Cidadeverde.com

Detran realiza cerca de 600 exames práticos no Sul do Estado

Dando celeridade ao processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos candidatos que residem no interior do Estado, as bancas examinadoras do Departamento Estadual do Piauí (Detran-PI) realizaram, no último fim de semana, 598 exames práticos, com o índice de 63,38% de aprovação  nas cidades de Bom Jesus e São Raimundo Nonato. Nesta sexta-feira (27) e sábado (28), os examinadores seguem para a cidade de Parnaíba. 

As provas foram realizadas tanto para a primeira carteira de motorista quanto para adição de novas categorias de habilitação: “A”, “B”, “C”, “D” e “E”. Para ter direito ao teste, o candidato deve obedecer aos requisitos específicos da categoria escolhida e as aulas devem ser realizadas em um Centro de Formação de Condutores (CFC).
 
O diretor-geral do Detran-PI, Arão Lobão, avalia como positiva a criação das regionais que facilitou os acessos dos candidatos do interior do Piauí aos testes práticos, antes só realizados em Teresina. “A medida otimizou o atendimento e desburocratizou a realização dos testes, que agora atende todos os municípios onde existem CFCs”, declarou.
 
O agendamento para a realização da prova estará disponível sete dias antes da chegada da banca examinadora na regional. Terão prioridades os processos de candidatos de Primeira Habilitação com data de vencimento de até 120 dias, contados da data prevista para a realização dos testes práticos. “Já, os processos que estejam com data de vencimento de até 30 dias e não conseguiram vagas nas regionais, não necessitam de autorização para fazer o exame em Teresina”, acrescenta Arão Lobão.


 
Também compõe as regionais do Estado, as cidades de Piripiri, Picos, Floriano e Corrente, que receberão as bancas examinadoras em datas já estabelecidas. As provas práticas são avaliadas seguindo as normas da Resolução nº 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 14 de dezembro de 2004, onde são estabelecidos normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados, de reciclagem e dá outras providências.
 
As bancas são compostas por 42 examinadores e cinco secretárias, designados, conforme legislação, pelo diretor-geral do Detran, além de possuírem curso específico para o exercício da função.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais