de segunda-feira (13), participando do Congresso das Cidades do Piauí, que ocorre até a quarta-feira, na Fiepi. O evento é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Fiepi, Sebrae e TV Cidade Verde.

O congresso é um encontro de negócios onde serão discutidos temas importantes para o desenvolvimento dos municípios. Durante todos os dias do evento, a Seplan colocará à disposição do público seus servidores para prestar assessoria técnica para tirar dúvidas sobre o sistema de gestão, monitoramento e planejamento do estado. 

Técnicos da Seplan também ministrarão, durante os dois últimos dias do evento, três workshops: na terça-feira (14), às 16h, os Analistas de Orçamento Luciana Marinho e Fernando Sousa apresentarão aos prefeitos e demais inscritos os Instrumentos de Planejamento Público (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual) e às 16h a Diretora de Projetos/ Sistema de Monitoramento de Ações Estratégicas-SIMO, Gisele de Araújo Oliveira, apresentará a  Importância do monitoramento na gestão de projetos e obras (SIMO).

“O Simo  tem contribuído no controle e na execução física e financeira das ações de governo, principalmente das obras, possibilitando minimizar os riscos em relação aos atrasos na execução, paralizações e ajudando os gestores dos órgãos e o Governador na tomada de decisões”, explica Gisele.

Às 17h, o superintendente de Projetos Raimundo Pereira e a Coordenadora do Siscon, Marta Campos, explicam sobre o Sistemas de Gestão de Convênio celebrado pelo Estado (Siscon) e sobre o Sistema de Convênios Federal (SICONV), ambos coordenados pela Seplan.

De acordo com a Coordenadora do Siscon, Marta Campos, durante o workshop serão apresentadas aos prefeitos procedimentos para credenciamento e habilitação, acesso ao sistema.

“Vamos reforçar informações sobre a validação do credenciamento das entidades: poder público, (secretarias e prefeituras) e sociedade civil (associações, sindicatos, ONGs e conselhos)”, explica ela.

Em relação ao Sistema de Convênios Federal, o superintendente de projetos, Raimundo Pereira, explica que a SEPLAN é o órgão gestor do SICONV no Estado e responsável pela consolidação da Rede SICONV. “A Seplan tem objetivo auxiliar os órgãos e entidades integrantes da Rede Siconv nas atividades e processos voltados a capacitação dos usuários do Sistema, mas também formar multiplicadores capazes de disseminar os conhecimentos e habilidades necessárias à operacionalização do sistema e a elaboração de projetos adequados que possibilitem a captação de recursos”, diz ele.

Na quarta-feira, às 17h50, o Superintendente de Cooperação Técnico- Financeira da Seplan, Sergio Miranda, ministrará palestra sobre a Seplan no contexto do Estado.

 

redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores