Cidadeverde.com

OAB-PI constata superlotação e falta de estrutura em presídio

Durante a passagem da Caravana de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, pela cidade de Bom Jesus, a diretoria da Ordem recebeu uma denúncia de maus tratos a presos na Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Nunez. Com o intuito de apurar a denúncia, a diretora financeira da OAB-PI, Geórgia Nunes, acompanhada dos presidentes das Subseções de Bom Jesus e Corrente, Patrícia Barilli e Claudimiro Nogueira, respectivamente, foram até o local.


A comitiva de advogados foi recebida pela diretora do presídio, Roberta Maria Rosal. Verificaram as instalações físicas, conversaram com os presos em particular, e também com os agentes penitenciários. A penitenciária tem capacidade para 76 detentos, e atualmente conta com 151.

De acordo com Geórgia Nunes, não há indícios de maus tratos ou tortura física aos presos. “O que pudemos verificar na verdade, foi a ausência de uma estrutura física adequada, como a cela da triagem, que é um local desumano”, explicou.

Ainda segundo a diretora da OAB-PI, todas as informações serão repassadas à Secretaria de Justiça do Estado, para que as providências com relação a estrutura dos presídios do Estado sejam tomadas. De acordo com Geórgia Nunes, uma visita da nova secretária de Justiça, Ana Paula Mendes, à sede da Ordem já está agendada para os próximos dias.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: