Cidadeverde.com

Oficinas promovidas pela Secretaria de Cultura começam amanhã em Bom Jesus

Com o lançamento dos três editais do Ministério da Cultura (Minc) para iniciativas relacionadas à Política Nacional de Cultura Viva, o Piauí recebe amanhã (04) a primeira oficina de capacitação que será realizada em Bom Jesus. A Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com o Ministério, vai realizar as oficinas voltadas para aqueles que atuam nas áreas propostas pelos editais: Pontos de Mídia Livre, Pontos de Cultura Indígena e Culturas de Redes – Fortalecimento de Redes Culturais do Brasil.

As oficinas acontecem de 4 a 7 de agosto em Bom Jesus, Teresina, Piripiri e Parnaíba, e visam capacitar os interessados nos editais que vão liberar R$ 13 milhões em recursos.

“O principal objetivo é capacitar e tirar as dúvidas dos interessados para que eles possam ter acesso aos recursos disponibilizados por meio dos editais. Nós queremos realizar oficinas permanentes, voltadas não só para os editais do Minc, mas para outras instituições que apoiam a cultura no nosso país”, explica o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Na inicio do mês, Fábio Novo se reuniu com o então ministro interino da Cultura, João Brant, em Brasília. No encontro, foi definida a vinda de técnicos do ministério para ajudar no processo de mobilização e qualificação, através dessas oficinas. O secretário também está articulando a vinda da caravana do Minc ao Piauí. 

O chefe da representação regional Nordeste do Ministério da Cultura, Gilson Barros, que irá ministrar as oficinas no Piauí, explica que esses três editais são voltados para projetos e iniciativas que tenham, no mínimo, um ano de atividade.

“Os editais são voltados para ações que já estão acontecendo. Sendo que, um mesmo projeto, dependendo da sua atuação, pode ser inscrito em mais de um edital. O Ministério da Cultura quer ampliar a participação nesse processo”, disse.

A oficina será realizada nesta terça-feira (04) em Bom Jesus a partir das 9h, e na quarta (05), no auditório da Secretaria Estadual de Cultura em Teresina. Para mais informações sobre os editais com inscrições abertas, basta acessar o site do Ministério da Cultura, no endereço: http://www.cultura.gov.br/editais2015.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais